Saiba como fazer a gestão de compras para setores de alimentação

gestão de compras

A gestão de compras é essencial para que estabelecimentos do ramo alimentício consigam ter sucesso no mercado. Afinal, é um dos setores responsáveis por manter o negócio operando, já que contrata matérias-primas, negocia com fornecedores e faz o gerenciamento e controle de estoque.

Se você entende a importância de fazer gestão de compras para restaurantes, que tal conferir algumas boas práticas para adotar no seu negócio? É só acompanhar os próximos parágrafos!

Mantenha um registro dos produtos

Criar uma ficha técnica dos produtos permite conhecer a fundo as mercadorias alimentícias que são vendidas pela empresa. Dessa forma, você saberá exatamente quais ingredientes cada um deles demanda e quais possibilidades de substituição em caso de falta — já que certos insumos variam de acordo com a época do ano e meio ambiente.

Com base nessas informações, fica mais fácil programar suas compras, ter acesso a melhores condições de pagamento e tempo de entrega, estabelecer soluções criativas para os seus produtos, e, ainda, identificar desvios no estoque ou perda excessiva de matéria-prima — o que leva à redução de desperdícios.

Negocie com fornecedores

Lidar com fornecedores é sempre um desafio, afinal, é preciso ter sintonia para que seus pedidos cheguem a tempo de suprir suas necessidades. Dessa forma, é necessário contar com opções variadas de empresas parceiras para que não fique refém das condições, dos prazos e das exigências de apenas um abastecedor.

Além disso, é importante saber negociar! Primeiro, para obter melhores preços e condições de pagamento que se enquadrem no seu sistema financeiro. Segundo, para ter a garantia de que receberá os produtos dentro do prazo que você necessita, independente da disponibilidade ou necessidade técnica do fornecedor.

Garanta armazenamento adequado

O estoque é um elemento essencial para empresas do ramo alimentício, uma vez que a fabricação de suas mercadorias depende, exclusivamente, dos insumos armazenados. Se determinado ingrediente acabar, você pode se garantir tendo o produto em estoque ou passar pela situação de não conseguir atender algumas demandas de seus clientes.

Portanto, para que não corra o risco de ter matérias-primas em excesso ou em falta, é necessário dar atenção à gestão de estoque, ou seja, alinhar a compra e prazo de entrega dos insumos com a linha de produção e o setor de vendas. Registre tudo o que sair e entrar para não perder o controle!

Invista em software de gestão

Quer facilitar o trabalho e integrar as diferentes áreas da empresa? Então, invista em um software de gestão. Com ele, conseguirá cadastrar todas as suas mercadorias e as matérias-primas que precisa e, ainda, manterá um controle eficiente de estoque com o registro de cada ingrediente que tem armazenado.

Além disso, também poderá fazer o cadastro de cada um de seus fornecedores, histórico de negociação, pagamento e entrega. Isso facilita a relação com eles!

A gestão de compras para restaurantes é bastante estratégica, pois garante o melhor uso dos alimentos e, simultaneamente, evita desperdícios. Assim, você consegue ter produtos com mais qualidade, otimiza o controle de estoque e, também, impacta positivamente as suas finanças. Portanto, invista nessas boas práticas.

Gostou deste artigo sobre a importância da gestão de compras para setores de alimentação? Então, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail outros conteúdos relevantes.

Veja também:

GESTÃO DE ESTOQUE

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!