Ter uma empresa do setor alimentício envolve muitos cuidados! Um deles é com a vigilância sanitária, que consiste em órgãos estaduais e municipais formados para garantir que todas as normas e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sejam cumpridas.
Para isso, os fiscais não costumam avisar quando visitam o estabelecimento, e começam fazendo uma inspeção logo do lado de fora, observando se há lixo, animais, insetos, e se as condições de infraestrutura são boas. Depois, ao entrar no local, se apresentam e começam a fiscalização com base em uma checklist, que verifica a limpeza, condições do ambiente, entre outros itens.
Para que você não seja pego de surpresa, separamos neste artigo algumas dicas para manter o seu local sempre preparado e em boas condições de funcionamento, de acordo com as normas da legislação. Confira!
Faça a manutenção do local de trabalho
A primeira boa prática, e requisito básico, é manter todo o local de trabalho limpo, organizado, bem ventilado, iluminado e, ainda, dispor de rede de esgoto, fossa ou outro método de descarte legalizado, colocado longe das áreas de armazenagem e manipulação de alimentos.
Além disso, qualquer tipo de equipamento enferrujado, danificado ou em más condições de uso devem ser substituídos. A limpeza precisa ser feita diariamente, ao iniciar e encerrar as atividades do estabelecimento. Para isso, é necessário higienizar as bancadas, mesas, prateleiras, máquinas, utensílios, banheiros e área do lixo — que deve ser retirado todos os dias.
Vale ressaltar também, que as dedetizações de insetos devem ser realizadas, no mínimo, a cada seis meses com empresas credenciadas. E os produtos de limpeza e derivados, não podem ser armazenados no mesmo local que os alimentos, combinado?
Cuide da água
De acordo com as normas da vigilância sanitária, toda a água que for utilizada no seu estabelecimento, seja para limpeza, ingestão ou preparação de alimentos, deverá ser corrente e tratada.
Em caso de caixa d’água, ela precisa estar sem nenhum tipo de rachadura, emendas, vazamentos, infiltrações ou descascamentos, pois isso pode ser a porta de entrada para animais, insetos e potenciais agentes contaminantes. Além disso, é necessário ser higienizada e lavada a cada seis meses.
Para quem utiliza poços artesianos, a água precisa passar por análises também a casa seis meses.
Tenha atenção ao lixo
Para que não tenha problemas com a vigilância sanitária é preciso cuidar adequadamente dos lixos e resíduos do seu estabelecimento. Para isso, todas as lixeiras devem dispor de tampa com acionamento por pedal.
O local de descarte precisa ser longe de onde haja fluxo de pessoas, como o hall de um restaurante, e também da cozinha e local de armazenagem de alimentos. Além disso, precisam ser recolhidos diariamente ou sempre que o saco estiver cheio.
Outra dica é separar os óleos e gorduras e encaminhá-los a empresas especializadas de descarte, para não prejudicar o meio ambiente.
Inspecione a higiene dos funcionários
Os funcionários também devem estar bem cuidados, limpos e em boas condições de saúde. Por isso, sempre verifique se eles estão com os cabelos presos e protegidos com toucas descartáveis, unhas cortadas e limpas.
Fique de olho também se ninguém da sua equipe está doente, pois eles podem contaminar outras pessoas ou os alimentos. Desse modo, é fundamental que os colaboradores passem por treinamentos relacionados a limpeza e higiene.
Caso o fiscal verifique alguma irregularidade na sua empresa, você terá um prazo para regularizar a situação, porém, se não cumprir, poderá sofrer com:
- advertências;
- aplicação de multas, que variam de 2 mil reais a 1,5 milhão de reais;
- interdição total do estabelecimento;
- proibição de funcionamento com cancelamento do alvará.
Como você pode perceber, é mais fácil manter sua empresa em dia com as normas e direcionamentos da vigilância sanitária, do que ter problemas com irregularidades, que podem acarretar multas e até mesmo interdição do estabelecimento. Portanto, fique sempre atento à limpeza e organização do local.
Que tal ficar por dentro de mais dicas sobre o assunto? Entre na nossa lista VIP e não perca nada!