Está pensando em abrir uma churrascaria lucrativa? Então, você está no lugar certo!
A história nos conta que o ser humano começou a cozinhar carne com fogo há cerca de 1,8 milhão de anos. Desde então, as técnicas foram aperfeiçoadas e o churrasco se tornou uma das maiores marcas da cultura brasileira.
- Você sabia? O Brasil é 3º no ranking mundial do consumo de carne, segundo estudo realizado pela plataforma Cupom Válido com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Nesse sentido, existem milhares de churrascarias pelo Brasil, com grande variedade de carnes e formas diferentes de prepará-las.
Mesmo assim, montar um novo negócio sempre é um desafio e causa inseguranças. Por isso, um planejamento eficiente guia suas decisões em prol da lucratividade.
As soluções KCMS organizam todo o funcionamento da sua churrascaria e você tem mais tempo para cuidar das decisões estratégicas. Saiba mais aqui!
Pense na qualidade do cardápio da sua churrascaria
As carnes podem ser in natura ou processadas, assadas sobre o fogo ou na brasa, usando grelhas ou espetos, que por sua vez podem ser de madeira ou metal. Estas são apenas algumas decisões que você precisa tomar quando decide abrir uma churrascaria.
Embora a qualidade do churrasco seja o seu principal atrativo, você não deve abusar na variação dos acompanhamentos – especialmente nos primeiros meses de abertura do negócio. Isso porque você ainda estará estabelecendo os processos e precisa evitar o caos na cozinha.
Inclusive, é melhor um churrasco básico bem feito do que um inovador com falhas. Portanto, explore as possibilidades com o passar do tempo, depois de conhecer a sua clientela e o mercado.
Cortes de carnes
Primeiramente, os cortes tradicionais são feitos no espeto. Você pode oferecer acompanhamentos convencionais, tais como saladas verdes, legumes e arroz.
A sua churrascaria pode ser por rodízio, em que os acompanhamentos estão inclusos. Ou, por outro lado, pode ser a la carte, em que o cliente escolhe as carnes e os acompanhamentos que deseja.
Conheça os cortes de carne que não podem faltar na sua churrascaria:
- Picanha;
- Mignon;
- Costela (suína e bovina);
- Maminha;
- Alcatra;
- Fraldinha;
- Asinha de frango;
- Linguiça.
No entanto, se você deseja abrir uma churrascaria gourmet, precisa priorizar o uso de carnes de primeira linha, tais como:
- Prime rib;
- Bife de chorizo;
- Filé argentino;
- Bife ancho;
- Porterhouse.
Acompanhamentos
Os acompanhamentos da sua churrascaria precisam ser planejados para não tirar o foco das carnes.
Farofas: você pode oferecer uma opção industrializada ou criar a sua farofa utilizando soja, cebola, cenoura, calabresa, bacon, entre outros ingredientes.
Pão de alho: esse item indispensável no churrasco pode ser incrementado com outros ingredientes e temperos.
Maionese: é um acompanhamento que equilibra os sabores da carne, especialmente se você criar uma receita única para a sua churrascaria.
Molhos: dão um toque especial ao churrasco. Você pode optar pelo clássico vinagrete ou então criar molhos inovadores com pimenta, mostarda e outros sabores.
Localização da churrascaria
A localização pode ser um ponto-chave para o sucesso do seu negócio. O ideal é que a churrascaria seja em uma avenida bem movimentada com estacionamento.
Certamente, a cozinha deve ser grande para que os cozinheiros possam preparar as carnes. O local deve ter uma boa circulação de ar para que a fumaça do churrasco não incomode as pessoas.
Afinal, a sua churrascaria deve deixar os clientes confortáveis, sem que eles se sintam presos. Além disso, a decoração do ambiente deve ser feita considerando quem é seu público-alvo.
Como resultado, você decide se prefere um local mais despojado, descontraído, ou com aquele toque familiar, de comida caseira.
Cuidados essenciais para abrir uma churrascaria
Legalização
A princípio, antes mesmo de começar a funcionar, a sua churrascaria deve estar em dia com a legislação.
Por isso, contrate um contador para fazer as questões burocráticas relativas a taxas, impostos, assinatura de documentos e orientações sobre os alvarás necessários.
Equipamentos
Nesse meio tempo, você também precisa adquirir os equipamentos adequados para o funcionamento da sua churrascaria.
- Mesas;
- Cadeiras;
- Churrasqueiras (a carvão ou a gás);
- Freezers e geladeiras;
- Fogões industriais;
- Materiais para o salão;
- Entre outros equipamentos que dependem das particularidades do seu negócio.
Marketing para churrascaria
Antes de mais nada, se você não divulgar a sua churrascaria, não terá clientes. Por isso, aposte nas redes sociais:
1- Crie uma conta no Instagram e coloque todas as informações que os clientes precisam: endereço, dias e horários de funcionamento, contato e cardápio.
2- Prepare fotos e vídeos visualmente bonitos, que estimulem a vontade de consumir no seu estabelecimento.
3- Patrocine posts para atingir mais pessoas. Inclusive, você pode oferecer cupons de desconto para aqueles que desejam conhecer a sua churrascaria.
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Facilite a gestão da sua churrascaria com o sistema KCMS
Um sistema de gestão para sua churrascaria terá um papel fundamental para o crescimento do seu negócio.
A KCMS já está presente em mais de 16 mil estabelecimentos pelo Brasil. Desta forma, as soluções KCMS cumprem com o objetivo de integrar e facilitar a gestão:
- POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
- Lançamento de produtos em comandas e mesas;
- Integração de vendas no salão e no delivery;
- Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
- Controle do tempo de ociosidade das mesas;
- Monitor de produção para cozinha e bar;
- E muito mais!
Com o propósito de te ajudar a descobrir todas as vantagens do sistema KCMS, estamos te oferecendo um teste gratuito por 14 dias!
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