Planejamento do restaurante para 2022: veja pontos que você precisa ficar atento

O planejamento do restaurante para 2022 deve estar pronto para você não se perder nas ações do próximo ano!
planejamento do restaurante para 2022

O fim de ano está aí e você, empreendedor, precisa fazer o planejamento do restaurante para 2022. Sim, chegou este momento. Sabemos que nenhum estabelecimento consegue alcançar o sucesso a médio e longo prazo se não tiver um plano de negócio muito bem traçado para os meses que virão.

Neste ano, a KCMS quer fazer diferente. Queremos fazer você, gerente de um food service, pensar fora da caixa. Se você tem um restaurante, bar, lanchonete ou padaria, sabe muito bem que o planejamento financeiro envolve muitas etapas mais burocráticas, como: 

  • Produzir um relatório com dados de todas as despesas;
  • Plano para manter um fluxo de caixa;
  • Elaboração de diferentes cenários;
  • Revisão do seu planejamento financeiro;
  • Criação de um plano de emergência.

Nós sabemos que tudo isso é importante e que você deve fazer todos os pontos acima. Porém, por ser um ano atípico (você verá os motivos abaixo), desta vez queremos chamar a sua atenção para alguns cenários interessantes do próximo ano. Nossa experiência nos indica que há grandes chances de crescimento e lucratividade para você e o seu negócio! 

Pontos importantes para o seu planejamento do restaurante para 2022:

Volta total dos estabelecimentos

É muito esperado por todos – empreendedores e clientes – que os restaurantes e outros serviços voltem ao normal em 2022. Isso significa que o fluxo que você esteve acostumado em 2020 e 2021 vai mudar. 

As pessoas ficaram longos meses em casa por conta da pandemia do novo Coronavírus. Portanto, assim que se sentirem seguras, estarão com dinheiro, fôlego e vontade para sair mais do que nunca. Por isso, esteja preparado para atender este público sedento por novidades. Fique atento a:

  • Novidades no cardápio (ninguém quer ver um cardápio desatualizado);
  • Espaço físico para receber as pessoas presencialmente;
  • Delivery reforçado;
  • Equipe treinada para o fluxo de trabalho.
Para não ficar com o salão vazio, faça o seu planejamento do restaurante para 2022

2022 é ano de Copa do Mundo

Nem precisamos dizer que o brasileiro é um dos países mais apaixonados por futebol de todo o mundo. Agora imagine só: ano de Copa do Mundo e, possivelmente, decretado o fim da pandemia. Será, claro, um momento de extrema alegria para todos os brasileiros.

Pode parecer cedo demais, mas não é! O planejamento do restaurante para 2022 deve levar em conta estes tipos de eventos. Por isso, coloque no seu planner os seguintes pontos:

  • Quais dias e horários serão os jogos do Brasil? Prepare-se para o fluxo de clientes;
  • Fidelize os clientes fanáticos por futebol: você pode oferecer promoções para estes dias ou até mesmo um cartão fidelidade para os clientes e quem assistir todos os jogos do Brasil no seu restaurante, no último jogo ganha algum item do cardápio! Olha que legal!;
  • Lembre-se que por ser realizada no Catar, a Copa do Mundo terá início em novembro de 2022;
  • Planeje-se para ter uma equipe paralela de freelancer que você possa contar caso o fluxo de clientes seja maior do que o esperado. 

Mapeie as oportunidades do novo ano

Especialistas em negócios acreditam que o ano de 2022 será um ano de muitas oportunidades para diversos nichos de negócios. Afinal, há grandes possibilidades de ser a primeira vez após dois anos que as pessoas poderão fazer as coisas “pela primeira vez”

Um evento muito aguardado, por exemplo, pelos brasileiros é a famosa e tradicional Festa Junina – que apesar do nome, portanto, pode ser realizada de maio a julho. 

Será que o seu público gostaria de um evento ou cardápio especial no seu restaurante para esta data? Que tal apostar em uma atração musical para animar a festa de quem quer “pular a fogueira”? 

As tecnologias avançaram!

Os clientes que estarão no seu estabelecimento em 2022 não são os mesmos da vida pré-pandemia. Neste meio tempo, muita coisa mudou e chegou para facilitar a vida dos clientes. Por exemplo, veja abaixo dois pontos importantes que você pode implementar no seu restaurante:

PIX: a forma de pagamento lançada no Brasil há pouco mais de um ano virou febre – e meme – entre os brasileiros. Afinal, tem coisa que represente melhor a nossa sociedade, ávida por agilidade e praticidade, do que esta nova forma de pagamento criada pelo Banco Central? Ninguém mais quer pagar por transferência bancária ou esperar horas para o pagamento ser debitado, como no caso de boletos, por exemplo. 

Busque usar esta nova forma de pagamento – seja para fornecedores ou para clientes – desde que dentro do possível. Por incrível que pareça, as pessoas estão preferindo usar o Pix do que cartão de crédito ou débito. 

QR CODE: outra funcionalidade que virou moda durante a pandemia, foram os QR Codes. Já falamos sobre eles aqui no blog da KCMS, lembra?. Por conta da alta demanda de propagandas, lives, podcasts e programas criados na pandemia, a forma que mais se enquadrou no dia a dia dos brasileiros foi esta, a de apontar a câmera para a tela da televisão e ser redirecionada a um novo site.

Já não é raro encontrar um restaurante em que os cardápios estão na nuvem. Isso ajuda o seu público a ver individualmente o seu cardápio e escolher o prato online. Porém, fique atento: é sempre importante ter alguns cardápios impressos no seu estabelecimento para que clientes “à moda antiga” possam ver os pratos sem nenhum tipo de problema. 

Tempo é a chave do sucesso!

Você, empreendedor, sabe melhor do que ninguém que tempo é um artigo de luxo nas nossas vidas, né? Pois isso também se estende ao seu cliente. O fato é que a nossa sociedade ficou acostumada a ter uma resposta rápida. Stories, vídeos curtos nas redes sociais, fast food, textos com até 140 caracteres… É assim que a sociedade está evoluindo, ainda mais com a nova geração (a famosa Geração Z). 

O fato é que se você não está jogando o jogo, você pode estar perdendo uma considerável parte do seu público. Mas calma, ninguém está dizendo que você precisa transformar o seu estabelecimento em um fast food à la McDonald’s e Burger King. O que queremos dizer é: mapeie o seu processo de produção e veja se ele está dentro das expectativas do seu cliente.

Isso é extremamente importante para o planejamento do restaurante para 2022. Analise:

  • Quanto tempo demora para minha equipe entregar o prato desde quando o pedido foi feito?
  • Há alguma forma de agilizar o processo de pedido e pagamento?
  • Há alguma forma de agilizar a produção dos pratos na minha cozinha?
  • Estão ocorrendo erros no processo?
  • Qual é a expectativa do meu cliente? Estamos suprindo? 

Se precisa de agilidade no seu restaurante em 2022, prazer! 

A KCMS é referência nacional quando o assunto é sistemas para restaurantes. Portanto, temos as melhores opções para o tamanho do seu restaurante, seja ele pequeno, médio ou grande. 

Nossos sistemas, por exemplo, contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, você conseguir visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor? 

O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!

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