O planejamento fornece metas e objetivos para o seu trabalho, funcionando como um norte para o que você precisa executar, evitando o desperdício de tempo, a ociosidade e a improdutividade. Por isso, reflita um pouco: o planejamento da sua empresa está na sua mão?
Um planejamento empresarial bem estruturado é tão importante quanto uma equipe esforçada. Se você tem um bom time, ele pode transformar uma plano ruim em um bom plano. Mas, se o time for ruim, pode também transformar um plano bom em algo muito ruim.
O planejamento deve estar presente em todos os setores da organização, de forma com que se antecipe qualquer risco que possa vir a ocorrer.
Assim, o planejamento possibilita que a empresa:
- Perceba a realidade;
- Avalie os caminhos a serem seguidos;
- Construa um referencial para o futuro;
- Estruture passo a passo das metas dentro de parâmetros adequados;
- Reavalie o processo quando os caminhos estiverem fora do que foi planejado.
5 desafios diários no planejamento
Vender com eficácia
Há quem pense que vender é apenas atender o cliente e tirar o pedido por dinheiro, mas é bem mais do que isso: é resolver problemas, oferecer benefícios e atender interesses.
Muitas vezes, essa função é descuidada, sendo delegada a pessoas despreparadas. Contudo, sem vendas não há empresa, por isso é importante ter um olhar especial para a forma da venda.
Estrutura que não dependa do empresário para resolver todos os problemas
As organizações têm vivenciado mudanças profundas e complexas, de forma com que seja importante recrutar os profissionais certos para posições adequadas.
- Leia mais: 10 lições que a pandemia nos ensinou
Desta forma, treine e repita o treinamento quantas vezes for necessário nas seguintes áreas:
- Empresa: como ela funciona, quem responde por quais departamentos e níveis de autonomia para resolver problemas de cada área;
- Comunicação: relação da empresa com fornecedores e clientes e como lidar com reclamações;
- Produtos/serviços: o que a empresa faz e quais são as vantagens;
- Clientes: perfil completo de quem compra.
Desperdício zero
É importante identificar os tipos de desperdícios para contribuir com o aumento da lucratividade da empresa. Assim, as atividades que não agregam valor devem ser reduzidas, pois não é possível admitir desperdícios dentro da empresa.
Monitore frequentemente a sua empresa a fim de evitar:
- Custos excedendo o orçamento;
- Mudanças nos preços de fornecedor;
- Baixo fluxo de caixa;
- Excessivas horas extras;
- Mudanças no escopo de projetos;
- Desempenho técnico insatisfatório;
- Falhas;
- Atrasos dos fornecedores;
- Atividades não iniciadas ou terminadas conforme o combinado.
Sistema KCMS
Uma das formas de cumprir o planejamento empresarial é fazendo o controle dos indicadores do negócio. O sistema em nuvem da KCMS traz todos os dados do seu foodservice, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.
Há também uma inteligência artificial que aprende com os dados e ajuda na gestão do seu negócio, onde você pode visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.
A KCMS também tem o lançamento recente do Pedemais Menu, o cardápio virtual do futuro! Basta o cliente sentar à mesa e ler um código QR pelo próprio smartphone. A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o seu pedido, que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.
Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.
Além disso, o delivery do Pedemais continua livre de cobrança de custos e taxas. Ative agora mesmo esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil.
Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!
Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.