O que não pode faltar em um restaurante de sucesso?

Um restaurante de sucesso não é aquele que conta apenas com um atrativo, como um prato principal ou instalações modernas. É preciso levar em conta diversos fatores para que o restaurante deslanche e caia no gosto dos clientes. Confira nesse post o que é essencial para um restaurante de sucesso!

Planeje os custos operacionais

O primeiro passo para o sucesso é gastar apenas o necessário e não perder o controle financeiro sobre as operações. É fundamental que os administradores do restaurante tomem cuidado com as finanças, principalmente em tempos de economia enfraquecida, como agora. Um rígido controle das finanças e um planejamento dos custos fará com que o processo de precificação dos serviços seja muito mais preciso. Com um controlo bem feito os gestores conseguem estipular reservas estratégicas e gastos com itens como decoração.

Treine os funcionários

Garçons, maitres, hostess e baristas bem treinados são mais eficientes. Produzem mais e por terem passado por treinamentos são mais propensos a saber lidar com o público de forma mais satisfatória. Não são os garçons piadistas e extrovertidos, mas sim uma equipe preparada para atender o público e interpretar as diversas situações, já que nem todos os clientes estão em busca de conversa com os garçons. É preciso também saber como motivar os seus funcionários para que eles mantenham o desempenho essencial enquanto exercem sua função.

Equipe a cozinha

Não há nada mais desestimulante para um chef criativo do que ter que abandonar uma ideia por falta de equipamento. Utensílios de cozinha não são artigos baratos, mas é importante fazer um investimento para que o material oferecido aos cozinheiros seja suficiente para que eles elaborem as receitas do cardápio e até mesmo façam alguma novidade.

Tenha o cardápio certo

Um cardápio com milhões de páginas de opções para os clientes não é sinônimo de restaurante de sucesso. Existem aquelas casas que são especializadas e mantêm um cardápio mais simples com poucos pratos. Independente de qual for seu estilo, é importante que o cardápio atenda às expectativas do público alvo e que esteja alinhado com o estilo do restaurante.

Mantenha o local limpo

Muitas pessoas desistem de ir a um bar ou restaurante por pensarem na possibilidade de não encontrar padrões mínimos de higiene. Isso significa que é preciso tomar muito cuidado com a limpeza do local para que os clientes não fiquem com má impressão. Mantenha uma equipe de limpeza sempre a postos para resolver os imprevistos do dia de trabalho e para realizar manutenções periódicas, principalmente nos banheiros e cozinha.

Dê ouvidos aos clientes

Um restaurante que planeja alcançar o sucesso precisa ouvir seus clientes, principalmente aqueles que não se sentiram 100% satisfeitos. Esteja aberto para todas as críticas e sugestões e as entenda, sem fazer pouco caso das opiniões. Afinal, toda crítica é uma lição a ser aprendida, e os clientes mais exigentes podem transmitir uma dica importante que resultará em em melhorias.

Essas são algumas dicas para que todo restaurante mantenha o seu nível e consiga agradar a sua clientela. Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais dicas de como gerir o seu negócio, como a precificação exata dos seus produtos e serviços e como informatizar o seu restaurante, para que seu negócio continue a crescer.

Comentários

comentários