Como otimizar o fluxo de caixa?

Fluxo de CaixaPara que seu negócio permaneça saudável financeiramente, otimizar o fluxo de caixa é preciso. Dividir as movimentações em categorias, ter disciplina para registrar todo e qualquer lançamento, acompanhar diariamente as entradas e saídas, e simplificar o processo optando pelo auxílio de um software de gestão estão entre as medidas que vão fazer a diferença nas finanças da sua empresa.

Em nosso post de hoje, confira como otimizar seu fluxo de caixa sem ter dor de cabeça:

Tenha disciplina para registrar todas as movimentações

Independentemente do valor, todas as entradas e saídas do caixa da empresa devem ser registradas para que o fluxo seja o mais acurado possível. Ao criar o hábito e ter a disciplina de registrar todas as movimentações financeiras, você tem acesso a informações importantes para a tomada de decisões na empresa como, por exemplo, se as saídas superam as entradas no caixa, em que período do mês concentram-se os principais gastos, etc.

Categorize as entradas e saídas de caixa

Além de registrar todas as movimentações financeiras da empresa, tanto de entrada quanto de saída, é ideal separá-las em categorias diferentes. Esse cuidado é importante porque permite que você identifique os principais tipos de despesas e de receitas e, principalmente, de onde elas vêm e, ainda, em que categorias está gastando o dinheiro corporativo — muitos empresários cometem o erro de categorizar apenas como gastos e ganhos.

Acompanhar diariamente a movimentação do caixa do negócio ajuda a identificar se a saúde financeira da empresa está em dia, a prever gastos e não ser pego de surpresa por despesas inesperadas. O ideal é usar o fluxo de caixa para planejar as finanças da empresa com base em rendas que vão entrar e, ainda, em despesas futuras. Nesse sentido, um cuidado é necessário: receitas provenientes de vendas, por exemplo, só entram no fluxo de caixa quando o valor já entrou na conta da empresa — ou seja, vendas a prazo não devem fazer parte do seu fluxo!

Conte com a ajuda de um software de gestão

Apesar de ter a possibilidade de fazer o fluxo de caixa em planilhas, essa não é a melhor opção para a gestão financeira da sua empresa, já que os dados não podem ser acessados de onde você estiver, a chance de anotar algum dado de maneira errada é maior e, ainda, peca no quesito segurança, pois qualquer um pode ter acesso às informações financeiras.

Um software de gestão simplifica o processo de fazer o fluxo de caixa: as movimentações são inseridas com rapidez, a categorização facilita na hora de analisar a situação financeira do negócio, além de fornecer dados precisos e ajudar a planejar o futuro. Outra vantagem de um software de gestão é que as informações ficam armazenadas de forma mais segura.

Otimizar o fluxo de caixa da empresa é essencial para saber exatamente qual é a situação financeira do seu negócio, saber onde cortar gastos e/ou conseguir novas receitas para equilibrar as finanças e planejar o futuro.

Ainda tem alguma dúvida sobre como otimizar seu fluxo de caixa? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comentários

comentários

Motivar a equipecomo precificar