Skip to content

Descubra como criar uma cultura de inovação no seu negócio

Por Kerler
Publicado em 27 de março de 2019
Modificado em 22 de junho de 2019
Como criar uma cultura de inovação

Inovar é essencial para as empresas que desejam manterem-se competitivas no mercado. Mas muitas empresas ainda não compreendem a importância de uma cultura de inovação nem sabem como aplicá-la. Com isso, perdem a oportunidade de alavancar os seus negócios.

Quer saber mais sobre o assunto e tornar a inovação um hábito em sua empresa? Neste artigo explicaremos para você esse conceito. Além de apresentar algumas dicas de como criar uma cultura de inovação em seu negócio. Confira!

O que é cultura de inovação e por que ela é importante paras as empresas?

Antes de tudo, você sabe o que é cultura organizacional? Ela está relacionada às normas e valores de uma empresa, que moldam o comportamento dos colaboradores, de modo a atingir os objetivos organizacionais. Sendo assim, uma cultura de inovação é o tipo de cultura caracterizada por comportamentos inovadores. Para que ela seja promovida por toda equipe, deve ser um dos valores propagados pela empresa.

Você ainda deve estar se perguntando: por que minha empresa deve adotar uma cultura de inovação? O foco na inovação produz resultados que atendem às expectativas e necessidades de um negócio, gerando um bom retorno financeiro.

Isso é possível por meio de melhorias que podem ser realizadas em produtos ou serviços oferecidos aos clientes. Você também pode inovar nos processos internos para otimizar as tarefas de sua equipe. É possível, ainda, por meio de uma cultura de inovação, introduzir um produto ou serviço no mercado. Ou quem sabe, promover um ambiente de trabalho saudável e desafiador.

Com esses diferenciais, você conquista mais clientes, melhora as suas vendas e retém talentos em sua empresa. Agora vamos descobrir como criar uma cultura de inovação em seu negócio. Confira!

Como criar uma cultura de inovação no meu negócio?

Aposte em capacitação

Apostar em treinamentos é essencial para que a equipe desenvolva sua capacidade criativa e um comportamento orientado à descobertas. É por meio dos colaboradores que a inovação se tornará um hábito.

Recompense as boas ideias

A empresa também pode estimular os colaboradores a contribuir com ideias por meio de recompensas, como cursos, presentes, folgas e viagens. Isso pode gerar motivação, o que aumenta a produtividade da equipe.

Invista em tecnologia

Aproveite a tecnologia para inovar. Ela veio para contribuir com a melhoria dos processos e ajudar a empresa a acompanhar as tendências. Podem ser utilizados softwares de gestão, treinamentos EAD e assistentes virtuais nas redes e mídias sociais.

Lidere pelo exemplo

Nem sempre é fácil mudar, por isso os gestores têm que estar empenhados na adoção de uma cultura de inovação. Essa mudança deve começar por eles. Para tanto, oriente os gestores para que eles possam trabalhar a inovação entre os colaboradores.

Viu como adotar uma cultura de inovação é importante para o seu negócio? Portanto, invista nesse conceito e aproveite as nossas dicas agora mesmo. Mantenha a sua empresa competitiva no mercado!

Agora que você já sabe que a tecnologia é um dos elementos essenciais para criar uma cultura de inovação, veja quais são as principais tendências tecnológicas que seu restaurante precisa conhecer. Basta preencher o formulário para ter acesso ao nosso e-book.

5 TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Kerler

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.