Como Montar uma Pizzaria: Guia com o passo a passo completo

Se você está se perguntando como montar uma pizzaria, então veio ao lugar certo. Confira!
como montar uma pizzaria

Se você está se perguntando como montar uma pizzaria, então veio ao lugar certo. Hoje, a KCMS vai te ensinar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

Por que montar uma pizzaria?

Montar uma pizzaria é uma ótima maneira de encontrar um novo nicho de mercado e começar a faturar mais vendendo um produto amado pelos brasileiros.

Trata-se, no fim das contas, de um negócio que pode dar muito certo, entretanto, é necessário se manter atento à concorrência para sempre oferecer um diferencial a mais para os seus clientes.

Quais são os principais desafios de montar uma pizzaria?

Montar uma pizzaria é uma atividade que traz consigo uma série de desafios que você terá de enfrentar se quiser ter sucesso dentro da área.

Em primeiro lugar, trata-se de um nicho de mercado com um alto índice de concorrência, afinal, a pizza é uma das comidas favoritas do brasileiro, então é óbvio que você vai encontrar muitos rivais onde quer que você abra o seu estabelecimento.

Além disso, também é necessário levantar toda a documentação obrigatória, afinal, você estará abrindo uma nova empresa. Confira a seguir os principais documentos necessários:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada de RG e CPF;
  • Registro de compra de alimentos;
  • Cópia de contrato de locação ou compra e venda;
  • IPTU do imóvel;
  • Folha espelho do IRPF;
  • Alvará de funcionamento.

Entretanto, é importante lembrar que, dependendo da região e de suas especificidades, pode ser necessário apresentar mais documentos antes de colocar o seu novo negócio para funcionar.

Qual o custo para abrir uma pizzaria?

Não é possível oferecer um preço exato quanto você vai gastar para abrir uma pizzaria, mas lembre-se que você terá de gastar com alguns equipamentos essenciais para a operação. São eles:

  • Fonro;
  • Fogão;
  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Utensílios para cozinha;
  • Cortador de frios;
  • Embalagens de pizza;
  • Masseira;
  • Máquina de rolamento;
  • Processador de alimentos;
  • Mesas e cadeiras;
  • Copos, louça e talheres;
  • Etc.

Em uma estimativa geral, o custo de todos esses equipamentos pode ficar entre R$20.000,00  e R$35.000,00, mas esse valor vai variar de acordo com o equipamento que você já tiver ou for comprar.

Como montar uma pizzaria: passo a passo completo

Agora que você já sabe as principais vantagens, desafios e o custo para abrir uma pizzaria, vamos a um passo a passo completo de como abrir uma. Confira:

dicas de como montar uma pizzaria

1º Passo – Faça um plano de negócios

Esse é o primeiro passo para qualquer tipo de empreendimento com o qual você queira se envolver. Começar um novo negócio sem ter um plano de negócios é um dos erros mais fundamentais e que podem te levar o fracasso.

Portanto, construa esse documento com atenção, levando em conta todos os detalhes e especificidades do seu negócio.

Dessa forma, será possível se adiantar e prever problemas antes deles acontecerem, bem como medir o seu sucesso uma vez que o negócio já estiver funcionando.

2º Defina como será o modelo de atendimento da pizzaria

O segundo passo é definir qual é o modelo de atendimento da sua nova pizzaria. Ela funcionará exclusivamente via delivery? Ou então exclusivamente presencial? Ou você prefere adotar os dois modelos ao mesmo tempo? E o modelo take away?

Definir bem como será o modelo de atendimento é essencial para montar uma pizzaria de sucesso.

Por isso, nesse sentido, o melhor é você optar pelo modelo mais amplo possível, adotando o delivery, o atendimento presencial e o modelo take away.

Dessa forma, você vai conseguir atender todo tipo de cliente e maximizar os seus rendimentos.

3º Faça um levantamentos dos equipamentos necessários

Como vimos nos tópicos anteriores, para montar uma pizzaria, é necessário ter uma série de equipamentos para a fabricação dos seus produtos.

Portanto, a dica é fazer uma lista com todos os equipamentos necessários e se programar para comprá-los antecipadamente.

4º Defina o cardápio

Após comprar todos os equipamentos, chegou a hora de definir o seu cardápio. Lembre-se de ser criativo, pois assim você vai conseguir ter um diferencial a mais.

Quando estiver montando ele para os clientes, tente ser criativo e divertido nas suas descrições, pois isso vai chamar a atenção dos clientes.

5º Tenha bons fornecedores

Uma vez que você definiu o seu cardápio, você vai precisar pensar nas maneiras de torná-lo viável financeiramente, ou seja, você deve procurar por bons fornecedores, que vão te fornecer matéria prima de qualidade a um preço acessível.

Se você não conseguir os ingredientes necessários por um bom preço, então provavelmente terá de repassar esse custo para o cliente se ainda quiser ter lucro.

Portanto, faça uma boa pesquisa de mercado e encontre os melhores fornecedores na sua região, pois assim você conseguirá oferecer uma pizza de qualidade por um preço acessível.

6º Contrate uma boa equipe

Outra dica fundamental para o sucesso de uma pizzaria é contratar uma boa equipe de profissionais para te ajudar na operação.

Se não é você quem vai fazer as pizzas, então contrate um bom pizzaiolo. Também tenha uma equipe de garçons para atender o público no local.

Caso você decida trabalhar com delivery, também vai precisar de uma boa equipe de atendimento para anotar e organizar todos os pedidos da maneira correta.

7º Elabore um plano de marketing

O marketing é outro detalhe fundamental para o sucesso ou fracasso de uma pizzaria.

Como vimos ao longo do texto, a pizza é um produto muito comum e, portanto, a concorrência é muito grande.

Por esse motivo, você sempre deve buscar por modos de destacar o seu estabelecimento.

Um desses métodos é investir no marketing do seu estabelecimento.

Ou seja, desenvolver uma marca forte e chamativa e apostar em estratégias de marketing digital pode ser uma ótima maneira de aumentar o número de pessoas que conhecem a sua marca, e isso certamente levará a um aumento no número de pedidos.

como montar uma pizzaria de sucesso

8º Invista em um bom sistema de gestão

Por fim, a principal dica para montar uma pizzaria de sucesso é investir em um bom sistema de gestão, como os oferecidos pela KCMS.

Um sistema de gestão vai te ajudar a controlar as suas finanças, bem como te ajudar no dia a dia com a organização dos pedidos.

Você vai conseguir deixar a sua pizzaria muito mais organizada e com um fluxo de entregas muito mais rápido e eficiente.

Conheça os planos da KCMS e descubra a melhor opção para sua pizzaria!

Conclusão

E aí? Gostou de ver como montar uma pizzaria? Então vamos relembrar alguns dos conceitos fundamentais para ter sucesso no ramo.

Em primeiro lugar, você deve fazer um plano de negócios e definir qual o modelo de atendimento da sua pizzaria.

Depois, deverá fazer um levantamento de todos os equipamentos necessários. Também é preciso definir bem o cardápio e conseguir bons fornecedores para conseguir oferecer suas pizzas a um preço acessível ao consumidor.

Além disso, você vai precisar contratar uma boa equipe para te ajudar no dia a dia.

E, por fim, uma das dicas mais valiosas é investir em um sistema de gestão de pizzarias, como o que oferecemos aqui na KCMS. Muito obrigado pela leitura!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!