Passo a passo para se tornar um restaurante pet friendly

Cada vez mais os donos de animais de estimação estão procurando lugares para frequentar com seus pets.
Restaurante pet friendly

“Atrair clientes por ser um restaurante pet friendly?” – A KCMS aposta que você já se perguntou isso ou ouviu alguém fazer esta pergunta. O fato é que cada vez mais os donos de animais de estimação estão procurando lugares para frequentar com seus pets. 

De acordo com o levantamento da SinDan, mais de 37 milhões de domicílios no Brasil contam com algum pet, na esmagadora maioria cães ou gatos – são mais de 54 milhões de cachorros e quase 30 milhões de gatos, das mais variadas raças. Ou seja, em território brasileiro, existem aproximadamente de 84 milhões de animais de companhia.

Agora ficou mais fácil entender o motivo pelo qual você pode atrair mais clientes para o seu restaurante tornando-o pet friendly, certo?

No artigo de hoje, vamos explicar o que significa ser um restaurante pet friendly e os benefícios que essa iniciativa pode trazer para o seu negócio. Além disso, vamos apresentar um passo a passo para você se tornar um restaurante pet friendly. Vamos lá?

O que é ser pet friendly e onde o termo surgiu

Ser pet friendly significa ser amigável com os animais de estimação. É permitir que os pets frequentem o estabelecimento junto com seus donos. Essa iniciativa não se restringe apenas aos restaurantes, mas se estende a todos os tipos de estabelecimentos, como lojas, hotéis e parques, por exemplo.

O termo pet friendly surgiu nos Estados Unidos, onde a cultura de cuidados com animais de estimação é bastante difundida. A partir daí, a iniciativa se espalhou pelo mundo e cada vez mais empresas têm aderido a essa prática no mundo inteiro, inclusive no Brasil. 

Entenda alguns benefícios 

Ainda não há uma estimativa oficial de quantos estabelecimentos de food service são pet friendly no Brasil, mas os benefícios já são descritos por empreendedores que adotaram esta nova bandeira.

Além de atrair mais clientes, ser um restaurante pet friendly pode trazer outros benefícios para o seu negócio, como: 

  • Fidelização de clientes: os donos de animais de estimação são bastante fiéis aos lugares que permitem a presença de seus pets. Isso pode fazer com que eles se tornem clientes frequentes do seu restaurante.
  • Aumento do ticket médio: os donos de animais de estimação costumam gastar mais dinheiro em lugares que permitem a presença de seus pets. Isso porque, muitas vezes, eles estão acompanhados de toda a família, incluindo os pets.
  • Diferencial competitivo: ainda são poucos os restaurantes que são pet friendly. Ao adotar essa iniciativa, você pode se destacar da concorrência e atrair mais clientes para o seu negócio.
  • Engajamento nas redes sociais: além do termo “restaurante pet friendly” ter crescido muito nos últimos meses em plataformas como o Google Trends, indicando uma nova tendência, vamos combinar que você pode tirar muitas fotos fofas para engajar nas redes sociais!

Torne-se um restaurante pet friendly em 5 passos by KCMS 

Agora que você já entendeu de onde surgiu o termo, a importância de um restaurante pet friendly e a quantidade de clientes que se enquadram neste universo, chegou a hora de finalmente entender o passo a passo.

Imprima o checklist abaixo ou salve este post para não perder o checklist de como se tornar um restaurante pet friendly, 

  1. Verifique as leis locais: antes de permitir a entrada de animais de estimação em seu restaurante, verifique se as leis locais permitem essa prática. Em algumas cidades, é preciso seguir algumas normas específicas para receber pets em estabelecimentos comerciais.
  1. Faça adaptações no espaço: se você decidir que seu restaurante será pet friendly, é importante fazer algumas adaptações no espaço para acomodar os pets. É importante ter um espaço reservado para os animais, com água e comida à disposição. Além disso, é preciso garantir que o ambiente seja seguro e higiênico para todos.
  1. Treine a equipe: é importante que toda a equipe do restaurante esteja preparada para receber os animais de estimação. Treine os funcionários para lidar com pets e oriente-os sobre as regras de convivência com os animais.
  1. Divulgue a iniciativa: depois que o seu restaurante estiver pet friendly, é importante divulgar essa iniciativa para que mais pessoas saibam que é possível frequentar o estabelecimento acompanhado de seus pets. Utilize as redes sociais para divulgar essa iniciativa e incentive os clientes a postarem fotos de seus pets no restaurante.
  1. Estabeleça regras claras: para garantir a segurança e o bem-estar de todos, é importante estabelecer algumas regras claras para a presença de pets no restaurante. Por exemplo, é preciso definir em quais áreas do restaurante os pets podem circular e se é permitido que os animais fiquem no colo dos clientes durante a refeição.

Seja um restaurante pet friendly e lance tendência na sua cidade 

Ser um restaurante pet friendly pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Além de atrair mais clientes e aumentar o ticket médio, você pode se destacar da concorrência e fidelizar clientes que valorizam a presença de seus pets. 

Se você é dono de um restaurante e quer saber como sua empresa pode se tornar pet friendly, aproveite esta oportunidade.

Enquanto você recebe seus novos clientes e recepciona os mais antigos, a inteligência artificial dos sistemas de softwares da KCMS trabalham por você!

Já pensou que maravilha seria se o seu sistema de gestão tomasse conta de todo o funcionamento do seu negócio e você tivesse mais tempo para cuidar das decisões estratégicas?

O que você precisa saber para escolher o melhor sistema para restaurante

Nesse sentido, a KCMS já está presente em mais de 16 mil estabelecimentos pelo Brasil. As soluções KCMS cumprem com o objetivo de integrar e facilitar a gestão:

  • POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
  • Lançamento de produtos em comandas e mesas;
  • Integração de vendas no salão e no delivery;
  • Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
  • Controle do tempo de ociosidade das mesas;
  • Display de produção para cozinha e bar;
  • Relatórios de produtos mais vendidos por período;
  • E muito mais!

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