7 dicas para ajudar na otimização dos processos de controle de estoque

Otimização de Estoque

Dentre as tantas formas de controle existentes para manter seu estoque sempre em dia, investir em um software de gestão para a otimização do mesmo pode ser uma boa saída.

 

Um estoque bem gerenciado é garantia de sucesso e rentabilidade para qualquer empresa, independente do porte ou ramo de atuação. O controle de estoque pode ser considerado uma estratégia que gera vantagem competitiva para sua empresa. E negligenciar esse controle é ter prejuízo.

Um controle de estoque eficiente permite que o empresário tenha uma visão mais global do seu negócio. E baseado neste controle, será possível elaborar uma série de levantamentos que o apoiarão nas tomadas de decisões:  tempo de armazenamento de cada item, média de consumo, gráfico de venda de determinado produto, ou ainda, planejar compras com base no histórico de movimentação, entre tantos outros recursos.

Ter uma visão geral do negócio permite que o empresário se antecipe aos problemas de armazenamento que possam surgir ao longo do período, como perda de produtos por conta da data de validade, ou ter produto estagnado na prateleira. Estoque parado é dinheiro perdido, e para garantir um bom controle do seu estoque é preciso, antes de tudo, ter uma boa movimentação dos produtos.

Dentre as tantas formas de controle existentes, investir em um software de gestão pode ser uma boa saída. A automação do estoque pode ajudar muito na evolução da empresa impactando positivamente no resultado mensal. Veja algumas dicas que te ajudarão na otimização dos processos de controle de estoque:

1. Escolha do local

O estoque é o coração da empresa, por isso ele deve ser bem pensado, planejado. Deve ter espaço suficiente para abrigar os produtos, máquinas, equipamentos entre outros itens que serão utilizados pela empresa. Muitos aspectos devem ser levados em consideração: espaço, prateleiras de armazenamento, luminosidade, ventilação, e ainda, deve-se contar com uma projeção de crescimento que a empresa possa ter, que o espaço também deverá comportar.

Se possível, conte com a ajuda de um profissional de engenharia ou arquitetura para planejar este local.

2. Contrate mão de obra capacitada

São muitos os detalhes que fazem um estoque ser bem organizado e funcional. O profissional deverá cuidar, além da organização dos produtos, terá que lidar também com entradas e saídas de mercadoria, além de estar atento para a data de validade de cada item. Por isso, um profissional bem treinado pode ser a chave para um estoque organizado.

3. Conheça as práticas de mercado para controle de estoque

Mantenha-se atualizado sobre as várias formas de controle e armazenamento de cada item do seu estoque. Há no mercado inúmeras formas de se controlar, segue algumas delas:

  • PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), uma técnica que controla o estoque a partir de uma ordem cronológica, sendo que os produtos que estão a mais tempo armazenados têm prioridade para sair.
  • UEPS (Última a Entrar e a Primeira a Sair), que se baseia no preço do último lote armazenado.
  • Média Ponderada, que faz o controle do estoque a partir do valor médio das mercadorias estocadas.

Independente do método adotado para a otimização de estoque, é preciso estar inteirado sobre cada detalhe do processo.

E mais: quer saber como fazer o controle de estoque do seu restaurante? Veja este post!

4. Inventário periódico

Manter a rotina de emitir um inventário periódico permite que o dono da empresa conheça todo o material existente no estoque, evitando perdas ou desvio de mercadoria, impactando positivamente no resultado final.

5. Boa negociação com fornecedores

Trabalhe sempre com fornecedores de confiança, além de conhecer a qualidade do produto oferecido por eles, você poderá confiar no prazo de entrega. Nem sempre bom preço é o suficiente para finalizar uma boa compra. De nada adianta pagar mais barato na mercadoria se o fornecedor não é comprometido com a data de entrega do produto. Para ter um controle de estoque eficiente você deve fechar parcerias que cumpram os prazos estabelecidos e jamais o deixem na mão.

6. Promoções

Faça bom uso das promoções, pois elas servem para eliminar produtos parados no estoque por muito tempo, gerando rotatividade e evitando perdas financeiras. De quebra, você consegue atrair mais publicidade e pode conquistar ou até mesmo fidelizar clientes.

7. Software de gestão para otimizar o controle de estoque

Faça o uso de um bom software de gestão, ele poderá auxiliar na otimização de estoque, cuidando de todo o processo de armazenamento, saída e entrada de produtos.

A automatização do estoque de uma empresa permite aos gestores identificar demandas, prever necessidades, avaliar comportamentos de compra, analisar lucratividade, dentre outras questões. Tudo isso é possível por meio da organização de informações em um banco de dados disponível para desktops, que permite um controle funcional das demandas e ofertas dos produtos comercializados.

Se quiser saber mais sobre otimização do controle de estoque, baixe gratuitamente o nosso e-book sobre Gestão de estoque eficiente. Boa leitura!

GESTÃO DE ESTOQUE

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!