Principais erros na gestão de um restaurante: conheça os 7 pecados capitais 

Principais erros nos restaurantes

A gestão de um restaurante é um trabalho em equipes dinâmicas, onde todos os membros têm responsabilidades específicas. Com o tempo, é fácil se perder nos detalhes do restaurante e cometer erros que podem comprometer a operação e o atendimento dos clientes. Por isso, hoje a KCMS vai falar sobre os principais erros na gestão de um restaurante, chamando-os de “os 7 pecados capitais na gestão de um restaurante”. 

Um restaurante se sustenta e cresce, portanto, por ser um local agradável para os clientes, onde todo o esforço se inverte para garantir um bom atendimento. Porém, em muitos casos, chega-se à conclusão de que vários erros cometidos nos restaurantes reduzem a qualidade da experiência do cliente e prejudicam ainda mais o resultado financeiro do negócio.

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Segundo dados de uma pesquisa realizada por Emerson Fabris, especialista em treinamento empresarial, 68% dos entrevistados estão insatisfeitos com a qualidade do atendimento ao cliente em bares e restaurantes, por exemplo.

Será que o seu estabelecimento comete algum dos 7 pecados abaixo? Veja:

Veja abaixo os principais erros na gestão de um restaurante 

1. Não priorizar o cliente 

Podemos iniciar nossa lista afirmando que o principal erro dos estabelecimentos no Brasil e no mundo é não colocar o cliente em primeiro lugar. Já falamos diversas vezes no Blog da KCMS sobre a importância de não cometer este erro. Toda a equipe de um estabelecimento comercial precisa estar ciente de que o cliente é o motivo de todo o nosso trabalho. Ele é o passo número 1, o centro das atenções. Sem clientes não há venda, não há emprego e não há estabelecimento. 

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Será que você está cometendo os principais erros na gestão de um restaurante?
Será que você está cometendo os principais erros na gestão de um restaurante?

2. Não estudar o mercado 

Este “pecado capital” não é apenas um pecado, é um erro que dependendo da dimensão pode levar à falência do estabelecimento, por exemplo. Uma das prioridades de um gestor de restaurante é entender o mercado. Não se trata de um diferencial, é uma obrigação que o gestor saiba as respostas abaixo, pois elas ajudarão diretamente na criação de estratégias e vendas:

  • Quem são os seus concorrentes?
  • Quais são os valores cobrados por restaurantes concorrentes?
  • Qual é a qualidade dos pratos do seu concorrente?
  • Como o seu concorrente se comporta nas redes sociais? 

Quanto mais respostas para perguntas você tiver, mais você poderá se preparar para criar diferenciais. Você pode, por exemplo, ir ao restaurante dos seus concorrentes como cliente para observar e fazer um estudo.  

3. Não ter zelo ao salão

Um dos erros mais comuns – principalmente após a pandemia – é que os gestores de restaurantes esqueçam de ter zelo no salão. Isso acontece por conta da importância da vida online do restaurante. É importante dizer, contudo, que as redes sociais, sites e promoções na internet são imprescindíveis. Portanto, o salão não pode ser esquecido. Lembre-se de ter cuidado redobrado da limpeza, higiene, atualização da mobília, decoração e conforto. 

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4. Não se atualizar às novas tecnologias 

Este pecado capital do food service talvez seja um dos que mais sejam cometidos atualmente. O mercado da tecnologia é forte, se atualiza diariamente e está aí para ajudar. Não utilizar o que há de melhor, portanto, soa como um erro quase que imperdoável. Por que continuar anotando em bloquinhos quando você pode fazer o pedido de forma digital, que já é disponibilizado no mesmo segundo na cozinha e ainda economiza papel e evita erros? 

Tendências Tecnológicas

Caso este também seja um dos pecados que você esteja cometendo, a KCMS pode interceder por você! Por isso, nós somos especialistas nacionais em softwares para restaurantes, inteligência artificial e comandas eletrônicas. 

5. Não investir em divulgação 

Abrir um restaurante e não divulgá-lo é como abrir uma lojinha de água no deserto. Ou seja: com certeza haveria muitos interessados, mas ninguém saberá que existe. Caso o gestor do restaurante não seja familiarizado com as mídias digitais, por exemplo, é importante contratar ao menos um freelancer para a divulgação. É válido dizer também que não basta investir apenas nas divulgações online, criar materiais offline também é de suma importância. A divulgação vai além de posts e panfletos: aposte, contudo, numa fachada bonita que represente seu restaurante e seu público-alvo. 

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6. Não se preocupar com a qualidade  

É preciso encontrar o equilíbrio entre a eficiência da sua equipe e a primazia da qualidade do seu estabelecimento. Algo com uma qualidade extrema mas que demora duas horas para ficar pronto e chegar à mesa do seu cliente não me parece o ideal. Assim como, por exemplo, entregar um pedido em cinco minutos que esteja com uma apresentação deplorável e a carne crua. Aliás, falando nisso, você sabe quanto tempo demora para você entregar o prato ao seu cliente, por exemplo? Pense nisso! 

Para ajudar você, assista à conversa do nosso CEO, Kerler Chaves, sobre o que o seu cliente espera de você!

7. Não automatizar processos 

Deixei este “pecado” por último pois é o que mais pode influenciar negativamente o seu food service. Ele está ligado ao pecado número 4, mas é ainda muito pior. Você já parou para pensar, por exemplo, quanto tempo é perdido por você não ter algo automatizado? E isso vai, contudo, muito além dos pedidos e produção dos pratos. Estamos falando de relatórios financeiros, ticket médios, relatórios de vendas, produtos mais vendidos, etc. 

Um único relatório bem feito pode demorar de duas a três horas para ser produzido por uma pessoa, por exemplo. Já se isso for automatizado, contudo, basta um clique. Não precisamos nem dizer, portanto, o quão importante é ter relatórios e números na ponta do dedo para facilitar na tomada de decisão, certo? Pense nisso. 

Veja alguns dos pontos que podem ser automatizados no seu restaurante:

  • Atendimento;
  • Cardápios;
  • Pedidos;
  • Pagamentos;
  • Relatórios financeiros;
  • Relatórios de atendimento;
  • Métricas de fluxo de cliente no salão;

Entre outros.

Conte com a KCMS para você não cometer nenhum dos principais erros na gestão de um restaurante

Os sistemas em nuvem da KCMS podem ajudar você e seu negócio em todos os dados do seu food service, por exemplo. Nossas ferramentas vão desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. Nossos sistemas contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros.

Recursos do plano gratuito

Portanto, agora que você já entendeu os erros que não deve cometer, você já imaginou visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor? Esse é um grande diferencial, por exemplo.

Com todas as informações reunidas em um só lugar e relatórios completos sobre as vendas, você passará, contudo, a entender melhor como funciona o seu negócio para tomar decisões mais objetivas!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

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