Tendências do varejo para 2017: conheça as principais

Os supermercados alcançaram números louváveis nos últimos anos. Em 2015, mesmo perdendo vendas reais, eles aumentaram seus postos de trabalho e cresceram 7,1% em relação a 2014, segundo a Associação Brasileira de Supermercados.

Em 2016, as vendas aumentaram 10,27% no acumulado do ano. E para manter o empreendimento aquecido, é preciso ter um olho nas demandas do público e o outro no futuro, antecipando necessidades e modernizando o negócio.

Você está em busca de inspiração para inovar em 2017? Confira as tendências do varejo e se prepare para fazer da tecnologia e da sustentabilidade as suas maiores aliadas!

Supermercado digital

A Marsh Supermarkets equipou as suas lojas com tecnologia Bluetooth para enviar cupons de desconto, anúncios, informações de produtos e ofertas aos fregueses. E eles não são os únicos: cada vez mais varejistas estão usando a tecnologia para proporcionar novas experiências para o público.

Etiquetas eletrônicas estão em teste na rede Kroger, oferecendo não apenas preços, mas também informações nutricionais e anúncios. Seu catálogo de produtos pode ir muito além da apresentação de ofertas!

Sustentabilidade

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto que causam no meio ambiente. Em 2014, o Instituto Akatu mostrava que 53% deles esperavam que as empresas fossem além do que é estabelecido pelas leis.

Já a consultoria TrendWatch identificou que uma das tendências emergentes para 2017 é a “captura de capacidade”, que busca encontrar novas fontes de valor ou eliminar desperdícios.

Marcas ligadas ao trabalho infantil ou análogo à escravidão, que usem ingredientes poluentes ou que não se preocupem com a inclusão social ficam cada vez mais deslocadas.

Isto também vale para os supermercados. É fundamental manter uma relação respeitosa com os colaboradores, reduzir o consumo de água e energia, bem como a emissão de CO2 e garantir que os produtos ofertados não prejudiquem a saúde e a segurança do consumidor.

Aumentar o volume de compras, de forma a diminuir as idas ao atacadista já ajuda bastante e não necessita de grandes investimentos.

Supermercado como espaço para entretenimento e aprendizado

Demonstrações de produtos e cursos transformam o supermercado em um espaço de convivência e atraem mais consumidores. O H-E-B, por exemplo, convida chefs para prepararem receitas diariamente no programa Cooking Connection. Você pode testar o formato com um dia da semana, oferecendo degustações e sabores diferenciados em sua padaria ou restaurante.

Lojas com restaurantes

Entre as tarefas da casa, do trabalho, da faculdade e da academia, a rotina está cada vez mais apertada, sobrando pouco tempo para a preparação de refeições gostosas e saudáveis.

Por isso, cafés e restaurantes com menus variados têm feito sucesso nos supermercados ― tanto que a Starbucks tem investido em lojas dentro de supermercados. Aposte em espaços que instiguem a permanência do consumidor, oferecendo conforto e um atendimento de excelência.

A rotina apressada também aumenta a demanda por pratos congelados ou pré-prontos. Na organização das gôndolas, aproxime ingredientes. Os vinhos podem ficar próximos dos queijos, e os iogurtes podem ficar próximos de granolas e castanhas.

Sistema de gestão de estoque online

Para qualquer empreendimento que busque vantagens competitivas no mercado, gerenciar estoque é um desafio. Por isso, diversas empresas estão investindo em um sistema de gestão online, o que facilita o gerenciamento de dados de todo o processo.

No programa, é possível registrar os pedidos de compra para monitorar a entrada de produtos e atualizar o estoque automaticamente. Com isso, dados duplicados ficam cada vez mais raros.

Com o controle de estoque facilitado, o colaborador ganha mais tempo e energia para cuidar de outros processos, melhorando a qualidade do atendimento.

Experiências diferenciadas

Os millenials (jovens entre 16 e 24 anos) estão dispostos a investir mais para obter uma boa experiência de compra. Segundo uma pesquisa da Nielsen, 37% deles não pretendem economizar nas compras de supermercado.

Além de oferecer experiências segmentadas para o público-alvo (eventos para o público fitness, degustações para apreciadores de vinhos, etc), aposte em um bom atendimento, com vendas sugestivas.

E você, está preparado para as tendências do varejo? Aposte em novidades e se destaque no mercado! E já que mencionamos a força dos restaurantes em supermercados e das experiências diferenciadas, confira o nosso e-book sobre tendências tecnológicas que seu restaurante precisa conhecer!

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Peter-Senge