Faça uma gestão de custos eficiente no varejo

Diversos aspectos precisam ser levados em consideração na hora de construir uma empresa de sucesso. A gestão de custos é um dos processos essenciais para os empresários que buscam melhorar a eficiência financeira do negócio, otimizar os seus lucros e ter sobra de caixa para promover investimentos e expansões.

Além disso, é indispensável controlar as despesas na compra de mercadorias, insumos ou para a prestação de um serviço. Assim, será possível reduzir o valor final de seus produtos ou trabalho, tornando o negócio mais competitivo e atrativo no mercado.

Agora que você já sabe a importância de uma gestão de custos eficiente, que tal aprender como fazê-la? É só conferir os próximos parágrafos!

Crie um planejamento

Antes de sair cortando despesas e cobrando de seus colaboradores a redução no uso de materiais e insumos, é necessário montar um planejamento que preveja a diminuição de custos. Esse processo é importante para garantir que não sejam feitos cortes que venham a impactar negativamente a produtividade do negócio.

É normal ver empresários adotando uma gestão de custos única para toda a empresa, porém, esse modelo não leva em consideração as peculiaridades de cada setor. Portanto, é necessário avaliar o negócio como um todo e identificar as despesas em cada área que podem ser cortadas ou reduzidas.

Analise e identifique gastos

A redução de custos pode acontecer de diferentes maneiras, mas, para que dê certo, é importante avaliar com cuidado o que será cortado. O objetivo é eliminar os gastos considerados desnecessários sem que isso prejudique a eficiência e a produtividade da sua empresa. Portanto, analise as suas contas.

Uma construtora, por exemplo, pode adotar um modelo de orçamento controlado para reduzir o uso de materiais e insumos em uma obra. Já um escritório ou uma loja pode adotar alternativas para reduzir a conta de energia elétrica ou mapear os tributos da empresa para reduzir o pagamento de impostos.

Estabeleça metas na gestão de custos

Não basta analisar as suas contas, identificar o que pode ser cortado ou reduzido e montar um planejamento para otimizar as suas despesas. É necessário também adotar metas que auxiliem na compreensão dessas contas e na conscientização dos colaboradores sobre a necessidade de economia, promovendo sua redução.

Dessa forma, o empresário precisa entender como aquela despesa impacta na rotina empresarial e como a redução ou corte influenciará o seu orçamento. Depois, é interessante criar um plano de metas que permita diminuir a conta dentro do limite e prazo esperado, tornando a gestão financeira mais eficiente.

Acompanhe o estoque

Produtos e insumos com baixa rotatividade ou parados no estoque representam perda de dinheiro, já que não há retorno do investimento feito na compra dos materiais ou produtos, assim como há gasto para a manutenção do armazenamento. As empresas têm que se preocupar em dar giro às suas mercadorias.

Para isso, planeje a compra ou reposição de mercadorias e insumos conforme as suas vendas ou linha produtiva. Assim, você conseguirá ter um equilíbrio maior em relação à entrada e à saída dos produtos ou matéria-prima, evitando que haja desperdício e diminuindo os gastos desnecessários com o estoque.

Com a gestão de custos, a sua empresa terá mais eficiência financeira, direcionando melhor os seus recursos e viabilizando fazer investimentos que permitam desenvolver o negócio e ganhar mercado. Aproveite as dicas apresentadas neste texto e coloque em prática no seu dia a dia.

Gostou deste artigo sobre gestão de custos? Então entre em contato com a KCMS e saiba como podemos lhe ajudar ainda mais!

Comentários

comentários

plano de contasdatas comemorativas