Skip to content

Como agilizar a entrega do delivery? Veja 5 dicas infalíveis

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 29 de março de 2021
Modificado em 22 de março de 2021
Aprenda em 3 passos como agilizar a entrega do delivery

Em um mundo imediatista, agilizar a entrega do delivery precisa ser o principal desejo de todos os empreendedores do ramo da alimentação. Como muitas pessoas estão em casa, por conta da pandemia do Covid-19, o aumento de pedidos é visível em muitas regiões do Brasil, em diversos estabelecimentos. 

Segundo pesquisas o crescimento do setor, por exemplo, em 2020, foi de 23% em relação ao ano anterior. Em pequenas cidades, o número chegou a 96%. Nesta mesma época, contudo, o número de restaurantes com delivery aumentou 39%. Em consequência disso, a concorrência também aumentou. Entendeu a importância de agilizar a entrega do delivery?

Como a KCMS está em contato diariamente com milhares de estabelecimentos que utilizam nossos softwares, nossa equipe separou algumas dicas importantes para você. Vamos surpreender seu cliente ao agilizar a entrega do delivery? Anote essas dicas e coloque-as em prática! 

5 dicas para agilizar a entrega do delivery

1) Identifique os erros 

Possíveis erros ou conflitos desde o momento do pedido pelo cliente até a saída do motoboy para a entrega pode estar atrapalhando o seu processo de agilizar a entrega do delivery, por exemplo. Busque entender o passo a passo do seu pedido, ver o que pode ser integrado para facilitar a ação e medir o tempo para compreender onde você pode melhorar o processo. 

2) Mantenha padrões de produção

Antes do delivery em si, você precisa deixar claro aos seus colaboradores qual é a função de cada um e como funcionará o fluxo do pedido. Além disso, se houver algum erro, como cada funcionário deverá proceder para que a falha não afete o processo de delivery. 

Ter uma ficha técnica e ter conhecimento sobre quanto tempo cada prato demora para ser feito é uma dica boa, pois, assim, será mais fácil de você metrificar e já prever – tanto para o seu cliente quanto para a equipe – quanto tempo levará a produção de cada opção. 

Você está tentando agilizar a entrega do delivery do seu restaurante?
Você está tentando agilizar a entrega do delivery do seu restaurante?

3) Conheça a cidade e a as rotas alternativas

Se o seu negócio está localizado em uma cidade grande, por exemplo, e você quer agilizar a entrega do delivery, é essencial que você conheça as rotas alternativas da sua cidade. É claro que nem sempre isso será possível, mas quanto mais o motoboy conhecer a região, melhor ele conseguirá fugir de trânsito, semáforos e outros possíveis problemas no dia a dia no trânsito. 

Além disso, informar o cliente sobre qualquer problema que você esteja tendo – seja sobre problemas na entrega, condições climáticas ou até mesmo um atraso comum – é muito importante! Não se esqueça, portanto, do pedido de desculpas no momento da entrega e, claro, se possível, um mimo para a cliente. 

4) Motoboys? Tenha plano A e plano B para agilizar a entrega do delivery

Sim, é de extrema importância que você conheça os motoboys que vão trabalhar para você. Portanto você sabe que há dias em que a demanda é muito maior do que o comum – em dias próximos ao fim de semana ou no próprio fim de semana -. Por isso, é importante ter motoboys que trabalhem sob demanda. Assim, além dos seus “fixos”, você também pode contar com outros profissionais que vão ajudar – e muito – você a agilizar a entrega do delivery na sua cidade. 

5) Qual é a sua área de entrega? 

Querer abraçar uma área de entrega muito maior do que a que ele pode atender naquele momento, com o número de motoboys e colaboradores que têm, pode ser um erro, por exemplo. Às vezes é muito melhor você atender uma região menor muito bem e crescer exponencialmente do que já começar os trabalhos com uma área muito grande de entrega e deixar clientes esperando por muito tempo pela comida. 

Pare e pense: será que não seria melhor agilizar a entrega do delivery primeiro para a região X, onde estou atuando atualmente e, depois que pegar o jeito, aumentar minha cartela de clientes para a região Y da cidade? 

Vamos melhorar o seu delivery agora?
Vamos melhorar o seu delivery agora?

E qual é o segredo para agilizar a entrega do delivery que ninguém te conta?

O maior segredo deles é, com certeza, contar com um software de automação e gestão de pedidos. O universo digital, por exemplo, pode parecer bastante desafiador. Porém a boa notícia é que existem empresas especializadas que podem ajudá-lo, oferecendo softwares e outras soluções tão interessantes quanto inovadoras. 

A KCMS, empresa ajuda mais de 9 mil empreendedores em todo o Brasil. Contamos com sistemas para automatizar o seu negócio e ajudar você em todas as frentes. Contamos com planos de todos os tamanhos! 

Desde o gratuito, Pedemais, criado durante a pandemia para ajudar empreendedores como planos completos, com garçom eletrônico, cardápio com QR Code, integração no iFood, emissão de Cupom SAT/NFC-e, Inteligência artificial para previsão de vendas e muito mais!  

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Ana Beatriz Serafim

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.