Como melhorar a experiência do cliente em bares e restaurantes

Nos dias de hoje muito se discute sobre o assunto, mas afinal o que vem a ser experiência do cliente? Entenda mais no post de hoje e confira algumas dicas!

Experiência do cliente, nada mais é do que a percepção que ele passa a ter da sua marca ou estabelecimento, sejam elas físicas ou emocionais. Nessas percepções estão incluídos o contato do cliente com qualquer parte ou elemento da organização, desde o website até o pós-venda.

A experiência do cliente pode ser utilizada tanto para fidelizar os clientes, quanto para atrair novos consumidores, e também como fortalecimento da marca.

Um bom atendimento, um ambiente agradável, a pessoalidade no tratamento, utilização de recursos tecnológicos, produtos de qualidade, entre outros, fazem com que o cliente se identifique cada vez mais com a marca. Uma gestão bem trabalhada desses conceitos permite que essas experiências fiquem memorizadas no cliente e passem a ser pessoais.

Veja algumas dicas de como melhorar a experiência do cliente em seu estabelecimento.

 

Conhecer o público

Converse com seu público, conheça suas necessidades, faça pesquisas de satisfação. Vá até as mesas, colha opinião e peça sugestões de melhoria. Interagir com o seu público é o fator chave para personalizar seu atendimento.

 

Ser acessível aos clientes

Esteja disponível para seu cliente. Inclua informações dos contatos no site da marca: telefone, e-mail, redes sociais.

Uma comunicação eficaz com o cliente permite que reclamações ou sugestões sejam feitas diretamente para a marca, e não na roda de amigos, ou redes sociais. E mostra a preocupação do estabelecimento em atender bem.

 

Comunicação pessoal

Hoje há inúmeras formas de se comunicar com o cliente. Independente do canal de comunicação escolhido é interessante falar com o seu público como se estivessem numa conversa, frente a frente.  Mantenha um tom de pessoalidade, pergunte como ele gosta de ser chamado.

Se for enviar um convite para algum evento que acontecerá no restaurante, por exemplo, direcione a comunicação para ele: esperamos você no evento de amanhã, sua presença é muito importante para nós.

 

É necessário ter uma experiência consistente em todos os canais

Conforme falamos, há muitas formas de se relacionar com o cliente: seja via telefone, mensagem via whatsapp, e-mails, rede sociais, entre outras. Mas para que esses recursos cumpram seu papel, é necessário que estejam em pleno funcionamento.

De nada adianta ter um site bacana, mas que não é atualizado com frequência, ou ainda manter uma página na rede social se o cliente não recebe retorno de alguma mensagem enviada há algum tempo. Agilidade e eficácia contam muito para o sucesso desse item.

 

Soluções também fazem parte do pacote

Tente facilitar a vida do seu cliente, torne isso um diferencial no seu estabelecimento. Tente saber suas necessidades. Mas como saber qual a necessidade do meu cliente? Pergunte, converse: Será que um serviço de entrega o ajudaria nas noites em que não gostaria de sair de casa?

 

Se antecipar aos problemas

Ao identificar um problema, entre em contato com o cliente e mostre sua preocupação em solucionar a questão. Além de manter uma boa percepção da marca, isso permite que você se mantenha no controle da situação.

Hoje em dia é muito comum que o cliente recorra a redes sociais para reclamar ou difamar uma marca. E agindo com antecipação ao problema, evitará esse tipo de desgaste.

 

Comunicação visual

Reforce a sua marca e torne a experiência do cliente marcante. Use recursos visuais para manter seu cliente informado: um cardápio atrativo, objetos personalizados, ambiente bem decorado e com acessibilidade, totens promocionais, entre tantas outras possibilidades. Mantenha se cliente informado e inteirado com o ambiente.

 

Inovação

Nem sempre boas ideias pedem grandes investimentos. As vezes uma forma diferenciada de tratar o cliente, uma recepção diferente que cause boa impressão logo na entrada, já te ajuda a se destacar entre a concorrência. Muitas vezes são ações simples que fazem com que seu cliente se sinta especial.

 

Simplificar

Que mensagem você quer passar para o seu cliente? Vá direto ao ponto. Um menu bem elaborado, com os pratos mais pedidos ou as promoções em destaque, agilidade no atendimento, na chegada dos pratos, pagamento da conta sem que ele tenha que se levantar da mesa, tudo isso fortalece de forma positiva a experiência do cliente. Parece bem óbvio, mas muitos lugares ainda pecam nesses quesitos.

 

Clientes Promotores

Transforme seus clientes em embaixadores da marca. Faça-os sentir parte da “turma” do seu restaurante. Divulgue fotos nas redes sociais, chame-o para eventos específicos. Cativar e tornar a experiência do cliente agradável é também a forma mais fácil de engajar novos consumidores.

O bom atendimento é a chave para tornar a experiência do cliente agradável e consequentemente, o transformar em um cliente fiel. Investir na gestão da experiência do cliente é o caminho mais curto para formar embaixadores da sua marca, que ajudarão na divulgação e fortalecimento do seu negócio, refletindo diretamente nos resultados financeiros.

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