Os benefícios de implantar um software em seu negócio

Benefícios de um software

Se você é dono de um restaurante, lanchonete, pizzaria, food truck, cafeteria, bar, pub ou até mesmo de um quiosque, entende que cuidar da administração exige o cumprimento de diversas tarefas ao mesmo tempo. Contudo, já existem alternativas capazes de melhorar o gerenciamento. Uma delas é uma ação muito simples: implantar um software em seu negócio.

Os softwares entraram nos estabelecimentos de Foodservice com o objetivo de facilitar a rotina e obter lucros cada vez maiores. Um bom sistema consegue se adaptar a diferentes formatos de negócio. No entanto, acontece que um restaurante maior pode precisar de uma funcionalidade que um de médio ou pequeno não demanda.

Sem a tecnologia, uma empresa está sujeita a escolher entre produtividade ou qualidade, sendo impossível finalizar todas as demandas com eficiência. Por outro lado, quando existe um sistema de gestão, fica mais fácil e ágil gerenciar as operações. 

Quer descobrir por que implantar um software é uma grande iniciativa para os negócios?

Assista ao vídeo abaixo e entenda por que você deve implementar um software de gestão na sua empresa. A seguir, confira os principais benefícios de implantar um software de gestão!

Investimento a longo prazo

Implantar um software é investimento a longo prazo
Investimento a longo prazo

Para gerenciar seu negócio, serão necessários novos gastos constantes, considerando todas as necessidades que surgirão pelo caminho. Geralmente, quando unificamos todas essas despesas e obtemos retornos positivos, é comum dizermos que realizamos um bom investimento. 

Dessa forma, implantar um software não é um custo, mas sim um investimento. Um sistema de gestão pode trazer resultados satisfatórios a longo prazo, beneficiando toda a empresa.

Implantar um software ajuda na redução de custos

Redução de custos
Redução de custos

Todo mundo já ouviu dizer que tempo é dinheiro, certo? No mundo empresarial, podemos dizer que o ditado faz ainda mais sentido. 

Pense em todas as horas gastas pela equipe corrigindo falhas e refazendo, de forma analógica, tarefas que poderiam ter sido resolvidas de primeira. Esse tempo representa custo. Em vez disso, o seu time poderia desempenhar processos que elevem o potencial competitivo do seu estabelecimento.

Além disso, em tempos de crise, reduzir despesas tornou-se prioridade para muitos empresários. Isso mostra que, quanto mais um negócio cresce, mais custos ele oferece, e nem sempre tais gastos são administrados da melhor forma. 

Por outro lado, com a implantação de um software será possível reduzir esforços humanos. Mesmo com esforços reduzidos é possível fazer melhor controle do orçamento da empresa. E também há a facilidade em centralizar informações e apontar, com maior precisão, as fontes de gastos que podem ser descartadas. 

Em muitos casos, existe a possibilidade de deixar o quadro de colaboradores mais enxuto devido ao aumento de eficiência. 

Aumento de receita

Aumento de receita
Aumento de receita

O aumento de receita é um ponto onde todos gostariam de atuar, mas nem sempre é tão fácil. Um dos caminhos é trazer mais clientes, porém é uma estratégia cara. 

Aumentar o ticket do cliente que já está lá dentro é a medida mais barata para isso, mas como fazer?

Um exemplo no caso de um restaurante, cafeteria ou qualquer negócio de food service que atende na mesa é migrar para a automação no atendimento do garçom. Isso agiliza o pedido e a entrega, assim, a mesa gira mais vezes e aumenta a receita, de forma consequente.

Um software possibilita um monitoramento detalhado da lucratividade das vendas, em tempo real. Essa praticidade ainda permite que o gestor avalie o desempenho dos colaboradores e estude seu comportamento individualmente.

Implantar um software reduz o tempo de espera de atendimento

Redução do tempo de espera de atendimento
Redução do tempo de espera de atendimento

Seja por meio do cardápio digital ou sistemas de cadastros, um software é a solução ideal para reduzir o tempo do atendimento. Contudo, é um processo que precisa ganhar mais eficiência, em especial em negócios de alimentação. 

No caso de um cardápio digital, outras vantagens são incluídas: facilita o processo de escolha do cliente, contribui na atualização do cardápio e atende clientes estrangeiros, quando há opção de outros idiomas. Além de reduzir custos com materiais impressos, você encanta os seus consumidores através de fotos que estimulem ainda mais o desejo de consumo.

Nesse cenário, somente um software é capaz de oferecer agilidade nos registros e redução no período de espera. Consequentemente, agradará os clientes e contribuirá para o aumento dos lucros. 

A relação com o consumidor fica mais estreita porque o software guarda os dados. Com eles em mão, os colaboradores podem oferecer vantagens aos clientes com base em seu histórico de consumo e colocar ações de fidelização em prática.

Diminuição dos erros

Implantar um software ajuda na diminuição dos erros
Diminuição dos erros

Errar é humano, mas no mundo dos negócios cada falha pode ter um preço muito alto. Investir em um sistema de automação significa otimizar cada atividade, obtendo menos chances de erros e, assim, reduzindo de gastos ou retrabalho. 

Se falarmos de atendimento, pedidos podem ter erros minimizados onde a consequência é clientes mais satisfeitos, assim como, a redução de custos gerados por erros. 

Ganhar mais praticidade por meio das soluções tecnológicas traz uma relação custo-benefício importante para qualquer administração, sendo válido apostar todas as fichas na tecnologia. 

“Mas, como implantar um software de gestão para o meu negócio?”

Já está convencido que implantar um software no restaurante é a melhor alternativa para obter benefícios e otimizar os lucros? A escolha nunca deve ser feita por impulso. Primeiramente, é importante ter certeza de que a solução será efetiva para o negócio. Por isso, considere cinco questões principais antes de realizar a compra:

  • O software atende as necessidades do meu restaurante?
  • A interface do sistema é intuitiva?
  • Vou ter assistência técnica?
  • Existe um programa de capacitação?
  • Posso acessar as informações por uma plataforma on-line?

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