Sem prejuízos: aprenda agora como calcular frete de delivery no seu restaurante 

Neste artigo, explicaremos como calcular o frete de delivery de alimentos e forneceremos dicas para que você possa otimizar essa operação em seu restaurante.
Como calcular frete de delivery no seu restaurante

O delivery de alimentos tem sido uma tendência cada vez mais presente no mercado gastronômico no Brasil e no mundo, e a pandemia de COVID-19 acelerou ainda mais esse processo. Por isso, é importante que os donos de restaurantes estejam atentos às inovações e estratégias para manter o equilíbrio financeiro na venda de delivery. Uma delas é o cálculo adequado do frete. Neste artigo, explicaremos como calcular o frete de delivery de alimentos e forneceremos dicas para que você possa otimizar essa operação em seu restaurante.

De acordo com os últimos dados publicados pela consultoria Kantar, o índice de consumidores que acionaram o delivery uma vez na semana ou mais era de 15% em 2020 (ano do período crítico da pandemia). Em 2021, o número subiu para 18%, saltando para 28% em 2022. Já aqueles que nunca usaram o serviço caíram de 20%, em 2020, para 12% em 2021, chegando a 11% em 2022.

Para o ano de 2023, a previsão é que o número de pedidos de delivery continue subindo. Por isso, para o seu negócio não ficar para trás neste novo momento do food service mundial, leia até o fim este artigo e veja o que irá aprender:

  1. Tendências e inovações em delivery de comida;
  2. Principais estratégias para ter equilíbrio financeiro na venda de delivery;
  3. Como calcular frete de delivery de alimentos;
  4. Estratégias de precificação;
  5. Vamos colocar a mão na massa e calcular o frete do delivery?

Tendências e inovações em delivery de comida

O mercado de delivery de alimentos está passando por diversas inovações tecnológicas nos últimos anos. Dentre as principais inovações, portanto, estão:

  • Plataformas de delivery online (como iFood, Zé Delivery, PedeMais, etc);
  • Aplicativos móveis 
  • Sistemas de gerenciamento de entregas 

Além disso, os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam experiências de compra personalizadas. Por isso, muitos restaurantes estão investindo em embalagens criativas e sustentáveis, além de oferecerem serviços extras como promoções especiais para clientes fiéis e entregas agendadas.

Principais estratégias para ter equilíbrio financeiro na venda de delivery

Para manter a saúde financeira do seu restaurante, é importante que você adote algumas estratégias que garantam a eficiência e a qualidade da sua operação de delivery. 

Como a KCMS está há mais de 24 anos neste mercado e com milhares de estabelecimentos em todo o Brasil, separamos algumas dicas essenciais. Veja: 

  1. Faça um planejamento estratégico: defina seus objetivos e metas para o delivery e crie um plano de ação para alcançá-los. As metas podem ser diárias, semanais ou mensais; 
  1. Utilize sistemas de gestão: um software de gestão como o da KCMS pode ajudar o seu restaurante a gerenciar seu delivery de forma eficiente e automatizada, economizando tempo e facilitando a operação; 
  1. Ofereça promoções e descontos: essa dica “arroz com feijão” pode ser simples, mas é sempre bom lembrar que ela pode ajudar a aumentar a fidelização de seus clientes e estimular novas compras; 
  1. Analise sua margem de lucro: é importante que você saiba exatamente quanto está ganhando em cada pedido e faça ajustes se necessário. Geralmente ganha-se menos em produtos de maior giro e mais em produtos com menos saída; 
  1. Busque calcular o frete de delivery adequadamente: o cálculo do frete deve ser preciso para que você possa cobrir seus custos e manter uma margem de lucro adequada (veja mais abaixo)

Como calcular frete de delivery de alimentos

O cálculo do frete no delivery de alimentos é uma etapa importante para garantir a eficiência da sua operação. Para fazer o cálculo adequadamente, é preciso levar em consideração alguns fatores:

  1. Distância: quanto maior a distância entre seu restaurante e o endereço do cliente, maior será o valor do frete;
  1. Tempo de entrega: se você oferece entregas expressas, pode cobrar um valor adicional pelo serviço;
  1. Tipo de veículo: se você utiliza um carro ou uma moto para fazer as entregas, é preciso levar em consideração os custos com combustível e manutenção;
  1. Custos operacionais: inclua os custos com embalagem, mão de obra e impostos na hora de calcular o frete;

Para fazer o cálculo do frete, você pode utilizar uma planilha de custos ou um software especializado em gestão de delivery, como o PedeMais da KCMS. Em ambos os casos, você deve incluir todos os fatores que mencionamos acima e estabelecer um valor que cubra seus custos operacionais e gere lucro para o seu negócio.

Aprenda como calcular frete de delivery

Além disso, é importante estar atento a três estratégias de precificação:

  1. Frete fixo: uma taxa fixa de entrega, independente da distância ou do valor do pedido.
  1. Frete proporcional ao valor do pedido: uma porcentagem do valor total da compra que é cobrada como taxa de entrega (mais usada atualmente); 
  1. Frete grátis: oferecer entrega gratuita para pedidos acima de um determinado valor pode ser uma forma de incentivar as pessoas a comprarem mais (usada em ações promocionais ou datas especiais). 

Aprendeu a calcular frete de delivery? Então vamos pôr a mão na massa!

A KCMS conta com softwares que oferecem soluções de gestão de delivery para restaurantes, incluindo um sistema de cálculo de frete automatizado e ferramentas para gestão de pedidos e entregas. 

Nossos sistemas são fáceis de usar, personalizáveis e podem ajudá-lo a otimizar sua operação de delivery. Se você quer melhorar a eficiência e a rentabilidade do seu negócio de delivery, convidamos você a testar gratuitamente nossos sistemas. 

O que você precisa saber para escolher o melhor sistema para restaurante

Nesse sentido, a KCMS já está presente em milhares de negócios em todo o Brasil. As soluções KCMS cumprem com o objetivo de integrar e facilitar a gestão:

  • POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
  • Lançamento de produtos em comandas e mesas;
  • Integração de vendas no salão e no delivery;
  • Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
  • Controle do tempo de ociosidade das mesas;
  • Display de produção para cozinha e bar;
  • Relatórios de produtos mais vendidos por período;
  • E muito mais!

Com a finalidade de te dar a possibilidade de experimentar os benefícios do sistema sem gastar nada, teste gratuitamente por 14 dias!

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Veja alguns links que poderão ajudar você:

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