10 dicas sobre cultura da inovação para implantar na sua empresa

Cultura da inovação

Empresas inovadoras não são, necessariamente, aquelas gigantes tecnológicas do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O seu negócio de pequeno e médio porte pode ter cultura da inovação e obter sucesso com isso! Afinal, como instalá-la em nas organizações? Aqui você confere 10 dicas sobre cultura da inovação para implantar na sua empresa.

A cultura da inovação é o ambiente de trabalho cultivado para que os colaboradores acreditem que oportunidades de inovação não vem apenas das lideranças e, inclusive, podem ser propostas por qualquer pessoa. É característica de mercados com mudanças rápidas, onde manter “mais do mesmo” é insuficiente para competir, tornando as inovações essenciais para o sucesso.

Cultura da inovação

O mercado do food service tem passado por grandes mudanças ultimamente. Bares fechados, milhares de demissões, restaurantes, lanchonetes e pizzarias tentando sobreviver com as vendas por delivery e retirada. Isso sem contar com a concorrência e a constante necessidade de melhorar o cardápio para oferecer opções para os diferentes gostos.

Então, como desenvolver uma cultura da inovação?

1 – Incentive a postura

Primeiramente, é preciso sensibilizar e motivar todos os colaboradores para atingir o resultado inovador. Eles precisam estar confortáveis para explorar as iniciativas sem medo de errar, porque é natural que ocorram erros.

O ideal é reforçar que inovar envolve errar e aprender continuamente. Além disso, não tentar nada inovador é o maior risco que uma empresa pode correr.

2 – Contrate pessoas diferentes

Valorize os profissionais que estejam alinhados aos valores da empresa, porém, que não necessariamente pensem igual. Equipes com perspectivas e capacidades diferentes costumam criar um ambiente inovador para resolução de problemas. Além do mais, são os líderes que impulsionam essa inovação por meio de seus colaboradores.

3 – Questione o que está faltando

A sensação de insatisfação de forma moderada é importante para não ser pego de surpresa por uma inovação do concorrente. Incentive seus colaboradores a analisarem o que está faltando e onde está o erro, assim eles apresentam as soluções.

4 – Seja o exemplo da cultura da inovação

O dono de uma empresa precisa ser aberto e acessível a todas as ideias, isso incentiva os colaboradores a compartilhar os insights. Crie espaços dentro das reuniões para discutir a inovação. Contudo, não tolere deboches das ideias dos colaboradores.

Na KCMS nós fazemos reuniões semanais com todos os colaboradores para apresentar resultados e propor novas soluções para problemas reais. Isso gera um ambiente de confiança entre todos.

5 – Tenha um processo

Um processo que todos entendam facilita a geração de novas ideias. Os funcionários se sentirão encorajados, se souberem que as propostas serão consideradas. Pensar fora da caixa significa oferecer um espaço propício para o debate de ideias. Esse cronograma pode ser definido durante as reuniões, por exemplo.

6 – Controle os resultados

As empresas com cultura de inovação devem medir os resultados com dados sobre o valor comercial das propostas, quão sustentável é, quais novas ideias foram apresentadas e quantas realmente foram executadas.

7 – Cuidado com as falhas

As falhas acontecem quando os colaboradores não fazem perguntas suficientes, quando se julga logo que determinada ideia não é viável ou ainda quando os planos são considerados muito caros. Mas isso não significa que o erro seja ruim, pois ele faz parte do processo de inovação, desde que se aprenda com ele e sejam construídas novas propostas.

8 – Não confunda cultura da inovação com falta de resultados

A cultura de inovação não é o mesmo que negligenciar resultados. A liberdade para pensar e questionar faz parte do processo, mas é preciso cobrar as entregas para a empresa. Investir em inovação é incerto em partes, mas gastar dinheiro sem objetivos é um erro gravíssimo.

9 – Reconheça as colaborações

Saiba reconhecer as colaborações inovadoras, principalmente depois da ideia ser transformada em algo concreto para a empresa. Certamente, essa ideia levará algum retorno financeiro para a empresa. Por isso, não se esqueça de valorizar quem tornou isso possível, até porque essa atitude motiva os outros funcionários também.

10 – Cultura da inovação em um caso de sucesso

Pede+

O Pede+ nasceu das ideias inovadoras que o time da KCMS está sempre propondo. É um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar as empresas de food service venderem seus produtos durante a quarentena.

Basicamente, a ideia já estava no papel antes da pandemia do novo coronavírus, mas quando a quarentena começou a KCMS teve que agir rapidamente para entregar a solução. Menos de duas semanas depois, mais de mil empresas do Brasil já estavam usando o sistema.

Além disso, continuamente os colaboradores estão propondo melhorias para o aplicativo, a fim de deixá-lo cada vez mais completo para os usuários. Cadastre-se no Pede+ agora mesmo!

Por fim, implementar uma cultura de inovação em seu negócio faz com que a empresa tenha credibilidade com os clientes, ou seja, gera rentabilidade também. E o mais importante: você terá os colaboradores motivados e dedicados para contribuir com o sucesso do seu negócio!

Então, está pronto para aproveitar as ideias inovadoras dos seus funcionários? 

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar no seu negócio? Fale com um especialista!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!