Importância da gestão financeira para o seu negócio

Importância da Gestão Financeira

Seja no orçamento doméstico ou na administração de uma empresa, o controle de contas a pagar e a receber é de extrema importância para a gestão financeira. Já imaginou não saber quanto se deve e, no dia do pagamento, ser pego de surpresa com dívidas para quitar? Deixar esse tipo de situação ocorrer pode facilmente levar um negócio à falência.

Confira, a seguir, algumas dicas para você realizar com eficiência o controle de contas na sua empresa.

Monitore o fluxo de caixa

Se fizéssemos uma comparação, o fluxo de caixa ou a movimentação financeira de um empreendimento seria como a circulação do sangue pelo coração e pelo corpo humano. Por isso, o empresário deve ter uma atenção especial para as entradas (receitas) e as saídas (gastos) que o negócio possui. Muitas vezes, por não fazer esse controle, a empresa perde dinheiro, já que não inclui custos “pequenos”, como os de embalagem, no cálculo do preço final do produto.

O monitoramento do fluxo de caixa permite que o empreendedor tenha um panorama da situação financeira da empresa e, com isso, saiba de onde mais vem as receitas e quais são as principais fontes de custos. Dessa forma, ele saberá onde aumentar ou diminuir os apelos de venda, como promoções, além de onde deve concentrar esforços para redução de gastos.

Use a tecnologia para a gestão financeira

Diferentemente do acompanhamento do orçamento familiar, que pode ser feito numa planilha eletrônica, já que não há tantas informações, o controle de contas de uma empresa requer uma ferramenta profissional, como um software de gestão. Afinal, mesmo em pequenos negócios existem várias contas a pagar e contas a receber em períodos curtos, como em um único dia. Com tantas tarefas para resolver, o empresário não pode confiar apenas na memória para fazer a gestão financeira do seu estabelecimento. Como você bem sabe, alguns dias de atraso no pagamento podem significar multas e juros, portanto, use a tecnologia a seu favor.

Organize as datas

Muitos empresários se perdem na gestão financeira, por não possuírem o capital de giro necessário para cobrir despesas do dia a dia. Logo, pode ocorrer de o estabelecimento ter que pagar uma conta num dia, mas receber o valor de uma venda a prazo alguns dias depois. Para evitar que isso aconteça, o empreendedor deve analisar o fluxo de caixa, negociar com fornecedores e concentrar o pagamento das contas em datas convenientes à empresa, ou seja, nos dias em que ela estiver com dinheiro no caixa suficiente para a quitação das dívidas.

Faça o planejamento financeiro

Uma vez que você faz a gestão financeira, fica mais fácil planejar as finanças da empresa, por exemplo, por meio de projeções do fluxo de caixa. Se você conhece a média mensal de gastos do seu negócio, saberá quanto ele precisará faturar para chegar ao ponto de equilíbrio, em que as receitas se igualam aos gastos. Com a previsão das entradas, também é possível saber se vale a pena ou não fazer empréstimos ou investimentos.

Como você pôde notar, o controle de contas é um importante instrumento de gestão para que o seu negócio alcance o sucesso. Você tem o hábito de monitorar as contas a pagar e a receber? Como faz isso? Conte sua experiência aqui nos comentários!

GESTÃO FINANCEIRA

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!