4 dicas para reduzir a rotatividade de funcionários na empresa!

Um dos principais problemas das empresas hoje é a grande rotatividade de funcionários. Algumas vezes eles são desligados devido problemas técnicos ou comportamentais, ocasionados por um processo seletivo ruim, que não foi capaz de identificar essas questões. Entretanto, às vezes os colaboradores preferem sair em busca de oportunidades melhores.

Você pode evitar esse problema e reduzir o turnover na sua empresa adotando algumas estratégias bastante fáceis de implementar. Quer saber quais são elas? Continue acompanhando este artigo!

1. Dê treinamentos para a equipe

Treinar a sua equipe é uma forma de diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa, seja por desligamento ou pedido de demissão. Afinal, se for o caso de o colaborador não ter as capacidades técnicas ou comportamentais necessárias, os treinamentos e cursos podem atuar nesse sentido.

Eles ainda podem ser considerados por alguns colaboradores como um incentivo e um benefício, o que pode melhorar a motivação e a sensação de pertencimento das pessoas. Portanto, investir em treinamentos é uma excelente estratégia, sejam eles relacionados à parte técnica do trabalho ou a questões comportamentais importantes, como gestão emocional e desenvolvimento de lideranças.

2. Invista no ambiente de trabalho

Ninguém quer permanecer em um ambiente no qual não se sente bem. Por isso, é fundamental tentar criar um espaço no qual as pessoas se sintam acolhidas e respeitadas. Isso envolve questões físicas e também de relacionamento interpessoal.

É preciso fornecer um mobiliário confortável, ar-condicionado para ter uma temperatura adequada e também computadores e softwares que sejam rápidos e facilitem o trabalho das pessoas.

Além disso, o setor de recursos humanos deve criar programas de integração entre os colaboradores, como a promoção de happy hours ou comemorações mensais para os aniversariantes. Assim, as pessoas vão se sentindo mais próximas umas das outras e desenvolvendo um relacionamento amigável no ambiente de trabalho.

3. Ofereça bons salários e benefícios

Para reduzir a rotatividade de funcionários na empresa, é preciso fazer com que as pessoas se sintam valorizadas. Invariavelmente, isso envolve questões financeiras, como salário e benefícios. Afinal, assim como você, os seus colaboradores também têm sonhos e objetivos para realizar, que muitas vezes envolvem dinheiro, como uma casa própria ou a faculdade de um filho.

Então, na hora de recompensar os seus funcionários, não ache que um elogio é suficiente. Se você quer contratar e reter talentos, é preciso pagar bem. Ofereça salários que estejam na média ou acima da média de mercado e seja generoso nos benefícios. Vá além do vale-transporte e vale refeição, pois isso qualquer empresa oferece. Plano de saúde e odontológico, por exemplo, são boas opções.

4. Tenha um bom plano de carreira

Mais do que um bom salário, os profissionais mais jovens buscam oportunidades de crescimento. Por essa razão, muitas pessoas trocam constantemente de emprego, sempre em busca de algo melhor.

Então, é preciso ter um plano de carreira estruturado, com possibilidades de ascensão dentro da companhia. Pessoas que começam em cargos mais operacionais, precisam saber que algum dia elas podem assumir posições gerenciais. Isso será um incentivo para continuar se aperfeiçoando e permanecer na empresa, diminuindo a rotatividade de funcionários e aumentando a sua produtividade.

Cabe ao departamento pessoal, junto com a diretoria da empresa, elaborar um plano de carreira que valorize os colaboradores e que permita que eles construam uma trajetória dentro da organização.

Com um bom planejamento, é possível colocar estas dicas em prática e perceber os benefícios da redução na rotatividade de funcionários. Dentre eles, destacam-se a economia de tempo e dinheiro que processos seletivos custam e o fortalecimento da cultura da empresa, que sempre é repassada pelos colaboradores que estão há mais tempo na organização.

Gostou de aprender as dicas para reduzir a rotatividade de funcionários na sua empresa? Então, compartilhe o texto nas suas redes sociais para que outras pessoas também se beneficiem com a leitura!

Comentários

comentários

ticket médioContas a Receber