Direto da cozinha: como deixar sua equipe mais eficiente

Muito se fala sobre a qualidade do atendimento no restaurante: garçons treinados, educados e bem apresentados fazem muita diferença, certo? Mas sabemos que não é o suficiente para tornar a experiência do cliente memorável. Para que isso aconteça, é preciso que todas as áreas do restaurante funcionem em perfeita sintonia: desde o pedido, a vinda do prato até o fechamento da conta.

Nos dias de muito movimento, manter esse equilíbrio pode ser um desafio: evitar erros de anotação, pratos entregues em mesas trocadas ou ainda, pedidos que nem mesmo chegam até a cozinha. Mas como driblar esse obstáculo e tirar proveito positivo dos dias movimentados?

Há muitas soluções que o mercado oferece, mas a mais procurada hoje em dia vem sendo os softwares de gestão. Informatizar o seu restaurante pode ser fundamental para ajudá-lo a criar processos tornarão a rotina do estabelecimento e sua equipe muito mais eficiente.

 

Por que investir em um software de gestão?

Investir em um software de gestão facilitará o controle de caixa, o cadastro de clientes e funcionários, o monitoramento do estoque e o relacionamento com os fornecedores. É possível melhorar a experiência do cliente e a performance dos garçons que, com o cardápio integrado em um tablet, podem gerar o pedido sem precisar ir até a cozinha.

Listamos a seguir algumas vantagens.

 

Pedidos enviados diretamente para a cozinha

O fato da cozinha receber diretamente do sistema o pedido dos pratos é extremamente vantajoso, tanto para quem prepara as refeições, quanto para o cliente: na cozinha haverá considerável redução de retrabalho por conta de pedidos anotados incorretamente. Esta melhoria gera mais agilidade, economia de tempo e motivação para os colaboradores.  E o cliente terá total certeza de que não haverá falhas no pedido por erro de anotação ou mesmo por uma comanda perdida, que nem mesmo chegou a cozinha.

 

Cardápio digital

Outra vantagem do sistema é que, com o cardápio digital, é possível incluir ou excluir itens de acordo com a necessidade ou estoque, favorecendo lançamento de promoções ou combos como sugestão de consumo. Sem falar das inúmeras fotos que poderão ser utilizadas para ilustrar os pratos, diferentemente do cardápio impresso, que se limitava a alguns pratos (caso contrário o cliente receberia um calhamaço de papel no lugar do cardápio). Fotos bem produzidas e em alta resolução são um diferencial que pode ser decisivo para o cliente na hora de escolher os pratos.

 

Equipe mais eficiente

O pedido feito através do sistema permite que os garçons fiquem mais livres para conversar com o cliente, circular pelo salão e consequentemente fidelizar os clientes. Com sistema de gestão dá para manter uma equipe mais eficiente com um quadro de colaboradores bem mais enxuto, gerando economia sem prejudicar qualidade do serviço oferecido.

A tecnologia ajuda muito, mas para manter uma equipe mais eficiente e ativa, é preciso investir também no capital humano: treinamentos, reciclagens e participação direta nas decisões que incluem o setor de trabalho do colaborador faz com que a equipe se motive cada vez mais, trazendo resultados significativos para o negócio.

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