Colaboradores desmotivados? veja como e quando aplicar uma pesquisa de satisfação interna 

A pesquisa de satisfação interna pode ajudar você, empreendedor, a descobrir falhas e gargalos antes que isso venha a prejudicar o estabelecimento.
Colabores desmotivados? pesquisa de satisfação interna

Não é segredo – ou ao menos não deveria ser – segredo de que os funcionários de um restaurante, lanchonete, bar ou padaria são o segredo do sucesso. É claro que um plano de negócio bem traçado, investimento e localização do estabelecimento contam muito. Contudo, se não houver pessoas qualificadas, será difícil fazer o negócio vingar.

Por isso, se você investiu – tempo ou dinheiro – em busca de funcionários que fossem alinhados com o seu negócio, conseguiu contratar, treinar e depois de um tempo eles começaram a ter queda no rendimento, fique calmo. Não entre em desespero. Não os demita. 

Especialistas em Recursos Humanos afirmam que após cerca de 15 meses, é comum que uma parte dos funcionários fique desmotivada. Isso porque eles entram no “platô” de empregabilidade, ou seja, entraram numa “zona de conforto”.

Alguns pontos que você precisa ficar atento e que possam indicar a necessidade de uma pesquisa são atrasos e faltas de funcionários, aumento de pedidos de demissão, erros constantes nos processos internos, aumento de conflitos organizacionais e outros problemas internos.

É aí, portanto, que você pode fazer uma intervenção pensando no desenvolvimento de equipe e aplicar uma pesquisa de satisfação interna. 

O que é uma pesquisa de satisfação interna?

Uma pesquisa de satisfação interna está embasada em conceitos ligados ao clima organizacional do seu estabelecimento. Isso significa que o gestor, portanto, é o responsável por “estudar” e “analisar” o caráter de cada trabalhador. 

pesquisa de satisfação interna
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A pesquisa de satisfação interna, portanto, tem como objetivo descobrir qual é a limitação, queixas, possibilidades de crescimento e novas funções que o gestor pode oferecer ao funcionário. 

Se você percebeu que precisa realizar este tipo de pesquisa, não pare de ler agora. Fique até o fim deste artigo que a KCMS vai te explicar tudo!

Use a estratégia NPS 

A forma mais conhecida de realizar uma pesquisa é usando a estratégia NPS (Net Promoter Score). Esta metodologia foi criada em 2003 pela Bain & Company, para mensurar o quão bem as empresas estão lidando com seus clientes ou pessoas com as quais interagem. 

Neste formato de pesquisa, portanto, o seu colaborador dará uma nota de 0 a 10 para a pergunta feita por você. 

As perguntas devem conter perguntas de satisfação sobre pontos como equipamentos, salário, liderança, comunicação e outras questões internas da empresa que influenciam negativamente ou positivamente a vida útil de um colaborador. 

Depois é só fazer a média de respostas de cada funcionário e a média geral de todos. Os indicativos não irão mentir! 

Já sobre quando aplicar a pesquisa, o ideal é que tudo seja preparado pelo menos uma vez por ano visando prevenir possíveis problemas e demissões. 

Por que devo aplicar uma pesquisa de satisfação interna?

Existem diversos motivos para que você aplique esta pesquisa de satisfação interna. Vou listar alguns pontos abaixo, veja:

  • Desejo de mudança em algo relacionado ao estabelecimento
  • Expectativa de contratação de um supervisor 
  • Estudo para uma promoção que demandará mais trabalho da equipe 
  • Finais/começos de ano
  • Novas formas de trabalho (como por exemplo horários/escalas)

Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) afirma que pessoas sem motivação e sem valorização tendem a procurar outros empregos, o que não é surpresa nenhuma, certo?

Porém, a mesma equipe constatou que a taxa de demissão entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, em 2019, era de apenas 7%. Isso porque estes funcionários que são valorizados e têm chances de crescer, acabam sendo quase 15% mais motivados!

Recursos do plano gratuito

Agora que você cuidou da equipe interna, vamos focar na agilidade dos seus consumidores?

A KCMS é referência nacional quando o assunto é sistema para restaurantes. Portanto, temos as melhores opções para o tamanho do seu restaurante, seja ele pequeno, médio ou grande. 

Nossos sistemas, por exemplo, contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, você conseguir visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor? 

O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!

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