A transformação que está ocorrendo no Food Service e porque você não pode ficar de fora

O que está acontecendo atualmente com a área de vendas de alimentos prontos? Você está por dentro da transformação no food service?
Transformação no food service

A transformação que está acontecendo no food service precisa ser acompanhada pelo máximo de pessoas possíveis, incluindo você. Isso não se trata, somente, de um novo modelo de negócio ou de uma tendência para você investir. Trata-se diretamente do tempo de vida do seu restaurante, bar ou lanchonete. Hoje, a KCMS convida você para uma reflexão muito importante sobre o tema. Vamos juntos?

Imagine, por exemplo, que você comece a sentir uma leve diminuição nos pedidos do seu restaurante. Você pode pensar, contudo, que se trata de algo relacionado à economia ou a algum comportamento pontual do seu consumidor. Por isso, você não faz nada. O tempo passa e o fluxo vai caindo cada vez mais. Até chegar um dia sem que você feche a semana com pouquíssima venda! Já imaginou? 

Neste momento, você decide ir atrás do que está acontecendo e descobre que ocorreu uma revolução no food service, portanto. E o pior: você ficou de fora. 

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Portanto, se você está lendo este artigo da KCMS, fique tranquilo. Você não precisará passar por isso para entender a transformação que está acontecendo, hoje, no ramo de alimentação não só do Brasil, mas do mundo inteiro. 

Fique por dentro da transformação do food service
Fique por dentro da transformação do food service

A transformação no Food Service já começou

Tudo começou com o “boom” dos aplicativos. Não necessariamente os ligados aos pedidos de comida e supermercado, mas streamings de filmes e séries e outros passatempos. Portanto, não demorou para que esta novidade chegasse aos restaurantes. E com isso, você já sabe, surgiram os gigantes do mercado iFood, Uber Eats, James Delivery, 99 Food, etc. 

Isso é a vida online interferindo (positivamente) na vida real. A verdade, portanto, é que esta explosão de aplicativos facilitou a vida das pessoas. E quem não gosta de facilidade?

Porém, em 2020, algo que não estava no radar de ninguém aconteceu: uma pandemia global. Este acontecido, por exemplo, que trouxe isolamento social por diversos meses, colocou uma enorme lente de aumento nesta transformação. 

As consequências da pandemia acabaram por identificar espaços e defasagens no food service. Isso foi o ponto de partida para que restaurantes, padarias, lanchonetes e até bares se transformassem em serviços online. A verdade é que quem não migrou para o digital, dificilmente conseguiu passar pela pandemia. 

A transformação em números 

Pesquisas realizadas pelo site E-Commerce Brasil e Opinion Box mostraram que houve mudanças profundas – e com poucas possibilidades de retorno ao que eram – na vida alimentar da população brasileira. Veja:

  • O Brasil teve aumento de 50% nos gastos com comidas;
  • 33% passaram a cozinhar mais em casa;
  • 26% passaram a pedir mais delivery;
  • 25% das pessoas começaram a comprar comidas e alimentos em supermercados de forma online.

Outros dados extremamente importantes para os gestores, são:

  • 53% dos entrevistados passaram a utilizar mais a internet após a pandemia; 
  • 60% estão passando mais tempo nas redes sociais;
  • Canais ligados à alimentação (como o canal do MasterChef, no Youtube) teve aumento de 51% nas visualizações;
  • Novos canais de culinária, alimentação saudável e dicas de comidas fáceis surgem diariamente no Instagram, YouTube e TikTok. 

O que isso significa na transformação do food service?

Caso você ainda não tenha compreendido, a KCMS vai ajudar você: estamos vivendo uma transformação profunda não só na forma como consumimos os alimentos, mas na relação de consumo que temos com os restaurantes, lanchonetes, bares e padarias. Trata-se de uma conexão emocional. 

Em um mundo tão digital e naturalmente “frio”, quanto mais você conseguir entender o seu consumidor, gerar conteúdos que o façam entender mais sobre você, seus ideais, suas histórias. 

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Os números que inserimos acima mostram que os consumidores estão cada dia mais ligados em algumas informações sobre o seu estabelecimento, como:

  • Forma de preparo dos alimentos;
  • Ingredientes utilizados; 
  • Missão e valores da empresa.

Lembre-se: a história daquele restaurante que só funciona no salão, sem grandes opções e flexibilidades no cardápio, não existe mais. Não há mais espaço para negócios como este no presente e no futuro. Por exemplo: os jovens de hoje serão os adultos de amanhã. Isso significa que iremos viver num mundo digital e tecnológico cada vez maior.

O que eu preciso fazer para não ficar de fora da transformação no food service?

Para você não ficar de fora desta transformação, você precisa entrar de cabeça e usar todos os recursos tecnológicos ao seu favor. Veja algumas ações que você pode oferecer aos seus clientes:

  • Serviço de delivery é o básico neste momento; 
  • Uma página abastecida periodicamente nas redes sociais (principalmente no Instagram e no Tik Tok, mostrando bastidores da empresa, como é feita a produção dos alimentos e os pratos prontos); 
  • Vídeos com um representante da empresa que se comunique com o público-alvo, contando, por exemplo, curiosidades e mostrando bastidores;
  • Um cardápio bem moderno, contando, contudo, com fotos, textos e informações nutricionais dos alimentos;
  • Que tal montar um guia de alimentação com base nos seus pratos e oferecer, por exemplo, como “brinde” ao seu cliente? Neste material pode conter combinações de pratos, balanceamento entre opções mais saudáveis e junkfood, etc;
  • Pense em pessoas que são intolerantes à lactose, farinha e não se esqueça dos vegetarianos e veganos, por exemplo. (Atenção: não é preciso, contudo, fazer um novo cardápio com diversas opções. Basta incluir que há opção sem farinha branca, leite ou derivados de animais). 

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Fazendo todas ou ao menos algumas ações citadas acima, seu restaurante nunca cairá no esquecimento ou ficará obsoleto aos seus clientes. 

Dica de ouro: use a inteligência artificial ao seu favor!

Como você já sabe, contudo, a KCMS é referência nacional quando o assunto é softwares para restaurantes. Portanto, além de conseguirmos ajudar você com todos os itens acima (inclusive com um app de delivery gratuito, o Pedemais), temos as melhores opções para o tamanho do seu restaurante. 

Nossos sistemas, por exemplo, contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, você conseguir visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor? 

O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!

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