Como automatizar restaurantes pode trazer mais lucro, organização e fidelizar clientes

Veja dicas para automatizar restaurantes
Veja dicas para automatizar restaurantes

Saber como automatizar restaurantes tem se tornado peça fundamental para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, principalmente após a pandemia do novo coronavírus. As facilidades são impressionantes e aqueles que insistem em não prestar atenção na revolução tecnológica acabam estagnados. 

O fato é apenas um: as empresas que não se adaptam para incluir em seus processos as novas ferramentas tendem a ter mais dificuldade para enfrentar a concorrência do mercado, já que perdem agilidade, produtividade e, consequentemente, dinheiro.

A KCMS, contudo, resolveu condensar neste artigo de blog todas as informações para você não ficar para trás. Leia até o final e aprenda quais são as melhores ferramentas para modernizar o seu food service.

Dicas da KCMS para automatizar restaurantes

1. Invista em um software de gestão

É basicamente impossível automatizar um restaurante sem passar pela aquisição de sistemas de cadastro de clientes e funcionários, controle de fluxo de caixa, monitoramento de estoque, relacionamento com fornecedores e outras funcionalidades. As informações estratégicas podem, por exemplo, ser reunidas em um mesmo ambiente e compartilhadas facilmente com os colaboradores da empresa.

2. Atente-se às novidades do mercado

Para automatizar o seu restaurante, você deve observar atentamente quais tecnologias aplicar no seu negócio. Por isso, é interessante que você esteja atento às notícias, acompanhe seus concorrentes e acesse portais de notícias ligados ao food service. Estar com a mente fechada apenas para o seu negócio é algo extremamente perigoso, pois você acaba perdendo os pontos de comparação com outros estabelecimentos. 

3. Seja inovador no uso da tecnologia

Utilizar os recursos tecnológicos em diferentes áreas do restaurante é uma saída estratégica que facilita toda a cadeia de produção. Garçons, por exemplo, usam smartphones ou tablets para anotar pedidos e essas informações. Com esses recursos, contudo, os garçons não precisam sair correndo entre as mesas para anotar pedidos, levar as informações para a cozinha, buscar os pratos e servir os clientes. 

QR Code é uma das ferramentas para automatizar restaurantes
QR Code é uma das ferramentas para automatizar restaurantes

4. Aposte na automação 

A automação de um restaurante também deve passar pela cozinha. Por isso, não basta colocar um smartphone ou um tablet na mão de um garçom para que a informação chegue até esse local. É importante, por exemplo, disponibilizar impressoras ou displays de pedidos nas cozinhas. Assim, cada pedido feito é impresso e chega rapidamente às mãos dos cozinheiros.

5. Priorize o planejamento estratégico

Sistemas de automação ainda geram informações que podem ser usadas para o planejamento das estratégias de um restaurante. Como neles é possível criar um controle sobre as compras necessárias, contas a pagar, monitoramento do estoque, entre outras informações, fica muito mais simples montar cardápios, criar promoções, formatar programas de incentivo aos funcionários e, até mesmo, fazer o controle de ponto.

Veja algumas dicas!

Como muitos restaurantes e demais negócios de alimentos e bebidas ainda são familiares ou relativamente jovens, é comum que o empreendedor pense que informatizar seu restaurante é um gasto desnecessário. Além disso, já existem processos de anos e, muitas vezes, décadas.

É preciso ter em mente que, mesmo em um ambiente no qual se usa muita mão de obra braçal, como um restaurante, o uso inteligente da tecnologia pode trazer muitos benefícios, como: 

  • Maior agilidade: com o fim do uso de pedaços de papel, garçons e equipe de cozinha podem se organizar melhor. Além disso, sem a necessidade de ir o tempo todo à cozinha deixar as comandas, os garçons ficam mais livres para atender os clientes;
  • Estoque controlado: um controle de estoque digital facilita toda a sua dinâmica de compras, além de permitir, por exemplo, que você veja quais itens estão parados no estoque, cotações recentes, produtos próximos ao vencimento etc.;
  • Delivery mais organizado: se seu restaurante trabalha com serviço de entregas, um sistema informatizado vai agilizar o atendimento aos clientes, além de controlar os tempos de saída dos produtos e o tempo de entrega;
  • Armazenamento na nuvem: com uma ferramenta de armazenamento na nuvem, você poderá acessar os dados do seu restaurante, em tempo real, em qualquer lugar do mundo por um computador ou mesmo pelo seu celular.

Agora você já sabe: automatizar restaurantes pode trazer vantagens competitivas para seu negócio frente à concorrência, ajudando, por exemplo, você a eliminar custos e se antecipar às necessidades dos clientes.

Saiba escolher o melhor sistema para automatizar restaurantes!

Agora que você já entende a importância de automatizar restaurantes, fica a pergunta: como posso escolher a melhor solução para meu negócio? Para ajudar a responder essa pergunta, é preciso entender alguns pontos. Veja alguns, por exemplo:  

  • Perfil do restaurante;

  • Necessidades;

  • Custo benefício;

  • Suporte e manutenção;

  • Sistema de atendimento;

  • Tecnologia em nuvem;

  • Cardápio eletrônico;

  • Aplicativos de entrega.

Os softwares da KCMS suportam, por exemplo, todos os itens acima e, com certeza, são as melhores opções para o seu restaurante. O sistema em nuvem da KCMS apresenta todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. 

Nossos sistemas contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!

Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.

PRINCIPAIS DETALHES DE UM SOFTWARE

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!