Saiba como tornar a equipe de vendas mais produtiva

Equipe de vendas

Para qualquer empresa crescer e se tornar potencialmente competitiva no mercado em que atua, ela precisa contar com funcionários motivados no time. Tenha em mente que sua equipe de vendas é que mantém contato direto com clientes e fornecedores, e representa para eles a imagem da sua marca. Por isso, uma atitude positiva e empenhada por parte dos seus colaboradores é essencial.

Diversos são os fatores que podem comprometer o engajamento do seu time, e é função do gestor identificar os pontos que demandam ajustes e recolocar a equipe de vendas em sua melhor forma. Em tempos de crise, essa pode ser a sua chave para o sucesso. Confira algumas dicas para que a sua equipe de vendas seja mais produtiva:

1. Não confunda motivação e alegria

É comum que alguns empreendedores confundam motivação com alegria. Esse empreendedor vê a necessidade de impulsionar a sua equipe de vendas, mas, em vez de investigar profundamente a desmotivação de seus colaboradores, ele acaba adotando medidas de curta duração.

Por isso, atente-se e entenda as reais necessidades do seu time, tomando o cuidado de não colocar em prática estratégias ineficientes e que terão pouca eficiência.

2. Dê feedbacks

Não é à toa que o feedback se tornou um termo tão comum no meio empresarial. A prática de fazer um “balanço” daquilo que foi positivo e negativo nas atitudes do time é eficiente e necessária — por isso, adote-a!

Lembre-se de que o feedback deve ser feito de maneira individual, e não na presença de todo o seu time. Tratando separadamente com seus colaboradores, fica mais fácil corrigir os pontos necessários de cada um.

Também é importante ter tato para dar esse retorno aos seus funcionários. Apenas reclamar e não sugerir ou incentivar mudanças não é uma atitude positiva e, consequentemente, não trará bons resultados. Tão perigoso quanto falar de maneira inadequada é não falar, então não tenha medo de dar o feedback. Ele é importante para todos os membros da corporação.

3. Aproxime a equipe de vendas

Quando os próprios colaboradores se tornam capazes de entender as dificuldades uns dos outros e sugerir melhorias, todo o time se beneficia. A função do gestor é promover atitudes que permitam que a equipe se conheça, preferencialmente de maneira descontraída e com disposição a escutar todas as partes.

Mas sua função não é apenas aproximar os membros do seu time: é preciso que você também tenha proximidade com a equipe. Isso ajudará a promover um ambiente de maior confiabilidade e estimulará o diálogo. O funcionário se sentirá muito mais motivado e produtivo ou perceber que a sua opinião é levada a sério e ouvida.

4. Invista na sua equipe

Quando você faz certos investimentos em seus colaboradores, não pode considerar isso um gasto, mas, sim, um investimento em longo prazo para a sua empresa. Ajudar com os custos de um curso de línguas, por exemplo, é um excelente exemplo de investimento que trará vantagem competitiva para a empresa — e, claro, motivará seus funcionários.

A dica aqui é fechar parcerias com certos estabelecimentos. Podem entrar nessa lista desde escolas e faculdades até academias de ginástica. Busque estabelecer uma parceria vantajosa com esses locais e, assim, negociar descontos para a sua equipe de vendas.

5. Celebre o sucesso

Quando o seu time de vendas atinge uma meta ou soluciona eficientemente determinado problema, é hora de comemorar. Ter uma atitude de estímulo e reconhecimento é característica essencial de um gestor moderno.

A celebração vai desde um cartão-surpresa na mesa de seus funcionários até um happy hour com a equipe. Em médio e longo prazo, essas atitudes se tornam significativas, porque estimulam o diferencial competitivo da empresa e deixa seu time mais engajado.

6. Assuma a posição de líder

Toda equipe demanda uma figura central que traga confiança e estímulo para seus funcionários. A boa gestão não inclui apenas a função de delegar obrigações e cobrar tarefas prontas — é preciso ser a inspiração de que a sua equipe necessita.

Para tanto, traduza os objetivos, valores e metas que a empresa pretende atingir no mercado. Assim, os colaboradores conseguem estreitar a visão para essas missões e o sucesso fica mais próximo.

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