Aprenda como gerenciar um restaurante com 5 dicas quentes

Você sabe como gerenciar um restaurante de forma eficiente? Essa é uma tarefa complexa, não é? Pois exige uma série de responsabilidades como gerenciamento de custos, negociação com os fornecedores, gestão de equipe e atendimento ao cliente.

Muitas vezes o proprietário do restaurante também é o próprio gerente do negócio e acaba focando na operação e não tendo tempo suficiente para a gestão. Saber lidar com tudo isso é essencial para um negócio sobreviver e crescer em um mercado cada vez mais competitivo.

Por isso, preparamos este artigo. Nele, você vai descobrir como melhorar as suas habilidades gerenciais com algumas dicas práticas. Confira!

1. Controle as finanças diariamente

Um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores é a saúde financeira do restaurante. Para uma boa administração é essencial entender os dados sobre as receitas e despesas geradas. Pois é a partir dessas informações que você será capaz de saber como e onde gastar.

Então, para não se perder em meio a tantos números a dica é controlar as finanças diariamente. Para tanto, fique de olho nos desperdícios, horas extras e faltas, vendas diárias e pratos mais consumidos. Sempre compare as informações para identificar problemas e, assim, tomar as medidas necessárias.

2. Monte uma equipe qualificada

Os colaboradores são os seus maiores aliados. Por isso é importante contratar pessoas qualificadas. Por exemplo, quando contratar um caixa, não basta apenas que a pessoa tenha conhecimentos sobre números. O candidato ao cargo também deve ter empatia, saber e gostar de lidar com os clientes.

Além de escolher os colaboradores certos para o seu negócio, você saberá valorizá-los para manter a equipe motivada e empenhada. Para tanto, ofereça uma remuneração compatível com o cargo, cultive o espírito de equipe, preocupe com a segurança e saúde deles e invista em treinamentos.

3. Conheça as regras e legislação do setor

Quando se trata do setor alimentício, a legislação é um pouco mais rígida. Pois há uma série de cuidados que não podem ser negligenciados. Entender essas regras é fundamental para administrar bem um restaurante. Uma delas é a vigilância sanitária.

É ela quem aprova ou não o funcionamento do estabelecimento com base nas condições sanitárias. Também é interessante estar atento à legislação local, como a emissão de notas fiscais. Outro ponto são as leis trabalhistas. Segundo elas, os funcionários de restaurantes podem trabalhar aos domingos e feriados, mas é preciso montar uma escala de folga.

4. Invista no relacionamento com o cliente

Conquistar o seu cliente é fundamental para o sucesso do seu negócio. Com base nisso, como tem sido a experiência dele durante o atendimento? Você sabe o que ele tem a dizer? Ainda não? Então, faça uma pesquisa de satisfação em seu restaurante.

Avalie o atendimento, a qualidade dos pratos e o próprio ambiente. Descubra suas queixas e reclamações e proponha melhorias que aproximem o cliente do seu restaurante. Você pode ficar de olho na concorrência para ver o que eles estão fazendo para conquistá-los e você não.

5. Aposte na tecnologia

Um recurso que faz muita diferença no gerenciamento de restaurante é a tecnologia. Ela pode estar presente na execução de diversos processos. Por exemplo, você pode utilizar um sistema para melhorar o atendimento, gestão financeira, controle de estoque, realizar pedidos e emissão de cupons fiscais eletrônicos..

Outras ferramentas que podem te ajudar são cardápio digital interativo, comanda eletrônica, garçom eletrônico, PDV, terminal touchscreen e display para área de produção. Essas soluções permitem melhor controle dos pedidos, redução de desperdícios, atendimento mais rápido e mais controle sobre as vendas.

Administrar um restaurante é uma rotina intensa. Mas se você quer alcançar o sucesso tão desejado com o seu negócio, é importante entender como gerenciar um restaurante de maneira eficiente. Agora que você já conhece algumas práticas ficará muito mais fácil, é só colocar a mão na massa!

E aí, gostou das nossas dicas? Se quiser saber mais sobre gestão de restaurantes é só assinar a nossa newsletter. Você receberá mais novidades diretamente na sua caixa de entrada.