Skip to content

Descubra por que o delivery se fortaleceu nos últimos anos

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 28 de dezembro de 2020
Modificado em 21 de dezembro de 2020
KCMS separou alguns pontos que fizeram o delivery crescer no Brasil

É difícil encontrar uma pessoa, em 2020, que não tenha um aplicativo de delivery instalado no celular ou que nunca tenha pedido uma refeição por meio de um app. 

Queridinho dos brasileiros, os aplicativos de delivery cresceram exponencialmente nos últimos anos. Antes, o mercado ficava nas mãos de apenas três empresas. Hoje, poucos anos depois, são dezenas – e quiçá centenas – de apps rodando pelo Brasil. 

Mas o que fez este setor crescer tanto? O que impulsionou este novo comportamento de compra? A KCMS pesquisou, conversou com especialistas, analisou pesquisas e traz para você um resumo sobre o assunto. 

Você, como empreendedor da área do foodservice, precisa mais do que nunca entender os pontos abaixo. Vamos juntos? 

1) Maior presença digital

De acordo com uma pesquisa realizada pelo TI Inside, em dezembro de 2010 o Brasil tinha 72 milhões de usuários ativos na internet. Já no início de 2019, quase uma década depois, o número saltou para 126,9 milhões de pessoas conectadas. 

Não precisa nem falar que a crescente presença digital de internautas aqueceu dezenas de setores de tecnologia, inclusive o delivery, não é mesmo? Quem não utiliza a internet no século XXI como aliada do negócio, vive como uma pessoa que tem uma loja no deserto: está aberta, funcionando, mas ninguém a vê.

2) Facilidade ao pedir comida

Trânsito, vaga para estacionar, fila de espera para sentar-se em uma mesa, cansaço de um dia de trabalho e gastos considerados desnecessários (com gasolina e estacionamento) são apenas alguns dos complicadores de se sair de casa para um jantar, por exemplo. 

Ficar no conforto de casa, abrir o celular e em poucos cliques conseguir pedir a sua comida favorita – que será entregue em segurança no portão da sua casa – é uma vantagem e tanto, não é? Portanto, está aí outro motivo para o setor de delivery ter crescido tanto nos últimos anos. 

Crescimento delivery no Brasil
Crescimento delivery no Brasil

3) Cardápio variado

Você quer comer comida japonesa e seu amigo está com vontade de esfihas! O que vocês fazem, caso optassem por irem jantar presencialmente em um restaurante? Um dos dois teria que abrir mão do seu desejo. 

Já com os apps de delivery, isso não é necessário. Você pode pedir em um local e a sua companhia em outro, com outro tipo de comida, por exemplo. Além de um cardápio variado que atualmente conta com comida japonesa, árabe, italiana, mexicana e os fast foods.

4) Isolamento social por conta da pandemia

2020 tem sido um ano atípico, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus que pegou o mundo de surpresa. Em menos de 6 meses, todos os países do mundo precisaram criar medidas de isolamento social para diminuir o contágio da doença. Isso fez com que as pessoas ficassem em casa e, consequentemente, pedissem mais comida por app. 

5) Investimento na área de tecnologia e delivery

Os números de 2020 ainda não estão fechados, o crescimento de investimento em aplicativos de delivery cresceu 20% entre 2018 e 2019. O faturamento da área ficou em torno dos R$ 15 bilhões, por exemplo.

Para o ano de 2020 era previsto um investimento de R$ 18 bilhões neste setor, mas por conta da demanda, este valor pode ter sido ainda maior. 

6) Promoções, cupons, prêmios… 

Quem não gosta de comer bem e pagar pouco? Um atrativo cada vez mais dos apps de delivery é investir em promoções, prêmios e cupons. Isso atrai novos usuários e fideliza os clientes que já estão cadastrados. É comum perto dos horários das principais refeições (almoço e janta) o consumidor receber uma notificação no celular avisando que o mesmo ganhou um desconto de 10%, por exemplo. 

A importância do delivery!
A importância do delivery!

7) Rentabilidade do delivery

Menos gastos com manutenção do salão, menos despesas, mais agilidade e potencial de atender ainda mais clientes: só pela economia nestes pontos já valeria a pena investir em um app de delivery, mas a verdade é que os restaurantes conseguem lucrar muito mais pelo maior fluxo de vendas.

Acima de tudo, o estabelecimento fica em uma vitrine virtual, sendo visualizado por milhares de pessoas todas as horas do dia, é mais fácil de uma venda ser convertida do que se o único canal de venda fosse o ralação. 

8) Vários opções no mercado para os foodservice

Além dos grandes aplicativos de delivery (o Brasil conta com diversos, como iFood, Uber Eats e Rappi), empresas de software para foodservices têm investido cada vez mais neste segmento, por exemplo.

Uma das melhores opções do mercado é o app gratuito Pedemais, da KCMS. Os sistemas entregam tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento. Portanto, ainda mantendo lucratividade, até com possibilidade de previsão de vendas, por exemplo.

Delivery é fácil, intuitivo e usado por milhares de empresas no Brasil!

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com enorme presença no mercado brasileiro. Em 2020, por exemplo, em plena pandemia, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento, tudo para melhorar o resultado de empreendedores como você em um ano tão desafiador para todos.

Com um elevado grau de tecnologia, as soluções da KCMS, por exemplo, foram feitas pensando no empreendedor moderno, que pode acessar seus dados em qualquer lugar no mundo pela tela do celular. Contudo, oferecemos dados complexos de uma forma simplificada, economizando tempo e ajudando em uma tomada de decisão assertiva.

“A partir do momento que instalamos, portanto, tudo mudou da água para o vinho”, Airton Corrêa, proprietário do restaurante japonês Naomi, em Sorocaba, um dos maiores da cidade.

Fique ligado em tudo o que acontece no mundo do foodservice com a KCMS

A KCMS tem uma presença diária nas redes sociais, publicando pílulas de informação e tirando dúvidas de todos os empreendedores que estão presentes em nossas redes.

Siga a KCMS no Facebook e no Instagram. Para mais conteúdos educativos, acesse o nosso blog.

Ana Beatriz Serafim

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.