Como controlar o capital de giro durante a crise

Capital de giro: como controlar durante a crise

Das maiores até as menores, todas as empresas precisam de uma reserva financeira para operar as atividades. Principalmente no cenário de pandemia do novo coronavírus, o controle do capital de giro é essencial para enfrentar a crise econômica.

Durante o período de instabilidade econômica, os recursos em caixa funcionam como uma reserva para cobrir as despesas. É por isso que a preservação do capital de giro é fundamental sobretudo para micro, pequenas e médias empresas, que não têm muito fôlego financeiro.

Primeiramente é preciso diferenciar as empresas que faturam antecipado ou que possuem receita recorrente das que recebem meses depois ou de forma parcelada. Normalmente, o primeiro caso tem necessidade menor de capital de giro, enquanto o segundo precisa de valores maiores em caixa para cobrir as despesas.

Desta forma, calcular e controlar o capital de giro é uma das tarefas mais importantes na gestão financeira empresarial. Afinal, para não perder dinheiro, é preciso gerir bem esses valores.

O que é capital de giro

Toda empresa tem gastos mensais fixos: aluguel, água, energia elétrica, pagamento de funcionários, entre outros. O capital de giro serve justamente para arcar com tudo isso, independente de quando irá receber a receita.

No cenário de crise, ele garante que a empresa se mantenha sem a necessidade de recorrer a empréstimos.

Como controlar o capital de giro

Para enfrentar a crise financeira, você precisa se atentar ao planejamento financeiro da sua empresa.

Inicialmente, esteja atento às contas a pagar e receber. Isso significa controlar rigidamente o fluxo de caixa. Por isso, é essencial saber quanto a empresa tem disponível para arcar com os custos, considerando a redução nas vendas.

Custos

Você já revisou de forma criteriosa os custos do seu negócio?

De nada adianta você comprar muito e ficar com o estoque parado. A redução do faturamento exige uma redução dos gastos para não comprometer a saúde financeira da empresa.

Planejamento a longo prazo para definir o capital de giro

Durante uma crise, medidas emergenciais devem ser tomadas diariamente, mas não se esqueça de planejar o longo prazo. 

Sendo assim, já esteja atento às medidas necessárias para a retomada financeira do seu negócio e defina o capital de giro para colocar tudo nos eixos novamente.

Inadimplência

Provavelmente você deve ter notado que aumentou o número de clientes inadimplentes, além da redução nas vendas. Isso é esperado porque a crise afeta a população geral.

Desta forma, projete seu financeiro de uma forma mais realista para os próximos meses. Também estime quanto será necessário para cobrir a inadimplência.

Linhas de crédito

Avalie a possibilidade de obter linhas de créditos oferecidas pelo governo e bancos durante a crise. No entanto, tenha cautela em relação ao empréstimo, por conta das altas taxas de juros. Só o faça em último caso.

Aliás, antes de solicitar crédito, faça um planejamento sólido para evitar a sua própria inadimplência.

Você ainda pode renegociar dívidas, fortalecer a política de cobrança e negociar preços com parceiros e fornecedores.

Sistema ERP KCMS

O sistema ERP em nuvem da KCMS é um software que reúne ferramentas de gestão, dados e processos em uma única plataforma.

Assim, ele conta com relatórios em tempo real do inventário de estoque, emissão de notas fiscais, entre outras informações financeiras. 

É um sistema tão completo que também conta com inteligência artificial que te ajuda a prever o faturamento da sua empresa em um determinado período de tempo.

Outra funcionalidade do ERP é o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Aliás, esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil fazendo pedidos. Ative o seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!