Saiba o que é ticket médio, qual a sua importância e como aumentá-lo

Quem trabalha com a venda de produtos e serviços, inclusive no setor da alimentação — que, além da comida, vende a experiência —, sabe o quanto é preciso estar atento a diversos indicadores a fim de manter o faturamento esperado. Sendo assim, saber o que é ticket médio e como utilizá-lo é fundamental para o gestor, já que esse é um dos principais indicadores de vendas que devem ser acompanhados.

Está interessado em alavancar o movimento do seu negócio e quer saber como usar o ticket médio para isso? Continue a leitura!

O que é ticket médio?

Para explicar de maneira simples, o ticket médio é o valor médio gasto por cliente em cada compra que ele realiza em seu estabelecimento.

Esse indicador serve para mostrar ao gestor o quanto, em média, cada cliente está gastando. A partir da análise desses dados, é possível saber quais são os produtos mais vendidos e quais costumam ser comprados em conjunto, entre outras informações importantes para a criação de novas estratégias de vendas.

Como calcular o ticket médio?

Calcular o ticket médio da sua empresa é fácil e esse cálculo pode ser feito por períodos. Para saber qual foi o ticket médio do mês, basta somar o valor de todas as vendas realizadas nesse mês e dividir pela quantidade de vendas que foram feitas.

Por exemplo, se 200 pessoas gastaram o total de R$ 10.000,00 em determinado mês em sua empresa, você divide esses R$ 10.000,00 por 200. Como resultado, fica constatado que o ticket médio do mês foi de R$ 50,00.

Como aumentar o ticket médio da minha empresa?

Existem algumas maneiras que podem ajudá-lo a aumentar o ticket médio da sua empresa, independentemente do segmento. Confira algumas dicas!

Aumente a gama de produtos

Quanto mais produtos ou serviços você tiver para oferecer, maior é a probabilidade de o cliente comprar mais em seu estabelecimento. Por esse motivo, considere a possibilidade de aumentar a sua gama de produtos, sempre com itens que conversem entre si.

Para isso, observe o comportamento do consumidor em sua loja, pergunte se ele buscava algo que não encontrou e anote sempre que perguntarem sobre algo que você ainda não vende. Dessa forma, suas escolhas serão mais assertivas e as chances de lucro, maiores.

Ofereça mais produtos aos clientes

Oriente sua equipe a prestar bastante atenção ao que o cliente está procurando, para que eles possam identificar o que mais pode ser útil a ele. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas femininas, e a mulher está buscando uma roupa para o Ano-Novo, ofereça também um acessório ou algo que complemente o look.

No caso de um restaurante, ao identificar que algum cliente é vegetariano, você pode oferecer opções diferenciadas a ele. Esses são apenas alguns exemplos de como seus colaboradores podem oferecer mais produtos e serviços para o cliente que já está no local e, assim, aumentar o ticket médio da sua empresa.

Crie ofertas variadas para diferentes épocas

Sabe aquelas épocas do ano em que as vendas caem? Isso depende bastante do segmento da sua empresa. Então analise bem o movimento do seu caixa nos anos anteriores e identifique previamente essas datas.

Dessa forma, você pode se planejar e criar ações e ofertas específicas para movimentar as vendas nesses períodos. Verifique quais são os produtos que estão saindo menos e crie ofertas especiais. Assim, quando o cliente for ao estabelecimento procurando algo, acabará levando mais coisas ainda.

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