5 formas de reduzir custos em seu restaurante

Reduzir Custos

Há muitas formas de reduzir custos, com ações simples e contínuas que podem render bons resultados.

O principal desafio dos restaurantes hoje é reduzir custos mantendo a qualidade dos produtos e também no atendimento. Há muitas formas minimizar os gastos, com ações simples e contínuas que podem render bons resultados.

Confira cinco formas de reduzir custos em seu restaurante.

1 – Economia de recursos

Janelas amplas e cortinas abertas garantem boa iluminação natural, sem a necessidade de utilizar lâmpadas durante o dia. Nos dias mais frescos, mantenha também as janelas abertas, economizando assim com ar condicionado.

Adote a prática de economia de água, colocando os pratos de molho numa bacia com água sanitária antes de levá-los para a pia. Além de economizar água, reduz o gasto com detergente e também otimiza o tempo de quem lava os pratos, liberando o colaborador para executar outras tarefas.

2 – Boa negociação com fornecedores

Procure pechinchar ao máximo para conseguir o melhor preço. Num restaurante nem sempre a compra de grande quantidade de produtos, somente para obter maior desconto, é sinônimo de bom negócio. Alimentos tem data de validade curta, e muito raramente podem ser estocados durante muito tempo. Portanto, todo cuidado é pouco.

É bom ficar atento também a qualidade dos produtos, o ideal é conseguir bom preço sem interferir na qualidade do produto utilizado para as receitas. Senão não há vantagem em reduzir custos. Fornecedor bom tem produto barato, de qualidade e garante o prazo de entrega.

3 – Evite desperdício de alimentos

Se o seu restaurante serve Buffet, reduza o número de opções de alimento, fazendo com que os clientes consumam todas as opções servidas no buffet, sem correr o risco de que algum alimento volte para a cozinha praticamente intacto.

Se for do sistema a la carte, fique atento as sobras nos pratos dos clientes. Se for o caso, reduza as quantidades para que não haja sobras.

O cardápio enxuto também é um bom aliado para reduzir custos. Padronize os pratos e elabore receitas inteligentes.

Instrua os garçons a sugerirem alimentos que estejam mais baratos (devido a época do ano), ou coloque-os em destaque no cardápio (os cardápios digitais podem ajudar muito com este recurso). É uma forma de induzir o cliente a escolhe exatamente o que você pretende vender.

4 – Cuidados com o estoque

O armazenamento correto e uma boa gestão do estoque permite que os alimentos sejam aproveitados na sua totalidade.

O local de armazenamento dos alimentos deve ser utilizado exclusivamente para este fim, e deve contar com prateleiras amplas, e com local adequado para guardar as máquinas e equipamentos utilizados para preparar as receitas.

O estoque é praticamente o coração do restaurante, é preciso ter muito cuidado com produtos perto do vencimento ou ainda, alimentos que vão para o lixo antes mesmo de virarem comida. Diante dessa situação, toda aquela negociação com o fornecedor para obter um bom preço foi em vão.

Existem hoje no mercado ferramentas de gestão que permitem reduzir custos com total controle, tanto do estoque, quanto das demais áreas do restaurante, reduzindo a perda de alimentos,  e refletindo positivamente nos resultados do restaurante.

5 – Invista em tecnologia

O mercado oferece uma boa variedade de softwares de gestão que podem ajudar a sua empresa a reduzir custos, você só precisa escolher aquele mais se enquadra com a sua realidade. Os softwares de gestão se tornam imprescindíveis para garantir uma administração eficaz de todas essas questões. Os relatórios gerenciais gerados por esses sistemas passam a ser importantes ferramentas, pois permitem uma visão mais abrangente de toda a operação do restaurante.

A ferramenta dá suporte para que toda a rotina de trabalho seja feita por uma equipe mais enxuta, fator que se tornou essencial nos dias de crise. Atualmente, com o mercado tão exigente, é preciso otimizar as rotinas de trabalho, reduzir custos e despesas, eliminar falhas e aproveitar o capital humano de forma mais inteligente.

Se você quer saber mais sobre gestão de restaurantes, faça o download gratuito do e-book BENEFÍCIOS E GANHOS COM O SOFTWARE DE GESTÃO. Além de detalhar todas as vantagens do software, instruirá também como escolher o software ideal para te ajudar a reduzir custos do seu restaurante.

BENEFÍCIOS E GANHOS COM UM SOFTWARE DE GESTÃO

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!