Skip to content

Como manter saúde mental nas empresas em um momento de crise?

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 4 de junho de 2020
Modificado em 3 de junho de 2020
Saúde mental nas empresas

O sentimento geral de incerteza, pânico e estresse em relação ao futuro afeta empresários e funcionários, fazendo com que a saúde mental seja mais uma preocupação, além da saúde física e financeira.

A pandemia do novo coronavírus também é uma ameaça à saúde mental nas empresas. Por conta do vírus, os países se fecharam em isolamento social, o que afeta diretamente o bem-estar psicológico, levando as pessoas a um estado de solidão.

Um exemplo sobre essa preocupação é uma pesquisa da revista East Asian Arch Psychiatry, que revelou que a última epidemia de coronavírus deixou 42% dos sobreviventes com transtornos mentais. Lembrando que aconteceu entre 2002 e 2003 e causou quase 800 mortes pela Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave). 

No entanto, agora estamos lidando com uma pandemia que já passou de 5 milhões de casos no mundo e causou mais de 340 mil mortes (considerando dados da OMS de 26 de abril de 2020). Por isso essas proporções elevam a preocupação com a saúde mental.

Desafio dos empreendedores para encontrar saúde mental

Manter a empresa fechada, isolar os funcionários e continuar gerenciando o negócio é o estresse dos empreendedores. Isso tudo em um contexto de paralisação da economia.

São despesas se acumulando e receitas diminuindo. Então, como manter o equilíbrio para planejar em longo prazo, em nome da movimentação do mercado?

Em entrevista para a Forbes, a psicóloga clínica Kelly Vincent explicou que pandemias são acionadoras de medo, ansiedade e comportamentos impulsivos. As desordens mentais podem desencadear sintomas físicos como insônia, palpitação, problemas digestivos e fadiga. Por isso é importante cuidar da mente antes que a pessoa chegue a um quadro pior.

Pensando nisso, reunimos dicas de especialistas para te ajudar a cuidar da saúde mental:

Você não está sozinho

Mesmo que você se sinta sozinho neste momento de crise, entenda que todos estão em um cenário de pandemia e a cooperação entre empresários é essencial. Diversas campanhas nas redes sociais foram criadas para buscar apoio ao comércio local.

Ao compartilhar as dificuldades do momento com outros empresários, você pode encontrar soluções criativas para sustentar o seu negócio.

Evite excesso de notícias

Quando você tem acesso a um turbilhão de informações alarmantes e negativas, a mente pode entrar em pânico. É por isso que uma das recomendações da OMS, publicada no guia de saúde mental da Covid-19, é justamente evitar notícias que geram ansiedade e estresse.

Determine horários específicos para checar as notícias mais importantes do dia em fontes confiáveis. Até porque a promoção de fake news tem gerado confusão nas pessoas.

Mantenha uma rotina para a sua saúde mental

Seguir uma rotina organizada, mesmo que trabalhando em casa, é extremamente importante para cuidar da saúde mental. Portanto, mantenha horários de trabalho, de refeições, de contato com a família e um sono regulado. Além disso, você só intensifica a pressão se trabalhar por horas sem descanso.

Por fim, se você estiver apresentando sintomas psicológicos ou até físicos de exaustão mental, não hesite em buscar ajuda especializada com psicólogos.

Se preocupe com os seus funcionários

Preocupe-se com os funcionários

O seu time também precisa de apoio mental, porque eles entendem que tanto as empresas quando os trabalhadores estão passando por dificuldades financeiras. Por isso, não exagere nas cobranças por resultados. Segundo a CLT, toda empresa é obrigada a manter o ambiente de trabalho seguro e o bem-estar de todos.

Nosso compromisso é com você!

É preciso ter equilíbrio emocional para ter controle sobre o seu negócio. E a KCMS está com você neste momento de crise.

Nosso time desenvolveu o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, justamente para ajudar nas vendas do seu negócio. A principal vantagem dele é o estreitamento da relação com o cliente, além da de fácil divulgação nas redes sociais. Ative seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Ana Beatriz Serafim

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.