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Saiba como aumentar o ticket médio do seu restaurante

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 2 de setembro de 2020
Modificado em 2 de setembro de 2020
Como aumentar o ticket médio do seu restaurante

O ticket médio é uma importante métrica para todos os estabelecimentos comerciais. Para o food service, por exemplo, é determinante para detalhar e melhorar as estratégias de atendimento, vendas e promoções que vão ajudar na sustentabilidade do negócio. Saiba como aumentar o ticket médio do seu restaurante.

De maneira geral, o ticket médio apresenta o valor médio que cada cliente consome durante um período. Então, considere:

  • Um período (dia, semana ou mês);
  • Quantos clientes foram atendidos dentro desse período;
  • Qual o valor registrado em vendas dentro desse período.

Assim que tiver essas informações, divida o valor registrado em vendas pelo número de clientes atendidos. O número final dessa conta será o seu ticket médio no período analisado.

Desta forma, recomenda-se que o cálculo seja feito mensalmente, para conseguir comparar os valores e determinar o que precisa de reajuste. 

Agora saiba como aumentar o ticket médio do seu restaurante

Variedade nos produtos

Nem sempre a estratégia é oferecer mais produtos, mas às vezes pode ser apenas oferecer mais combinações. 

Por exemplo, você tem uma hamburgueria e oferece porções de batata frita e anéis de cebola. Ofereça esses acompanhamentos (em porção menor) diretamente em um combo com o hambúrguer por um preço agradável.

Contudo, caso você opte por oferecer produtos que ainda não são vendidos, faça o cálculo de custo e retorno desejado para saber se valerá a pena.

Promoções 

Quem não ama uma boa promoção? Mas, lembre-se de que é preciso ter uma margem de lucro para realizar promoções eficientes. 

Você pode implantar uma fixa, como:

  • A partir de X reais em compras, ganhe Y por cento de desconto;
  • Compre 2, pague 1;
  • Descontos e brindes para aniversariantes.

Ou pode ainda fazer promoções sazonais, como:

  • Descontos para dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e outras datas comemorativas;
  • Descontos especiais para dias com menor movimento;
  • No mês tal, traga um amigo e ganhe X de desconto.

O objetivo das promoções sempre será estimular que os clientes consumam um valor maior em produtos nos dias que você quiser aumentar as vendas.

Fidelize o seu consumidor

Melhorar a satisfação do seu cliente é muito importante para que ele continue comprando de você. Para isso, tenha informações para identificar quem são eles, o que compram regularmente e quais os períodos em que mais consome. Assim, será possível fazer promoções baseadas no perfil de consumo.

O conhecido cartão fidelidade é muito útil para que o consumidor volte a comprar no seu restaurante e até experimente mais produtos, aumentando o ticket médio. A partir dele, as pessoas vão querer preencher as cartelas e garantir o brinde disponibilizado após a quantidade X de compras.

Analisando o ticket médio

É tudo uma questão de contas! É possível que o ticket médio da segunda-feira tenha um resultado mais baixo, comparado ao do final da semana. Por isso, você pode fazer uma promoção exclusiva para este dia da semana para impulsionar as vendas.

Ou ainda analise quais produtos contribuem mais com os resultados financeiros e promova-o nas redes sociais do restaurante.

Concluindo, o aumento do ticket médio é uma meta para todos os estabelecimentos de foodservice, afinal, ele indica se os clientes estão consumindo mais. E é isso que todos querem, não é mesmo?

Sistema KCMS

O sistema em nuvem da KCMS traz todos os indicadores do seu foodservice, inclusive o ticket médio.
O sistema em nuvem da KCMS traz todos os indicadores do seu foodservice, inclusive o ticket médio.

O sistema em nuvem da KCMS traz todos os indicadores do seu foodservice, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.

Há também uma inteligência artificial que aprende com os dados e ajuda na gestão do seu negócio, onde você pode visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.

A KCMS também tem o lançamento recente do Pedemais Menu, o cardápio virtual do futuro! Basta o cliente sentar à mesa e ler um código QR pelo próprio smartphone. A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o seu pedido, que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Além disso, o delivery do Pedemais continua livre de cobrança de custos e taxas. Ative agora mesmo esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil.

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

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Ana Beatriz Serafim

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

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