Skip to content

10 dicas sobre cultura da inovação para implantar na sua empresa

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 12 de maio de 2020
Modificado em 11 de maio de 2020
Cultura da inovação

Empresas inovadoras não são, necessariamente, aquelas gigantes tecnológicas do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O seu negócio de pequeno e médio porte pode ter cultura da inovação e obter sucesso com isso! Afinal, como instalá-la em nas organizações? Aqui você confere 10 dicas sobre cultura da inovação para implantar na sua empresa.

A cultura da inovação é o ambiente de trabalho cultivado para que os colaboradores acreditem que oportunidades de inovação não vem apenas das lideranças e, inclusive, podem ser propostas por qualquer pessoa. É característica de mercados com mudanças rápidas, onde manter “mais do mesmo” é insuficiente para competir, tornando as inovações essenciais para o sucesso.

Cultura da inovação

O mercado do food service tem passado por grandes mudanças ultimamente. Bares fechados, milhares de demissões, restaurantes, lanchonetes e pizzarias tentando sobreviver com as vendas por delivery e retirada. Isso sem contar com a concorrência e a constante necessidade de melhorar o cardápio para oferecer opções para os diferentes gostos.

Então, como desenvolver uma cultura da inovação?

1 – Incentive a postura

Primeiramente, é preciso sensibilizar e motivar todos os colaboradores para atingir o resultado inovador. Eles precisam estar confortáveis para explorar as iniciativas sem medo de errar, porque é natural que ocorram erros.

O ideal é reforçar que inovar envolve errar e aprender continuamente. Além disso, não tentar nada inovador é o maior risco que uma empresa pode correr.

2 – Contrate pessoas diferentes

Valorize os profissionais que estejam alinhados aos valores da empresa, porém, que não necessariamente pensem igual. Equipes com perspectivas e capacidades diferentes costumam criar um ambiente inovador para resolução de problemas. Além do mais, são os líderes que impulsionam essa inovação por meio de seus colaboradores.

3 – Questione o que está faltando

A sensação de insatisfação de forma moderada é importante para não ser pego de surpresa por uma inovação do concorrente. Incentive seus colaboradores a analisarem o que está faltando e onde está o erro, assim eles apresentam as soluções.

4 – Seja o exemplo da cultura da inovação

O dono de uma empresa precisa ser aberto e acessível a todas as ideias, isso incentiva os colaboradores a compartilhar os insights. Crie espaços dentro das reuniões para discutir a inovação. Contudo, não tolere deboches das ideias dos colaboradores.

Na KCMS nós fazemos reuniões semanais com todos os colaboradores para apresentar resultados e propor novas soluções para problemas reais. Isso gera um ambiente de confiança entre todos.

5 – Tenha um processo

Um processo que todos entendam facilita a geração de novas ideias. Os funcionários se sentirão encorajados, se souberem que as propostas serão consideradas. Pensar fora da caixa significa oferecer um espaço propício para o debate de ideias. Esse cronograma pode ser definido durante as reuniões, por exemplo.

6 – Controle os resultados

As empresas com cultura de inovação devem medir os resultados com dados sobre o valor comercial das propostas, quão sustentável é, quais novas ideias foram apresentadas e quantas realmente foram executadas.

7 – Cuidado com as falhas

As falhas acontecem quando os colaboradores não fazem perguntas suficientes, quando se julga logo que determinada ideia não é viável ou ainda quando os planos são considerados muito caros. Mas isso não significa que o erro seja ruim, pois ele faz parte do processo de inovação, desde que se aprenda com ele e sejam construídas novas propostas.

8 – Não confunda cultura da inovação com falta de resultados

A cultura de inovação não é o mesmo que negligenciar resultados. A liberdade para pensar e questionar faz parte do processo, mas é preciso cobrar as entregas para a empresa. Investir em inovação é incerto em partes, mas gastar dinheiro sem objetivos é um erro gravíssimo.

9 – Reconheça as colaborações

Saiba reconhecer as colaborações inovadoras, principalmente depois da ideia ser transformada em algo concreto para a empresa. Certamente, essa ideia levará algum retorno financeiro para a empresa. Por isso, não se esqueça de valorizar quem tornou isso possível, até porque essa atitude motiva os outros funcionários também.

10 – Cultura da inovação em um caso de sucesso

Pede+

O Pede+ nasceu das ideias inovadoras que o time da KCMS está sempre propondo. É um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar as empresas de food service venderem seus produtos durante a quarentena.

Basicamente, a ideia já estava no papel antes da pandemia do novo coronavírus, mas quando a quarentena começou a KCMS teve que agir rapidamente para entregar a solução. Menos de duas semanas depois, mais de mil empresas do Brasil já estavam usando o sistema.

Além disso, continuamente os colaboradores estão propondo melhorias para o aplicativo, a fim de deixá-lo cada vez mais completo para os usuários. Cadastre-se no Pede+ agora mesmo!

Por fim, implementar uma cultura de inovação em seu negócio faz com que a empresa tenha credibilidade com os clientes, ou seja, gera rentabilidade também. E o mais importante: você terá os colaboradores motivados e dedicados para contribuir com o sucesso do seu negócio!

Então, está pronto para aproveitar as ideias inovadoras dos seus funcionários? 

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar no seu negócio? Fale com um especialista!

Ana Beatriz Serafim

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.