5 dicas de organização para restaurantes

A organização de um restaurante não depende exclusivamente do modo como as coisas andam na cozinha.

Além de elaborar um menu saboroso, um restaurante precisa estar atento a outros detalhes que são importantes para manter seu funcionamento. Por isso, conhecer algumas dicas de organização é um prato cheio!

Sem dúvidas, lidar com diversas responsabilidades, que vão desde a cozinha até a mesa do cliente, é uma tarefa que exige muitos cuidados. Afinal, para alcançar o objetivo de proporcionar uma experiência agradável aos visitantes, não basta agradar somente o paladar.

A otimização de espaços, os cuidados com a higiene e os atendimentos automatizados, por exemplo, são alguns detalhes que podem fazer toda a diferença, quando bem executados.

Sabendo disso, se você deseja tornar o seu restaurante referência para os clientes, confira as 5 dicas de organização que acabaram de sair do forno!

1. Otimize o espaço do seu restaurante

Independentemente do tamanho de um restaurante, o espaço não pode ser resumido entre a cozinha e a área de recepção para os clientes.

Vale ressaltar que um restaurante está destinado a proporcionar um ambiente aconchegante e atraente para os seus convidados. Por isso, vale a pena investir em decorações, espaços adequados para a circulação de pessoas, além de em uma cozinha apropriada.

Ainda que falte espaço, é importante usar a criatividade e aproveitar todos os lugares, incluindo as portas e o próprio teto, usando ganchos e fixadores para prateleiras.

2. Fique atento à organização do freezer

O freezer é um importante aliado dentro de uma cozinha, mas qualquer descuido pode desencadear uma série de consequências para o restaurante.

É essencial ficar atento ao funcionamento desse aparelho, a começar pela separação de alimentos, sendo interessante dividir carnes, legumes, frutos do mar e frutas em espaços diferentes.

Outra dica para garantir a durabilidade de todos os alimentos no freezer, é guardar os itens mais novos no fundo. Dessa forma, você reduz as chances de deixar qualquer coisa estragar por exceder o prazo de validade!

3. Utilize comanda eletrônica para agilizar o atendimento

A tecnologia invadiu o século XXI, então, cabe ao seu restaurante acompanhar as novas tendências, tornando a experiência dos clientes ainda mais satisfatória. Diante dessa evolução, aposentar as comandas de papéis, substituindo-as pela comanda eletrônica, tem sido a melhor alternativa do meio corporativo.

Com resultados imediatos, a comanda eletrônica elimina qualquer erro cometido por falhas de cálculos. Além disso, um sistema automatizado torna o atendimento mais rápido, e, assim, você ganha tempo para atender outras mesas.

4. Tenha uma rotina de limpeza

Limpeza é um assunto que precisa ser colocado em pratos limpos! Considerada uma prioridade para quem está inserido no ramo da alimentação, a higiene deve ser introduzida na rotina de qualquer restaurante.

Lembre-se de que grelhas, tábuas, pratos, talheres, mesas e todos os demais acessórios que fazem parte de um restaurante precisam ser limpos diariamente. Além disso, o chão, os banheiros e os demais ambientes precisam estar limpos para receber os clientes.

O mesmo cuidado também precisa ser aplicado para os uniformes e os itens de segurança, como botas, toucas, luvas e aventais.

5. Mantenha a sua cozinha arrumada

Nenhuma boa comida poderá ser preparada em um ambiente desordenado, e, muitas vezes, é exatamente isso o que acontece, tanto nas cozinhas domésticas quanto nas profissionais.

Para facilitar a sua rotina, deixe sempre disponível as facas que são mais utilizadas, as panelas mais importantes, os temperos que não podem faltar e os demais utensílios que são úteis para qualquer cozinheiro. O restante do estoque poderá ficar devidamente armazenado em prateleiras, abrindo espaço para os elementos essenciais.

Nossas dicas de organização ajudaram você? Então continue aprendendo mais para melhorar o seu restaurante conferindo dicas para otimizar a gestão de filas em seu negócio!

Comentários

comentários

Boas Festas 2017