Como escolher fornecedores para o restaurante: confira estas dicas

Você sabe como escolher fornecedores para restaurante? Pode parecer uma tarefa difícil, mas ela é crucial para garantir a qualidade do serviço prestado ao cliente e, ao mesmo tempo, gerar mais lucros para o seu negócio. Contudo, com algumas dicas você será capaz de fazer a escolha certa.

Quer saber quais são elas? Então, acompanhe este post e confira os principais pontos que devem analisados na hora de escolher uma empresa parceira. Acompanhe!

Avalie as referências e a experiência do fornecedor

Um dos erros mais comuns na hora de escolher um fornecedor para o restaurante é ignorar o histórico dele. Pois, se uma empresa não é bem-vista no mercado, significa que há razões para isso. Então, não se baseie apenas em uma opinião.

Portanto, entre em contato com vários clientes atuais e antigos da empresa fornecedora para pedir recomendações. Também, avalie se ela está de acordo com as normas de segurança alimentar para garantir a qualidade do serviço prestado ao seu cliente.

Escolha o fornecedor de acordo com a localização

Se um fornecedor estiver muito distante, isso implicará em custos elevados com o frete. Dessa forma, um fornecedor que tem um preço de mercado atrativo, pode ser desvantajoso quando você considera todos os custos envolvidos com o processo.

Outro ponto importante refere-se à qualidade dos alimentos. Ou seja, as matérias-primas devem estar sempre frescas para o uso. Por isso, na hora de escolher o seu fornecedor não avalie apenas o preço da mercadoria. Também fique atento à qualidade dos insumos e o frete.

Verifique se o fornecedor é pontual

Um problema que pode trazer muita dor de cabeça é em relação à entrega dos produtos. Por isso, é importante verificar a pontualidade do fornecedor. Então, verifique quando os pedidos devem ser feitos e em quanto tempo são entregues.

O ideal é estabelecer uma relação de parceria com os fornecedores. Pois, quando houver a necessidade de realizar um pedido extra em função da alta demanda, o fornecedor estará disposto a fazer a entrega. Sempre tenha vários fornecedores para um mesmo produto. Assim, você garante que a mercadoria esteja sempre disponível.

Sempre que possível visite as empresas parceiras

Quer saber se o seu fornecedor realmente está em conformidade legal, se é responsável social e ambientalmente? Então, faça visitas periódicas e confira de perto as instalações, os processos, a política e cultura da empresa.

Aproveite para certificar-se da qualidade das matérias-primas que são entregues no seu restaurante e se estão de acordo com o preço pago por você. Então, visite os fornecedores nas indústrias, lavouras e fazendas sempre que possível.

Avalie o custo-benefício do negócio

Toda empresa sempre busca obter lucros, mas o preço dos produtos não deve ser o principal fator avaliado na hora de escolher um fornecedor. Você também deve analisar a qualidade da matéria-prima, a capacidade de entrega, as formas de pagamento, bem como todos os custos envolvidos com a negociação.

Negocie todos esses detalhes antes de fechar um contrato e pague por um preço justo. Todos os fornecedores têm uma margem para negociar, então aproveite essa oportunidade para conseguir descontos e benefícios.

Contudo, lembre-se de que antes de contratar um bom fornecedor, você deve conhecer as necessidades de compras do seu restaurante. Também, faça um orçamento para investir em produtos mais lucrativos e organize a negociação em conjunto com o chef de cozinha ou cozinheiro.

Ter bons parceiros pode fazer a diferença em seu negócio, seja trazendo mais rentabilidade ou melhorando a experiência do cliente. Agora que você já sabe como escolher fornecedores para restaurante, não vai mais errar.

Se você ainda tem dúvidas ou deseja melhorar ainda mais o seu gerenciamento, então confira o guia completo de gestão de fornecedores.

Guia gestão de fornecedores

como-informatizar-o-seu-restaurante