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5 dicas de como fidelizar clientes no seu restaurante

Por Redação KCMS
Publicado em 19 de junho de 2019
Modificado em 14 de junho de 2019
Dicas de como fidelizar clientes no restaurante

Garantir clientes fiéis é essencial para a sobrevivência de qualquer restaurante. Mas essa é uma tarefa um pouco complexa, pois, atualmente, é preciso ir além das expectativas e surpreendê-los. Com isso, muitas empresas se perguntam: como fidelizar clientes?

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas infalíveis e práticas que podem ajudar na atração e fidelização dos seus clientes. Elas foram pensadas para diversas formas de contato entre a empresa e eles. Acompanhe!

1. Transforme seu cardápio em experiências

Todo restaurante deve ter um cardápio atraente. Por isso, na hora de montá-lo tenha cuidado com a apresentação dos pratos. Afinal, comemos primeiro é com os olhos. Além de uma boa apresentação, a comida deve ser feita com ingredientes de qualidade e ser saborosa.

Se você quer se destacar, sempre tenha uma novidade no cardápio, faça combinações inéditas, desenvolva combos para datas especiais, crie um prato principal que representa o seu restaurante e certifique-se de que os garçons conhecem o menu para apresentarem sugestões de acordo com o perfil do cliente.

2. Tenha um ambiente convidativo

Um ambiente agradável e convidativo, aliado às outras estratégias, é essencial para a fidelização de clientes. Para criar essa imagem positiva do seu restaurante, aposte em uma decoração que seja aconchegante e que transmita os valores do seu negócio.

Também fique atento aos detalhes, como música ambiente, iluminação, wi-fi, mobiliário, controle da temperatura, organização, limpeza e higiene. Não se descuide dos pequeninos. O ideal é ter um local para recepcioná-los, como um espaço kids.

3. Invista no treinamento dos seus funcionários

Quando pensamos em como fidelizar clientes, o bom atendimento é essencial, pois é o primeiro contato que eles têm quando entram em seu restaurante. Portanto, os garçons, gerentes e caixas devem estar dispostos a atendê-los, e com qualidade.

Para tanto, invista em treinamentos de acordo com as funções dos colaboradores. Além de avaliações periódicas e feedbacks pontuais. Eles devem estar preparados para apresentar o cardápio, esclarecer dúvidas, fazer sugestões e lidar com situações inconvenientes, como clientes mal-humorados.

4. Use as redes sociais ao seu favor

Com as redes sociais você pode gerar mais engajamento entre a sua marca e os clientes. Então, esteja presente nas principais redes sociais do mundo, o Facebook e o Instagram. Divulgue esses canais nos seus cardápios e oriente seus funcionários a sugerirem que os consumidores sigam as suas páginas.

Para fidelizar seus clientes por meio das redes sociais, crie uma hashtag exclusiva e compartilhe os posts deles em suas páginas. Também faça promoções, peça feedback dos clientes e, principalmente, responda todas as críticas.

5. Mantenha um programa fidelidade

Ter um cartão fidelidade é a melhor maneira de criar oportunidades para que o cliente volte ao seu restaurante, pois as pessoas gostam de receber benefícios. Eles podem ser usados para oferecer descontos ou algumas cortesias.

Esse cartão pode ser físico, em que cada visita representa um carimbo nele. Ou pode ser virtual, pois no mercado já existem apps para essa finalidade. Para usá-los, basta disponibilizar um tablet ao lado do caixa, o cliente adiciona seu CPF a cada visita e acumula pontos para serem resgatados depois.

Agora que você sabe como fidelizar clientes, que tal começar a implementar algumas dessas dicas em seu restaurante? Não perca essa chance de atrair e reter mais consumidores para o seu negócio e, assim, aumentar as suas vendas.

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Redação KCMS

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