Evite erros! Saiba aqui como escolher um software de gestão

Automatizar a gestão de seu comércio traz inúmeros benefícios aos negócios, tais como agilizar os procedimentos administrativos, reduzir custos e aumentar os lucros. O software de gestão, por exemplo, já é adotado em praticamente todos os segmentos, seja por pequenas, médias ou grandes empresas.

Essa tecnologia é um investimento que traz retorno garantido, desde que você saiba escolher o software de gestão mais adequado. Por isso, escrevemos este post para alertá-lo sobre os erros que precisam ser evitados nessa escolha. Confira!

Não fazer uma avaliação cuidadosa das necessidades de seu comércio

Evite esse erro por analisar cuidadosamente os processos de seu negócio para saber exatamente do que você precisa. Forme uma equipe com funcionários de diferentes setores para discutir e listar quais processos funcionam bem e quais precisam ser aprimorados.

Quer seja seu primeiro software de gestão, quer uma atualização do que já está funcionando, essa é uma decisão de investimento a longo prazo e precisa ser muito bem pensada. Algumas perguntas ajudarão você a identificar possíveis problemas em seus processos e facilitar sua decisão:

  • Seu sistema atende suas necessidades quanto ao controle financeiro de seus negócios?
  • Ainda usa processos manuais, como planilhas em papel, para administrar seus negócios?
  • Consegue manter um bom controle de estoque para reduzir perdas?
  • O tempo de atendimento nos pontos de venda está satisfazendo seus clientes?
  • Seu sistema permite manter e organizar seu cadastro de clientes com eficiência?
  • A falta de relatórios adequados está dificultando que você tome decisões a tempo?
  • Seu sistema fornece informações úteis para aumentar o valor médio de compras por cliente?
  • A produtividade dos funcionários está prejudicada pelas falhas de seu sistema ou pela falta de um sistema de gestão mais eficiente?

As respostas a perguntas desse tipo vão determinar se o investimento na instalação ou atualização de um software de gestão na sua empresa valerá a pena.

Não analisar os casos de fracasso

Há muitas histórias de falhas na escolha e instalação de software de gestão inadequado. Aprenda com os erros de outras empresas, evitando escolher um programa que não se encaixe no perfil do seu negócio.

Baseie sua escolha em opiniões neutras e não apenas no que diz o fornecedor do software. O ideal é trocar ideias com quem já usa o programa e sabe informar sobre os resultados concretos obtidos com a instalação.

Não conferir a facilidade no uso do software de gestão

O sistema que você escolher precisa ser fácil de entender e satisfatório para as necessidades de seu negócio. De nada adianta investir em um software caro e muito sofisticado, mas difícil de operar e cheio de recursos que não servem para sua empresa.

Existem ótimas funções, ou módulos, que você pode acrescentar ao software na medida que novas necessidades surgirem. Lembre-se de que é o programa de gestão que deve se adaptar à sua empresa, e não o contrário.

Você poderia considerar ainda um software baseado em computação na nuvem. Esses sistemas não precisam ser instalados no computador, pois são acessados pela internet. Por isso, são mais fáceis, seguros e dispensam manutenção local.

Não verificar se a empresa de software oferece um suporte de qualidade

É importante que a empresa que fornece o software de gestão disponibilize consultoria e treinamento adequados e ofereça canais de atendimento rápido com profissionais qualificados sempre prontos para ajudar. Afinal, você precisa concentrar-se nos negócios e não pode perder tempo com problemas tecnológicos.

Imagine o prejuízo causado por uma falha no sistema de computadores em horário de pico, com seu supermercado cheio de clientes esperando atendimento. Por isso, além instalar o sistema, oferecer o suporte é fundamental.

Se você souber evitar os erros na hora da escolher um software de gestão, o investimento será compensador e a instalação do sistema será um sucesso, .

Ainda está com dúvidas sobre em como evitar erros na gestão de TI? Entre em contato com a KCMS e solicite uma consultoria. Estamos sempre preparados para oferecer a você as melhores soluções tecnológicas para seus negócios!

Comentários

comentários

Como informatizar o seu restauranteO que não pode faltar em um restaurante de sucesso