Os canais de vendas estão por toda a parte, sejam online ou offline. Aplicativos, pontos de vendas, quiosques ou até mesmo um link na sua rede social.
Apesar do cenário cheio de desafios deste ano, a Food Consulting projeta que o setor de alimentação tenha uma recuperação gradativa e uma perspectiva de 20% de crescimento no próximo ano. Portanto, podemos dizer que chegou a hora de investir novamente, com cautela.
Antes de falarmos sobre os canais de vendas que podem ajudar o seu foodservice a crescer e é importante esclarecer um ponto. As palavras “canais de vendas” pode dar a ideia ao empreendedor de que se trata apenas de uma forma de fechar negócio virtualmente, pois estamos acostumados com os apps, sites e links. Contudo, a realidade é outra…
Afinal, o que são canais de vendas?
De acordo com especialistas que estudam a forma de consumo do foodservice e outras áreas, os canais de vendas são os meios pelos quais as empresas fecham negócios e vendem os seus produtos. A pessoa ir até o seu salão e comprar um hamburguer faz do seu restaurante um canal de vendas.
O que vimos na retomada pós-lockdown, neste ano, é que muitos empreendedores se preocuparam apenas com o salão e não se prepararam para outras formas de negócio…
Hoje, no entanto, a KCMS vai explorar oito sugestões de canais de vendas para você fazer o seu negócio crescer ainda mais neste ano. Vamos juntos?
1. Delivery
Dá para acreditar que muitos foodservices ainda não trabalham com delivery? Esta modalidade é fácil de integrar ao PDV, traz conforto e comodidade ao seu cliente e ainda mantém as vendas altas. Inclusive você pode usar o Pedemais (aplicativo de delivery) da KCMS e criar um app próprio para o seu negócio.
2. Quiosque
Ter um quiosque externo (em shoppings, galerias ou até mesmo em uma área comercial da cidade) pode parecer algo distante para empreendedores do foodservice. Contudo, esta modalidade oferece uma aproximação maior com o cliente, rapidez de venda e aproxima o consumidor do negócio. Com um bom planejamento financeiro, você pode balancear o custo do investimento com o de um bom retorno.
3. Drive-Thru
Com a pandemia e o isolamento social, passamos a entender que muitos negócios poderiam ser feitos no modelo drive-thru. Portanto, por que não aumentar e potencializar os que já existem no setor do foodservice? O drive-thru se trata de uma aposta de baixo risco, pois os brasileiros já estão habituados a esta modalidade e gostam. Ela traz rapidez e pode aumentar em até 35% os lucros mensais de um estabelecimento após a implementação. Questione-se: como o meu negócio, hoje, pode se tornar um drive-thru com baixo investimento?
4. Vending Machines
Se você for um empreendedor mais ousado, por exemplo, aposte na vending machine. Sucesso nos Estados Unidos e países da Europa, as máquinas de vendas automática podem ser instaladas em shoppings, condomínios, academias e até mesmo supermercados. Dependendo do seu produto, ela é uma ótima opção. Além de não ser um custo de funcionários em tempo integral para o local, ela é segura e uma ótima publicidade para o seu ponto de venda principal.
5. Invista no salão
O bom e velho salão é o mais antigo e certeiro de todos os canais de vendas. Afinal, quem não gosta de sentar-se em um restaurante, ser bem atendido e se servir de uma comida deliciosa?
Por isso a última dica da KCMS é esta: caso você ainda não tenha uma verba para investir em outros canais, melhore o que você já possui. Faça uma lista do que pode ser melhorado. Desde móveis, itens de segurança contra a pandemia, televisores, formas de fazer o pedido e mais.
Já imaginou, por exemplo, o seu cliente fazendo um pedido por QR Code? Ou, por exemplo, escolhendo seu prato em um cardápio virtual com tablet? Tudo isso já é possível.
Referência no mercado e em canais de vendas
A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com enorme presença no mercado brasileiro desde 1998. Todos os anos investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento, tudo para melhorar o resultado de empreendedores como você.
Com um elevado grau de tecnologia, as soluções da KCMS foram feitas pensando no empreendedor moderno, que pode acessar seus dados em qualquer lugar no mundo pela tela do celular. Contudo, oferecemos dados complexos de uma forma simplificada, economizando tempo e ajudando em uma tomada de decisão assertiva.
“A partir do momento que instalamos, tudo mudou. Por exemplo, foi como da água para o vinho”, Airton Corrêa, proprietário do restaurante japonês Naomi, em Sorocaba, um dos maiores da cidade.
Fique ligado em tudo o que acontece no mundo do foodservice com a KCMS
A KCMS tem uma presença diária nas redes sociais, portanto, nossa equipe publica pílulas de informação, tirando dúvidas de todos os empreendedores que estão presentes em nossas redes. Não fique para trás, esteja sempre por dentro das novidades do mundo da alimentação.
Siga a KCMS no Facebook e no Instagram. Para mais conteúdos educativos, acesse o nosso blog.