Skip to content
Blog KCMS
  • Soluções
    • Sistema para Restaurante e Bar
    • Aplicativo de Delivery
    • Cardápio Digital QR Code
  • Revenda
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Educativos
    • Universidade KCMS
  • Entrar
  • Falar com Consultor
  • Experimente grátis
  • Soluções
    • Sistema para Restaurante e Bar
    • Aplicativo de Delivery
    • Cardápio Digital QR Code
  • Revenda
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Educativos
    • Universidade KCMS
  • Entrar
  • Falar com Consultor
  • Experimente grátis

Os 4 pecados capitais da gestão de documentos

Por Tuany Oliveira
Publicado em 8 de fevereiro de 2017
Modificado em 10 de maio de 2019
gestão de documentos

No mercado atual, informação é o ativo mais valioso de uma empresa. Justamente por isso, a gestão de documentos ganhou um lugar especial no planejamento estratégico das organizações. Quem não cuida bem dos seus dados, está perdendo negócios importantes.

Mas cuidado: gestão de documentos não é a mesma coisa de arquivamento de documentos. É uma confusão muito comum que pode ser observada em empresas.

Arquivar documentos é o simples ato de guardar informações, seja em meio físico ou digital. A gestão de documentos envolve o gerenciamento de todo o ciclo de vida dos documentos e informações corporativas, desde o momento em que eles passam a fazer parte da empresa até quando deixam de existir por expiração.

A gestão de documentos é, portanto, um assunto de extrema importância para que a sua empresa siga competitiva no mercado. Veja, abaixo, 4 pecados capitais que você deve evitar no gerenciamento das informações da sua empresa:

1. Falta de controle sobre as emissões e recebimentos

Todo os dias você recebe e emite milhares de documentos, dentre eles notas fiscais, comprovantes, relatórios, etc. A falta de controle sobre essas entradas e saídas é um pecado comum e que gera perdas de dados importantes na empresa.

No caso de notas fiscais, por exemplo, a perda de informações pode implicar, inclusive, em problemas legais para a organização.

2. Falta de controle no arquivamento

Como dissemos, há uma grande diferença entre arquivamento e gestão de documentos. O arquivamento é uma parte da gestão.

Quando se fala em falta de cuidado no arquivamento, o tema gira em torno do armazenamento inadequado e desordenado de papéis dentro da empresa. Por mais que você digitalize algumas informações, ainda existem aquelas que devem ser fisicamente preservadas.

Mas a tecnologia pode ajudar no arquivamento, por meio de um software de gestão que ajude a equipe a guardar e localizar estes documentos de forma fácil e intuitiva.

3. Não ter cópias de segurança

A boa gestão de documentos pressupõe a redundância nos sistemas de segurança da empresa. Imagine que você tenha dados armazenados em um único servidor mas, devido a um acidente causado por questões de eletricidade, você perde esse equipamento. Junto com eles vão os dados e informações importantíssimas para o seu negócio.

Todos os documentos, sobretudo os mais importantes, devem ter cópias de segurança armazenadas em locais distintos dos originais. Isso preserva a segurança da sua empresa e do seu cliente, e conta muitos pontos para a reputação da organização.

4. Não ter controle sobre o acesso aos documentos

Quando você tem uma gestão de documentos eficaz, consegue fazer um rastreamento completo dos arquivos da sua empresa. Assim, é possível saber quais funcionários tiveram acesso aos documentos, quando acessaram e por quanto tempo. Isso traz mais segurança e maior possibilidade de identificar possíveis erros de manipulação e utilização.

Agora que você já sabe o que é gestão de documentos e já viu quais são os pecados a serem evitados nesta área, está na hora de adquirir novos conhecimentos. Então, não perca a oportunidade de se inscrever na nossa lista VIP e continuar recebendo todas as nossas novidades.


Você pode se interessar por:

  • USO DO ECF NA EMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAISUSO DO ECF NA EMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS
  • Utilização de NFC-e no estado de SP Utilização de NFC-e no estado de SP
  • 12 dicas de como aumentar as vendas em uma lanchonete 12 dicas de como aumentar as vendas em uma lanchonete
  • KCMS é reconhecida como Microsoft Gold Partner KCMS é reconhecida como Microsoft Gold Partner
Tuany Oliveira

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.

Temos um plano 100% gratuito para ajudar seu negócio
Tem dúvidas de como a KCMS pode ajudar o seu negócio?
Fale com nossos time de consultores e tire suas dúvidas
Falar com Consultor
Clique aqui
Blog KCMS Blog KCMS

Reinvente o futuro do seu negócio

Siga nossas redes sociais
Instagram
Facebook-f
Twitter
Linkedin
Youtube
KCMS
  • Sobre nós
  • Trabalhe com a gente
  • Imprensa
  • Planos e preços
  • Seja uma revenda
  • Contato
Soluções
  • Sistema para Delivery
  • Sistema para Fast Food
  • Sistema para Pizzaria
  • Sistema para Restaurante e Bar
Baixe o POS
  • Android 9 e superior (smartphones)
  • Android 9 e superior (tablets)
  • Android 8 e inferior (tablets)
  • Android 8 e inferior (smartphones)
  • Windows 10 (pc e notebook)

KCMS. Todos os direitos reservados 

  • Política e Privacidade.
  • Termos