O fim de ano está aí e você, empreendedor, precisa fazer o planejamento do restaurante para 2022. Sim, chegou este momento. Sabemos que nenhum estabelecimento consegue alcançar o sucesso a médio e longo prazo se não tiver um plano de negócio muito bem traçado para os meses que virão.
Neste ano, a KCMS quer fazer diferente. Queremos fazer você, gerente de um food service, pensar fora da caixa. Se você tem um restaurante, bar, lanchonete ou padaria, sabe muito bem que o planejamento financeiro envolve muitas etapas mais burocráticas, como:
- Produzir um relatório com dados de todas as despesas;
- Plano para manter um fluxo de caixa;
- Elaboração de diferentes cenários;
- Revisão do seu planejamento financeiro;
- Criação de um plano de emergência.
Nós sabemos que tudo isso é importante e que você deve fazer todos os pontos acima. Porém, por ser um ano atípico (você verá os motivos abaixo), desta vez queremos chamar a sua atenção para alguns cenários interessantes do próximo ano. Nossa experiência nos indica que há grandes chances de crescimento e lucratividade para você e o seu negócio!
Pontos importantes para o seu planejamento do restaurante para 2022:
Volta total dos estabelecimentos
É muito esperado por todos – empreendedores e clientes – que os restaurantes e outros serviços voltem ao normal em 2022. Isso significa que o fluxo que você esteve acostumado em 2020 e 2021 vai mudar.
As pessoas ficaram longos meses em casa por conta da pandemia do novo Coronavírus. Portanto, assim que se sentirem seguras, estarão com dinheiro, fôlego e vontade para sair mais do que nunca. Por isso, esteja preparado para atender este público sedento por novidades. Fique atento a:
- Novidades no cardápio (ninguém quer ver um cardápio desatualizado);
- Espaço físico para receber as pessoas presencialmente;
- Delivery reforçado;
- Equipe treinada para o fluxo de trabalho.
2022 é ano de Copa do Mundo
Nem precisamos dizer que o brasileiro é um dos países mais apaixonados por futebol de todo o mundo. Agora imagine só: ano de Copa do Mundo e, possivelmente, decretado o fim da pandemia. Será, claro, um momento de extrema alegria para todos os brasileiros.
Pode parecer cedo demais, mas não é! O planejamento do restaurante para 2022 deve levar em conta estes tipos de eventos. Por isso, coloque no seu planner os seguintes pontos:
- Quais dias e horários serão os jogos do Brasil? Prepare-se para o fluxo de clientes;
- Fidelize os clientes fanáticos por futebol: você pode oferecer promoções para estes dias ou até mesmo um cartão fidelidade para os clientes e quem assistir todos os jogos do Brasil no seu restaurante, no último jogo ganha algum item do cardápio! Olha que legal!;
- Lembre-se que por ser realizada no Catar, a Copa do Mundo terá início em novembro de 2022;
- Planeje-se para ter uma equipe paralela de freelancer que você possa contar caso o fluxo de clientes seja maior do que o esperado.
Mapeie as oportunidades do novo ano
Especialistas em negócios acreditam que o ano de 2022 será um ano de muitas oportunidades para diversos nichos de negócios. Afinal, há grandes possibilidades de ser a primeira vez após dois anos que as pessoas poderão fazer as coisas “pela primeira vez”.
Um evento muito aguardado, por exemplo, pelos brasileiros é a famosa e tradicional Festa Junina – que apesar do nome, portanto, pode ser realizada de maio a julho.
Será que o seu público gostaria de um evento ou cardápio especial no seu restaurante para esta data? Que tal apostar em uma atração musical para animar a festa de quem quer “pular a fogueira”?
As tecnologias avançaram!
Os clientes que estarão no seu estabelecimento em 2022 não são os mesmos da vida pré-pandemia. Neste meio tempo, muita coisa mudou e chegou para facilitar a vida dos clientes. Por exemplo, veja abaixo dois pontos importantes que você pode implementar no seu restaurante:
PIX: a forma de pagamento lançada no Brasil há pouco mais de um ano virou febre – e meme – entre os brasileiros. Afinal, tem coisa que represente melhor a nossa sociedade, ávida por agilidade e praticidade, do que esta nova forma de pagamento criada pelo Banco Central? Ninguém mais quer pagar por transferência bancária ou esperar horas para o pagamento ser debitado, como no caso de boletos, por exemplo.
Busque usar esta nova forma de pagamento – seja para fornecedores ou para clientes – desde que dentro do possível. Por incrível que pareça, as pessoas estão preferindo usar o Pix do que cartão de crédito ou débito.
QR CODE: outra funcionalidade que virou moda durante a pandemia, foram os QR Codes. Já falamos sobre eles aqui no blog da KCMS, lembra?. Por conta da alta demanda de propagandas, lives, podcasts e programas criados na pandemia, a forma que mais se enquadrou no dia a dia dos brasileiros foi esta, a de apontar a câmera para a tela da televisão e ser redirecionada a um novo site.
Já não é raro encontrar um restaurante em que os cardápios estão na nuvem. Isso ajuda o seu público a ver individualmente o seu cardápio e escolher o prato online. Porém, fique atento: é sempre importante ter alguns cardápios impressos no seu estabelecimento para que clientes “à moda antiga” possam ver os pratos sem nenhum tipo de problema.
Tempo é a chave do sucesso!
Você, empreendedor, sabe melhor do que ninguém que tempo é um artigo de luxo nas nossas vidas, né? Pois isso também se estende ao seu cliente. O fato é que a nossa sociedade ficou acostumada a ter uma resposta rápida. Stories, vídeos curtos nas redes sociais, fast food, textos com até 140 caracteres… É assim que a sociedade está evoluindo, ainda mais com a nova geração (a famosa Geração Z).
O fato é que se você não está jogando o jogo, você pode estar perdendo uma considerável parte do seu público. Mas calma, ninguém está dizendo que você precisa transformar o seu estabelecimento em um fast food à la McDonald’s e Burger King. O que queremos dizer é: mapeie o seu processo de produção e veja se ele está dentro das expectativas do seu cliente.
Isso é extremamente importante para o planejamento do restaurante para 2022. Analise:
- Quanto tempo demora para minha equipe entregar o prato desde quando o pedido foi feito?
- Há alguma forma de agilizar o processo de pedido e pagamento?
- Há alguma forma de agilizar a produção dos pratos na minha cozinha?
- Estão ocorrendo erros no processo?
- Qual é a expectativa do meu cliente? Estamos suprindo?
Se precisa de agilidade no seu restaurante em 2022, prazer!
A KCMS é referência nacional quando o assunto é sistemas para restaurantes. Portanto, temos as melhores opções para o tamanho do seu restaurante, seja ele pequeno, médio ou grande.
Nossos sistemas, por exemplo, contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, você conseguir visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor?
O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!
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