Como preparar o seu restaurante para a abertura pós-covid

Como preparar o seu restaurante para a abertura pós-covid

Higiene sempre foi o ponto de atenção para quem trabalha no setor de food service. Mesmo com as operações focadas em delivery e retirada, você já sabe como preparar o seu restaurante para a abertura pós-covid? Desta forma, vai atrair consumidores com segurança.

É necessário redobrar os cuidados na operação de cozinha, salão e demais ambientes, além de evitar as relações entre as pessoas. Ainda deve estabelecer novas regras de convivência entre funcionários e clientes.

Veja como preparar o seu restaurante para a abertura pós-covid:

Instalações

Primeiramente, repense a capacidade de público do seu estabelecimento de food service, respeitando as recomendações de saúde do seu município. 

  • A separação mínima entre as cadeiras ocupadas deve ser de um metro ou de dois metros entre as mesas;
  • Marque um X nas mesas que não devem ser ocupadas para garantir a separação ou remova as mesas.

Com o fim de evitar aglomerações, realize o controle de entrada e saída dos clientes. Enquanto isso, estabeleça o distanciamento de um metro entre as pessoas nas filas.

Também promova o distanciamento para o pessoal da cozinha dividido em turnos. Para facilitar, faça marcações no chão com a distância.

Já é comum nos estabelecimentos, mas não esqueça de disponibilizar álcool em gel 70% para os clientes, na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento.

Higienização

Preparar o restaurante para a higienização

Certamente, reforce a higienização do piso e de superfícies de contato com detergente e sanitizantes adequados. Assim, mesas e cadeiras dos clientes devem ser higienizadas após cada refeição.

Além disso, as lixeiras devem ter tampa e pedal e também precisam ser mantidas higienizadas.

Os banheiros devem ser limpos de hora em hora a fim de que as saboneteiras dos lavatórios dos clientes e colaboradores sempre estejam abastecidos de sabonete líquido e os toalheiros com papel toalha descartável.

Não só reforce boas práticas na cozinha como também reserve um espaço especial para higienização prévia dos alimentos crus. 

Utilize produtos específicos ou use  água sanitária na proporção de 10 ml para 1 litro de água. No entanto, veja no rótulo se pode ser usada para alimentos. Deixe os alimentos na solução por 10 minutos e depois enxágue em água corrente.

Tente manter a ventilação natural do ambiente. Contudo, se o uso de ar-condicionado for necessário, limpe os filtros diariamente.

Pagamento

  • Organize a fila de pagamento respeitando a distância de um metro entre as pessoas. 
  • Dê preferência ao pagamento com cartões de crédito ou débito, ou por aproximação. 
  • Evite pagamentos em dinheiro, em razão do maior risco de contaminação. 
  • Cubra a máquina de cartão com filme plástico, assim facilita a higienização após o uso. 
  • Instale uma barreira de acrílico no caixa. 
  • Coloque um recipiente com álcool em gel 70% no caixa para clientes.

Orientações para os funcionários

Preparar os funcionários do restaurante

Uma vez que o uso de máscaras pelos colaboradores é um bom hábito, instrua os seus colaboradores sobre a correta utilização, realizando a troca a cada 4h ou sempre que for necessário.

Também incentive que o funcionários vistam uniforme somente no local de trabalho. Para isso, faça reuniões de alinhamento todos os dias e designe um colaborador para repassar as informações principais aos colegas. Além disso, equipamentos de proteção não devem ser compartilhados.

Desse modo, o colaborador deve ser afastado em caso de suspeita de que tenha contraído um problema de saúde. 

Acima de tudo, as pessoas devem ser o centro do seu cuidado. Cuide da saúde física e mental dos funcionários. Esteja próximo para dar confiança e segurança e lembre-se sempre que trabalho em equipe é fundamental. 

Comunique-se com os seus clientes

Não basta somente preparar o seu restaurante e adotar as medidas de segurança, pois os seus consumidores precisam saber o que a empresa está fazendo. Informe-os que o estabelecimento é comprometido com as boas práticas, para que eles se sintam seguros.

Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes no salão e nos banheiros. Da mesma maneira, coloque um cartaz alertando que clientes com sintomas não devem permanecer no local. Também faça a comunicação no site e nas redes sociais.

Sistemas para o futuro pós-covid

Os times da KCMS estão constantemente criando novas soluções para atender às necessidades do mercado. O lançamento mais recente é o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, justamente para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.

Esse aplicativo já tem mais de milhares empresas cadastradas no Brasil utilizando. Ative seu Pede+ agora mesmo!

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!