Sistema para Restaurante: Como escolher a melhor opção para seu negócio?

Administrar um restaurante sem as ferramentas corretas é como navegar pelo oceano sem uma bússola. Em alguns momentos, você pode até pensar que está indo na direção correta, mas, quando menos espera, seu sonho acaba naufragando. Ao menos é assim para metade dos empreendedores do food service que, sem um sistema para restaurante, fecha antes mesmo de completar dois anos em atividade.

Restaurantes fecham após dois anos em operação

Nós não queremos que você faça parte dessa estatística, por isso, preparamos um guia simples para que você entenda como um software de gestão ajuda seu restaurante. 

Mas antes de começar, confira o vídeo acima em que o CEO da KCMS, Kerler Chaves, faz uma breve apresentação de todas as soluções de um sistema para restaurante. Assim você consegue entender como essa ferramenta facilita seu dia a dia no restaurante.

1. Credibilidade da empresa e avaliação dos usuários

Para começar a escolha de um sistema para seu restaurante, verifique se a empresa que fornece o software é realmente confiável.

  1. Quanto tempo a empresa tem de mercado?
  2. Quantos clientes ela atende ou já atendeu?
  3. Existem reclamações sobre a empresa no Facebook e ReclameAqui?
  4. Você conhece alguém que utiliza o sistema? O que ele tem a dizer sobre o software?

Com as perguntas acima, a chance de você “cair em uma roubada” reduz drasticamente.

Se a empresa for realmente confiável e possuir boas credenciais, o próprio consultor de vendas pode indicar um estabelecimento que utiliza a solução para que você veja a atuação do software na prática.

2. Facilidade de implantação do sistema para restaurantes

Ainda que a empresa seja confiável e possua um software assustadoramente eficiente, é preciso ter em mente quanto tempo leva para a solução está disponível para você.

Seu negócio exige pressa e quanto antes você puder começar a utilizar e adaptar sua gestão a solução, melhor.

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O sistema KCMS, por exemplo, pode estar disponível em seu restaurante em apenas 48 horas. Fale com um de nossos consultores e veja como!

3. Usabilidade do sistema para restaurante

Outro critério importante para validar se o sistema é eficiente é a facilidade de uso.

Quanto mais intuitiva a solução e mais autoexplicativos os menus e botões melhor para você e para sua empresa.

Se possível, solicite uma demonstração do sistema para restaurante que você pretende contratar para validar esses pontos.

4. Disponibilidade dos dados

Em mundo em que tudo é conectado, não existe motivo para seu negócio não ser.

Então priorize na sua escolha um sistema que esteja disponível onde você estiver, se possível, na palma da sua mão.

Assim, você não precisa estar dentro do restaurante para visualizar uma informação importante ou mesmo tomar uma decisão.

5. Integração com iFood e delivery

Por mais que hoje você não utilize ou pretenda utilizar o delivery como tática de vendas, é importante verificar se o sistema suporta essa solução.

Afinal o delivery, em especial o iFood, cresce com taxas astronômicas. Apenas esse app conta com mais de 10 milhões de pedidos por mês.

Caso algum dia você entenda que essa é uma boa alternativa para o seu estabelecimento é melhor que seu sistema de gestão esteja preparado.

6. Cardápio digital para pedidos no salão

Praticamente todas as grandes redes de alimentação já entenderam que o futuro está no autoatendimento.

Grandes redes apostam no autoatendimento para restaurantes

De acordo com uma pesquisa recente, 60,4% dos brasileiros pretendem usar as tecnologias de auto serviço em alguma compra.

Quanto antes o sistema do seu restaurante estiver adaptado a essas tecnologias, mais simples será para que você escale seu faturamento médio e reduza custos.

7. Tecnologia de Comanda

Esse tópico é quase que auto explicativo, mas é importante que o sistema que você escolher conte com suporte para comandas.

8. Distribuição dos pedidos entre diferentes “cozinhas”

A maioria dos estabelecimentos conta com mais de uma linha de produção, como cozinha quente, cozinha fria, bar, sushi bar, entre outros. Sendo assim o ideal é que, quando o garçom lance o pedido no sistema — ou o cliente no cardápio digital —, o pedido vá imediatamente para a praça de produção.

Dessa forma seu estabelecimento ganhará muito mais agilidade e conseguirá atender mais pedidos em uma noite.

9. Gerenciamento do tempo de entrega dos pratos

Um sistema completo conta ainda com um painel de gerenciamento da cozinha em que  você pode identificar com facilidade o tempo de entrega de cada prato.

Esse painel serve como um alerta para o cozinheiro de quais preparos necessitam de atenção.

10. Controle ágil das vendas e do estoque

O sistema de gestão para restaurante emite relatórios completos com os quais ítens geraram mais vendas e quais apresentaram menor contribuição no resultado do seu restaurante.

Assim você pode realizar suas compras com mais inteligência para reduzir o desperdício no restaurante e aplicar a engenharia do cardápio para conquistar mais vendas.

11. Dashboards personalizados do seu negócio

Ainda pensando na agilidade do seu restaurante, seu sistema de gestão precisa contar com ferramentas de visualização rápida.

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12. Custo-benefício da solução e variedade de planos

Um dos maiores erros dos empreendedores é começar seu negócio com uma estrutura mais complexa do que precisam e com isso acabar dispensando dinheiro que poderia ser melhor investido em outra área.

Preços e funcionalidades do sistema para restaurante KCMS

Então dedique tempo a encontrar um sistema com um preço justo e com flexibilidade de planos para que você possa contratar novas soluções à medida em que o negócio cresce.

ATENÇÃO: lembre-se sempre que o barato pode acabar saindo muito caro. Então CUIDADO com softwares que, apesar de baratos, não entregam metade das funções que você necessita.

13. Suporte disponível todos os dias

Por fim, antes de escolher um sistema para seu negócio, verifique se elas contam com serviço de suporte todos os dias.

Imagine a seguinte situação: são 20:00 horas, sexta-feira a noite, seu salão lotado, pelo menos 100 pessoas na casa e, de repente, você sabe que já vendeu pelo menos uma centena de pratos e nem consegue contar quantas cervejas. Mas nada aparece no computador. Quando você tenta ligar para a empresa, ninguém atende, ou pior, deixam você ouvindo uma música de espera que não acaba nunca.

Conseguiu sentir o drama? Por isso é indispensável verificar a disponibilidade do suporte e voltar ao passo número 1 para atestar que a empresa é confiável.

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Com tudo isso, é praticamente impossível que você escolha mal o software da sua empresa. Mas para ter certeza que você escolheu bem, clique agora neste link, preencha o formulário, fale com um especialista em sistema para restaurante e veja como informatizar seu estabelecimento em menos de 48 horas.

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