iFood para restaurantes: confira as vantagens e desvantagens do app

Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada e, por esse motivo, a maior parte dos serviços e formas de consumo estão, aos poucos, se digitalizando. Com o mercado de delivery de comida essa realidade não é diferente.

Os aplicativos de entrega de comidas estão conquistando um público que cresce diariamente. Tais apps são grandes aliados de gestores de restaurantes e empreendimentos gastronômicos pois oferecem maior visibilidade e praticidade na entrega de comidas sem que isso acarrete grandes custos.

Nesse cenário, um dos aplicativos que mais se destaca é o iFood para restaurantes — e é dele que vamos falar nesse artigo. A seguir, acompanhe quais são as principais vantagens e desvantagens do app e entenda como ele poderá ajudar o seu negócio a prosperar. Preparado? Então continue acompanhando!

Quais são as vantagens do iFood para restaurantes?

Criado em 2011 por Felipe Fioravante e Patrick Sigrist, o iFood rapidamente conquistou seu lugar no mercado e hoje já marca presença em mais de 100 cidades no mundo e já se tornou aliado de milhares de restaurantes e estabelecimentos mundo afora, especialmente no Brasil e na América Latina.

A plataforma oferece diversas vantagens para restaurantes e, na sequência, você poderá conferir quais são os principais delas:

Clientela satisfeita

Ao cadastrar o seu restaurante no iFood, seus clientes contarão com a facilidade de acessar e escolher itens do seu cardápio pelo computador ou pelo app, poupando-os de longas esperas pessoalmente ou via telefone e agilizando o processo de compra.

Desse modo, sua clientela poderá fazer pedidos aonde quer que estejam, com direito a navegação rápida e fluída e receber seus pedidos sem o menor tipo de esforço ou deslocamento.

Facilidade para cadastro

O processo de cadastro na plataforma do iFood é rápido e simples. Basta fazer o download do aplicativo e fazer o cadastro do estabelecimento no site.

Feito isso, basta aguardar a análise da moderação e, dentro de poucos dias, seu restaurante já começará a aparecer nos resultados de buscas para os clientes.

Com isso, sua marca estará visível para um número muito maior de consumidores e suas chances de aumento de vendas crescerão exponencialmente.

Gerenciamento simplificado

O gerenciamento da sua conta online no iFood é extremamente simples e você poderá realizar qualquer mudança ou atualização no menu de edição de maneira ágil e com atualização em tempo real.

Com essa vantagem, você ficará livre da necessidade de edição, diagramação e impressão de novos cardápios sempre que surgir uma novidade ou alteração. Dessa maneira, fotos, cadastro de novos itens e novos pratos e atualizações de preços podem ser adicionados instantaneamente.

Diversidade de clientes em apenas um lugar

A base de clientes do iFood é uma das maiores do mundo, o que ajudará o seu restaurante a conquistar novos clientes e ser divulgado para um número enorme de potenciais consumidores.

Dessa maneira, dependendo do seu nicho de atuação no ramo alimentício, você poderá aumentar seu número de pedidos e vendas sem necessariamente precisar ampliar sua estrutura física.

Publicidade facilitada

O uso da plataforma do iFood oferece, além de uma grande visibilidade de marca para a sua empresa e um fortalecimento de nome do mercado, uma grande economia com publicidade e divulgação.

Por esse motivo, você poderá diminuir seus gastos com divulgação online (como anúncios, campanhas nas redes sociais) ao mesmo tempo em que tem um maior número de vendas.

Vantagens operacionais

O sistema do iFood é extremamente ágil e completo. Como o cliente tem, na tela, todo o cardápio, detalhes dos pratos e preços, ele pode escolher tudo com total autonomia sem que você precise contratar pessoas para o atendimento ou ocupar linhas telefônicas.

Além disso, por ser tudo realizado digitalmente, os casos de erros de pedido são mais escassos, bem como o número de devoluções, queixas ou desentendimentos.

E quais são as desvantagens do iFood?

Como tudo nesse mundo, o iFood também tem seus aspectos negativos e que, em alguns casos, desestimula empreendedores do ramo alimentício a utilizar a plataforma.

A seguir listaremos alguns desses problemas e desvantagens. Confira:

Dependência da internet

Um dos primeiros pontos que pode gerar dificuldades no que refere-se à utilização do iFood é a sua completa dependência da internet. Logo, se o usuário está sem acesso ou com uma conexão de má qualidade, ele simplesmente não conseguirá realizar pedidos pelo app.

O mesmo vale para os estabelecimentos que precisarão sempre contar com uma conexão segura e estável para que não haja problemas no recebimento de pedidos e eventual comunicação com os clientes.

No entanto, se você possui uma boa conexão no seu restaurante, sua principal preocupação deverá ser apenas manter as fotos, preços, cardápio e perfil do negócio atualizados.

Padronização de layout

O aplicativo do iFood possui um layout comum para todos os restaurantes cadastrados, o que gera uma certa dificuldade de conquista de destaque na plataforma, uma vez que o nome da marca será o principal fator de diferenciação.

Para contornar esse problema, o ideal é investir em fotos boas dos produtos comercializados, em descrições atraentes e bem organizadas, além de um perfil bem articulado e atrativo para a clientela.

Comissão elevada

Provavelmente um dos aspectos que mais desencoraja donos e gestores de restaurantes a incluir suas marcas no iFood é a porcentagem cobrada pela marca para manter os restaurantes cadastrados.

O valor cobrado varia entre 10% e 15% do valor de cada pedido, o que acarreta em duas possibilidades de resultado para os donos de restaurante: ou mantém o produto final com valor encarecido para o cliente ou perde-se um pouco no faturamento por quantidade em prol da quantidade — o que é uma medida arriscada haja vista que não existem garantias de que esta será uma estratégia eficaz.

Entretanto, embora existam outras possibilidades de aplicativos que cobram comissões menores, dificilmente qualquer um deles oferecerá a visibilidade de marca proporcionada pelo iFood.

Concorrência elevada

A concorrência entre restaurantes dentro do próprio aplicativo é outro fator que pode dificultar os bons resultados nas vendas. Isso ocorre porque o espaço é compartilhado por milhares de marcas, incluindo concorrentes diretos do mesmo segmento da sua atuação.

​Para enfrentar a concorrência, talvez seja preciso investir mais em publicidade para fortalecer o nome da sua marca ou pensar em reduzir os preços para tornar seu produto mais atraente em meio a tantos outros da mesma categoria.

Como todo investimento, cadastrar seu restaurante no iFood pode ser tanto arriscado quanto promissor. É preciso pensar bem nos objetivos que você tem para com o aplicativo e os resultados esperados. Com um pouco de planejamento tudo é possível certo?

E então, está decidido a utilizar o iFood para restaurantes? Aproveite para curtir a nossa página do Facebook e ficar por dentro de muitos outros conteúdos como este!

Comentários

comentários

software de gestão em nuvem