Feedback de cliente: qual a importância e como recebê-lo?

Receber feedback de clientes é algo que assusta alguns empresários. Porém, já é hora de saber que ouvir a opinião do consumidor, seja ela positiva ou negativa, é extremamente benéfico para o aperfeiçoamento e crescimento do seu negócio.

O feedback do cliente pode ajudar a empresa em diversos aspectos, entre os quais podemos destacar: conhecer melhor o seu público e quais são os seus anseios, melhorar o atendimento e entender as tendências do mercado no qual está inserido.

Entretanto, não basta ouvir a opinião do cliente e achar que isso já é suficiente. É preciso coletar esses dados, analisá-los e utilizá-los estrategicamente, agindo para atender as necessidades de melhorias apontadas e potencializando os pontos que receberam elogios.

Lembre-se de que os feedbacks positivos também são um excelente recurso para valorizar seus colaboradores e motivá-los, pois eles precisam ter o reconhecimento de seu trabalho. Portanto, sempre repasse os elogios para quem os merece.

Ficou interessado no assunto e quer descobrir algumas maneiras de conseguir feedbacks de seus clientes? Confira abaixo!

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são muito comuns e ajudam bastante a coletar feedbacks construtivos. Elas podem ser feitas por meio de formulários, de maneira virtual ou ainda, pessoalmente, no estabelecimento.

Existem diversas metodologias de pesquisas de satisfação, que devem avaliar tópicos como o atendimento ao cliente, prazos de entrega, limpeza do ambiente, qualidade dos produtos e serviços prestados, etc.

Escolha a que mais se adequa ao perfil da sua empresa e dos seus clientes e leve a sério seus resultados.

Monitoramento de redes sociais

Hoje em dia tudo está na internet e as pessoas adoram expor suas opiniões sobre todos os assuntos nas redes sociais. Com as empresas não é diferente, já que é comum encontrarmos depoimentos de clientes apaixonados por determinada marca ou reclamando de algum produto ou serviço.

Por isso, sempre monitore o que falam sobre a sua empresa nas redes sociais e procure responder todas as menções, sejam elas boas ou ruins. Construir um relacionamento transparente com seus clientes é a melhor maneira de conseguir mais feedbacks sinceros e promover melhorias no seu negócio.

O monitoramento pode ser feito por meio de buscas na web e também com o uso de softwares específicos para isso. Consulte também sites como o Reclame Aqui, onde os consumidores costumam postar queixas sobre algo que não gostaram.

Canais de atendimento para o feedback

Para que o cliente se sinta convidado a dar seu feedback, é preciso que hajam canais de atendimento específicos para isso. O canal ideal vai depender do tamanho da sua empresa e do perfil do seu público, porém podem ser disponibilizados: telefone, whats app, e-mail, chat online, redes sociais, etc.

Caso sua marca ainda não tenha nenhum perfil nas redes sociais, considere a sua criação, escolhendo as redes mais adequadas, de acordo com o segmento em que atua e seu público-alvo.

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