Você sabia que um restaurante japonês é uma oportunidade de negócio lucrativa?
Afinal, cada vez mais, a culinária oriental vem despertando o interesse dos brasileiros, seja pelo sabor diferente ou pela tendência da alimentação saudável.
Contudo, não basta oferecer um bom cardápio. Um restaurante lucrativo deve investir em inovação para compor sua marca e atrair o consumo dos clientes.
- Estima-se que o mercado da gastronomia asiática movimente R$ 19 bilhões por ano no Brasil, a um ticket médio de R$ 80 por pessoa. Ou seja, é um dos segmentos do Food Service mais lucrativos.
Desafios para diferenciar um restaurante japonês da concorrência
Por outro lado, a concorrência nesse setor não para de crescer, justamente por atrair muitos clientes.
Então, como destacar o seu restaurante japonês da concorrência?
Conforme será apresentado a seguir, é preciso inovar e usar recursos que chamem atenção do público. Aliás, de forma com que você consiga aumentar seu faturamento.
Quer ter uma gestão completa do restaurante japonês? Conheça o sistema KCMS
Desde 1998 no mercado, a KCMS ajuda na gestão de milhares de empresas. Inclusive, de restaurantes japoneses altamente lucrativos.
Assim, a seguir, continue a leitura para aprender como inovar no seu restaurante japonês.
O que você vai aprender neste artigo:
- Como oferecer uma experiência completa;
- Comunicação da cultura oriental;
- Cuidados com o cardápio;
- Atenção aos processos de preparação dos pratos;
- Por que um sistema de gestão pode te ajudar a lucrar mais.
#1 Ofereça uma experiência completa no seu restaurante japonês
Você já visitou um lugar que proporcionou uma vivência imersiva? Por exemplo, um hotel no interior cujos detalhes remetem à natureza.
Do mesmo modo, busque referências orientais para compor a experiência do seu restaurante japonês. Isso faz com que o consumidor se sinta parte da cultura e consuma melhor seus produtos.
- Saiba mais: Tudo sobre sistema para restaurante japonês
Inclusive, a própria comida japonesa carrega um conceito com a sua tradição cultural. Aproprie-se desses elementos – com respeito, é claro!
#2 Comunique a cultura oriental
Nesse sentido, estimular os sentidos do cliente contribui com a experiência total do consumo. Desta forma, valorize os detalhes da gastronomia japonesa:
- Apresentação dos pratos;
- Embalagens;
- Louças;
- Cheiros;
- Texturas;
- Música;
- E mais elementos decorativos.
Só para exemplificar, apresente curiosidades sobre determinados alimentos, o seu contexto de consumo e até mesmo palavras na língua japonesa com tradução para o português.
- Com toda certeza você pode incluir essa comunicação no seu cardápio digital. Isso vai ajudar a melhorar a experiência do cliente.
#3 Mantenha o cardápio atualizado
Visto que a grande atração da culinária oriental é o sabor, não queremos que os clientes percam o interesse pelo consumo.
Então, para manter a fidelidade deles, mantenha o cardápio atualizado e renovado. Ou seja, aposte em modificações nas receitas e novos pratos. Assim, de forma que traga “algo a mais”.
Por esse motivo, teste os sabores que agradam para encontrar padrões no gosto dos clientes. Você também pode acompanhar os indicadores sobre os pratos mais vendidos.
Desse modo, ofereça produtos e combos por tempo limitado. Por exemplo, em datas comemorativas, dias de menos e mais vendas, entre outras estratégias de vendas.
#4 Organize os processos internos
Independentemente do seu modo de operação, é preciso estabelecer o processo de preparação dos alimentos.
Isso porque a comida oriental requer o manuseio de frutos do mar, peixes crus, preparações complexas, cortes diferentes, entre outras processos que interferem na qualidade do produto.
Por fim, atrasos e erros causam conflitos com os clientes, além de desperdício. Desse modo, organize linhas de produção coerentes.
#5 Tenha um sistema de gestão
Em conclusão, seu restaurante japonês precisa oferecer uma experiência completa aos clientes, além das comidas e bebidas de qualidade.
Isto é, a inovação está relacionada a proporcionar bons momentos, interação, ambientalização, entre outros fatores que agradam as pessoas.
Dessa forma, aposte em tecnologia para agregar à experiência do seu cliente. Com efeito, os cardápios digitais são uma solução para restaurantes que desejam:
- Diminuir o tempo de espera dos clientes: os pedidos são registrados no PDV e enviados diretamente para a cozinha;
- Aumentar a lucratividade: destaque os combos, os adicionais e promoções;
- Reduzir custos: por poupar gastos com impressões do cardápio em papel.
Aliás, a KCMS desenvolve soluções que são verdadeiras aliadas em todos os processos do seu restaurante, da venda à gestão. É uma referência nacional para o segmento de restaurantes.
Encontre o plano ideal para o seu restaurante japonês!
Com o sistema KCMS, você consegue ter o controle sobre os pedidos de forma otimizada e com agilidade:
- POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
- Lançamento de produtos em comandas e mesas;
- Integração de vendas no salão e no delivery;
- Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
- Controle do tempo de ociosidade das mesas;
- Display de produção para cozinha e bar;
- Aplicativo de delivery;
- E muito mais!
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