Controle de estoque: por que apostar nessa tendência?

controle de estoque

A empresa está se desenvolvendo bem e as vendas têm acontecido em um ritmo promissor. Nesse momento, é recomendável ter à mão um controle de estoque efetivo que permita ao menos atender à demanda sem, no entanto, acumular desnecessariamente produtos que não possuem mercado imediato.

Esses pequenos cuidados garantem que a empresa estará sempre em sintonia com os clientes sem desperdiçar recursos. Nesse sentido, apostar em uma solução de controle de estoque pode ser uma boa alternativa para atingir o equilíbrio desejado. Conheça algumas vantagens de ter sempre à mão as informações que precisa com a utilização de um sistema online de controle:

Facilidade de uso

A utilização de uma plataforma de controle de estoque proporciona que as operações sejam feitas de forma prática e intuitiva. Assim, não são mais necessárias as planilhas eletrônicas e, por consequência, as complicadas fórmulas e ajustes constantes. Operações complexas como a realização de inventário, por exemplo, podem ser executadas de maneira simples e rápida. Para além do tempo economizado com essas tarefas, o número de funcionários envolvidos em sua realização é drasticamente reduzido.

Agilidade de processos

Com o sistema controlando o estoque da empresa, os funcionários podem se dedicar efetivamente ao negócio. As ferramentas disponíveis online oferecem a possibilidade de automação completa, incluindo a emissão de notas fiscais e relatórios. Mais que isso, um bom sistema de controle de estoque possui inteligência para monitorar o negócio e emitir alertas sobre situações críticas predefinidas pela administração.

Integração entre os setores

Em um sistema online, os dados ficam disponíveis imediatamente aos setores que precisam acessá-los. Não será mais preciso enviar as informações por e-mail ou transferi-las para outro computador, tampouco alertar aos departamentos da empresa sobre a atualização de determinada informação. Instantaneamente, tudo estará integrado e à disposição, o que garante agilidade para os negócios.

Segurança das informações

Estar disponível não significa estar vulnerável. Em um sistema de controle de estoque, os dados da empresa ficam armazenados em um ambiente seguro, provido com cópias de segurança e mecanismos de controle, que permitem o acesso somente de quem estiver autorizado para tal. Com isso, não é necessário investir no aparato tecnológico, possibilitando que os recursos sejam utilizados em benefício do negócio da empresa. Quando se fala em segurança, também é importante mencionar que a automação reduz a ocorrência de erro humano no manuseio e realização de determinadas operações.

Melhor gestão do estoque

Esse é talvez o principal objetivo e, em consequência, também a vantagem mais importante de investir em um sistema de controle de estoque online. Com as informações sempre atualizadas e disponíveis instantaneamente, a identificação das necessidades de aquisição de mercadorias — por meio de alertas automáticos — e o gerenciamento do estoque acumulado são simplificadas, permitindo uma administração mais enxuta e efetiva dos ativos da empresa. O sistema pode, inclusive, ser configurado para disparar solicitações de compra quando o estoque atingir níveis mínimos, sem a necessidade de intervenção humana direta. É mais eficiência para a empresa e a garantia de atender à demanda.

Agora você já conhece as vantagens de realizar o controle de estoque online. Se ainda não usa essa ferramenta de gerenciamento, veja em nosso blog ótimas dicas para movimentar o estoque parado da empresa.

Baixe grátis nosso [E-book] Guia definitivo para uma gestão de estoque eficiente

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!