Entenda a importância de analisar seu plano de contas

Você sente a necessidade de compreender melhor as finanças do seu empreendimento ou da empresa onde trabalha? Gostaria de ter uma visão mais ampla da situação financeira da sua empresa, ou mesmo dar mais agilidade a processos, sobretudo do setor de contabilidade? Ou talvez você tenha dificuldades em encontrar tributação adequada para seu negócio?

Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, então o plano de contas é a ferramenta que fará a diferença na sua gestão.

O que é plano de contas?

O plano de contas (também conhecido como elenco de contas) nada mais é que o agrupamento de todos os débitos e créditos que a sua empresa possui. Em outras palavras, é o registro de todas as contas de que a empresa precisa para registrar as movimentações financeiras que aconteceram durante sua operação.

Assim, o plano de contas fornece um panorama mais amplo e concreto acerca da situação financeira real da empresa, dando dados e instrumentos valiosos para que você possa tomar decisões acertadas.

De posse dessa visão mais ampla, é possível enxergar com clareza quais setores precisam de reformulações ou cortes orçamentários, quais estão gerando mais lucro e quais aqueles que poderiam se beneficiar de uma maior injeção de recursos. Além disso, um plano bem elaborado pode dinamizar o trabalho do setor contábil da empresa, agilizando o pagamento de tributos e encargos e reduzindo a inadimplência.

Como organizar seu plano de contas

Para que você possa extrair o máximo de seu plano de contas e reduzir as despesas, é preciso que ele seja bem organizado, de forma a possibilitar uma leitura eficaz por qualquer pessoa que precise acessá-lo.

Por mais que cada empresa seja individual, e portanto requeira um plano personalizado às suas necessidades, existem elementos universais que devem estar presentes em seu elenco de contas. Para obter um planejamento eficiente, é interessante dividi-lo nos seguintes grandes grupos:

  • Ativo: contém todas as contas que representam bens ou direitos da empresa;
  • Passivo: aqui devem ser agrupadas todas as obrigações da empresa, bem como seu patrimônio líquido;
  • Receitas e Despesas: aqui encontram-se todas as contas de resultado. Quando seu saldo é credor, representa um receita; se o saldo for devedor, tem-se uma despesa.

Atenção ao detalhamento

Criar contas detalhadas e organizadas em níveis e subníveis, vai lhe conferir um maior nível de controle sobre as receitas e despesas da empresa. Por exemplo, dentro do grupo “Despesas”, você pode lançar a conta “Despesas Fixas”, sob a qual entrarão lançamentos como Aluguel, Salários, Internet e outros.

Para garantir que seu plano de contas será lido de forma rápida e eficaz, procure estruturá-lo em forma de árvore:

1. Despesas;

1.1. Despesas fixas;

1.1.1. Aluguel;

1.1.2. Salários;

Dessa forma, a visualização das contas e os lançamentos contábeis serão mais simples e ágeis.

Agora que você já sabe como estruturar um plano de contas eficiente e conhece os benefícios dessa ferramenta para seu negócio, aproveite para baixar nosso ebook e tenha acesso mais recursos que ajudarão você e sua empresa a alcançar seus objetivos de forma muito mais ágil!

 

 

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