Como evitar furtos em supermercados? Aprenda 4 boas práticas

De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os mercados são os estabelecimentos mais impactados com perdas no comércio. Boa parte disso se deve aos roubos, que representam 20% dos casos de prejuízos nessas empresas. Porém, como evitar furtos em supermercados?

Essa não é uma tarefa fácil. Afinal, para garantir a segurança de clientes e funcionários, é necessário investir em uma série de boas práticas que elevem o nível da sua segurança. Nesse processo, entram em cena planejamento, recursos tecnológicos, monitoramento do estabelecimento e intenso trabalho de seus colaboradores.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como evitar furtos em supermercados. Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

1. Fiscalização dentro do supermercado

Uma das melhores formas de evitar furtos é investir em ações preventivas. A primeira delas são os seus colaboradores. Contar com uma equipe integrada, treinada e atenta às movimentações da loja cria um ambiente mais seguro e desfavorável à prática do furto.

A ação criminosa acontece em um momento de desatenção, portanto, oriente seus funcionários a ficarem atentos ao que acontece dentro da loja.

2. Pontos cegos do estabelecimento

É comum encontrar lojas com um ou mais pontos cegos — aqueles espaços ocultados por colunas, placas ou outros objetos e que dificultam a fiscalização. Esses locais precisam ser acompanhados de perto pela sua equipe, pois favorecem e facilitam as ações de pessoas mal-intencionadas.

Para isso, mapeie onde estão os seus pontos-cegos e sempre que puder não coloque produtos neles. Mas se essa não for uma alternativa, é interessante usar o seu circuito interno de TV para monitorar esses espaços.

3. Sistema de segurança

Câmeras e sistemas de alarme têm o poder de intimidar ações criminosas, já que passam a sensação de que as pessoas estão sendo monitoradas o tempo todo. Porém, essa não é a única função que os sistemas de segurança têm em um supermercado.

Eles também são essenciais por documentar todas as ações que acontecem dentro do estabelecimento. Em casos de furto, por exemplo, é possível confirmar se houve a ação criminosa e em qual momento ela ocorreu. Portanto, é uma garantia que a empresa tem para comprovar que foi lesada.

4. Produtos com alarmes

Tenha sempre produtos com alarmes. Já se foi o tempo em que era necessário colocar grandes equipamentos nos produtos. Atualmente, esses alarmes são discretos ou podem vir impressos na embalagem ou na etiqueta da mercadoria, facilitando o monitoramento.

Além disso, conte com sistemas nas portas que possam detectar produtos extraviados e acionar a sua equipe de segurança. Assim, será mais difícil que as pessoas saiam do supermercado levando algo que não compraram.

Não há como evitar furtos em supermercados sem conhecer bem a rotina do estabelecimento e investir em técnicas que mesclem recursos tecnológicos e o trabalho da sua equipe de colaboradores. Portanto, assegure que haja boas práticas — como as listadas neste texto — e garanta mais segurança ao seu negócio.

Gostou deste artigo sobre como evitar furtos em supermercados? Então nos deixe um comentário com suas ideias e opiniões!

Comentários

comentários