Gestão de negócios: 5 erros que podem quebrar uma empresa

Erros que podem quebrar uma empresa

O sucesso da gestão de negócios está nos detalhes. Uma empresa não quebra por causa de um único erro, mas por uma sucessão de deslizes que são aparentemente simples de serem resolvidos ou que não têm consequências imediatas.

Para que você não passe por esse problema que pode arruinar seu negócio, apresentamos a seguir 5 erros que quebram uma empresa, e também dicas de como evitar que isso aconteça. Confira!

1. Não possuir uma plano de negócio

Este é um dos erros que podem quebrar a empresa em pouco tempo. Quando você tem uma empresa e não cria um plano de negócio, você não consegue prever as melhores oportunidades nem se preparar para eventuais imprevistos.

O plano de negócio é um recurso indispensável para o conhecimento de todas as etapas de seu negócio. Ele deve incluir seus objetivos, as informações sobre o produto ou serviço que você oferece, os fornecedores, o capital disponível e as metas em curto, médio e longo prazo.

Ao finalizar esse plano, você terá as informações necessárias para estabelecer metas e gerar mais lucro para o seu negócio.

2. Não ter controle financeiro

Gestão de negócios que não considera o controle das finanças pode quebrar a empresa. Afinal, como garantir o funcionamento do negócio sem ter assegurados os recursos necessários?

Tenha um documento para o controle de todas as movimentações financeiras de sua empresa: contas a pagar e receber, despesas com salários, capital de giro. São essas informações que permitem a você identificar a real situação do negócio e repensar as estratégias, caso perceba que o patrimônio da empresa está ameaçado.

E nada de misturar as finanças pessoais com as do seu negócio. Nunca use o caixa particular para pagar despesas da empresa e vice-versa. Caso você perceba que tem cometido esse erro, recalcule os seus gastos.

GESTÃO FINANCEIRA

3. Não prezar pelo bom atendimento ao cliente

Outro erro comum: caprichar na gestão de negócios apenas nos processos internos da empresa e esquecer do atendimento ao cliente.

O bom relacionamento com os consumidores é um investimento fundamental para a garantia de sucesso do seu negócio. Esteja aberto às críticas e sugestões que eles têm a oferecer, crie promoções, etc. A proposta aqui é melhorar a experiência do cliente, pois, quanto melhor o atendimento, maiores as chances de fidelização desse cliente.

4. Não dispor de profissionais qualificados para a função

Os erros nos processos administrativos são difíceis de identificar em um primeiro momento, mas podem causar danos irreparáveis ao negócio. Evite essa falha logo no início. Independentemente da atividade de sua empresa, é fundamental que você tenha à disposição profissionais qualificados para o exercício das funções.

Vale lembrar ainda que os processos mudam ao longo do tempo, e é necessário investir para deixar a equipe mais eficiente. Mais motivado, o time reconhece esse investimento e retribui com um trabalho de maior qualidade.

No caso de familiares e amigos, não cometa o erro de oferecer uma oportunidade de trabalho se eles não possuírem experiência no cargo ocupado. Exija deles o mesmo comprometimento que você cobra dos outros profissionais.

5. Não estar aberto às mudanças

Não existe um único jeito de fazer gestão de negócios. Porém, muitos empresários acabam insistindo na mesma estratégia, apesar de ela não parecer mais tão eficiente quanto no início. Essa inflexibilidade pode custar caro e até mesmo quebrar a empresa.

Esteja aberto às mudanças que podem otimizar os resultados e recorra à ajuda profissional sempre que você sentir necessidade de aconselhamento. A responsabilidade de gerir um negócio não é uma tarefa simples, e você não precisa cuidar de tudo sozinho.

Gostou das nossas dicas para evitar os erros de gestão de negócios que podem quebrar sua empresa? Já passou por um desses problemas? Como conseguiu resolver a situação? Participe dessa conversa aqui nos comentários!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!