Como ser um líder no seu restaurante e manter a equipe engajada?

Equipe engajada e ser um ótimo líder parece impossível para você? Para nós, não! A KCMS te dá dicas para isso. Vem com a gente!
Como ser um líder no seu restaurante e manter a equipe engajada

Manter a equipe engajada com um líder que sabe medir a temperatura das situações é extremamente importante para colaboradores que trabalham tão diretamente com o atendimento ao cliente, já que isso pode refletir na forma como ele é atendido. 

Não há nada pior para um empreendedor, que na maioria das vezes é o líder da equipe, do que chegar para trabalhar e encontrar uma equipe cabisbaixa, sem empenho e sem reação às mudanças que foram solicitadas anteriormente. Se você passa por isso, saiba que trata-se de uma situação extremamente preocupante. Até o fim deste artigo queremos te ajudar com a solução. 

Voltando ao fato de não conseguir manter a equipe engajada, isso pode trazer prejuízos maiores do que o financeiro, como perdas de clientes que antes eram fidelizados e grande dificuldade na prospecção de novos clientes.

Afinal, o que um líder deve fazer para manter a equipe engajada?

Sei que você pode estar esperando por uma resposta mirabolante, mas especialistas de gestão de equipe afirmam que um ato simples ajuda a manter a equipe engajada: ouça seu colaborador.

Marketing para restaurantes: 10 dicas para bombar nas redes sociais

Separe um dia do seu mês, por exemplo, e converse individualmente com cada colaborador. Questione se o ambiente de trabalho está agradável, se ele está satisfeito e quais são as sugestões de mudanças. Tudo deve ser anotado e analisado posteriormente pelo líder. Um colaborador sente-se útil quando é ouvido e, cá entre nós, eles têm muitas vezes uma visão que o líder não consegue ter por conta de sua posição. 

Uma equipe engajada rende muito mais para o seu foodservice!
Uma equipe engajada rende muito mais para o seu foodservice!

‘Mas que tipo de reconhecimento?’

Outra forma de manter a equipe engajada é o reconhecimento. Sei que quando esta palavra, “reconhecimento”, aparece, muitos empreendedores pensam em dinheiro. Pode até ser, mas às vezes o dinheiro não tem o mesmo valor do que o reconhecimento, no maior sentido literal da palavra.

É importante que um líder reconheça a importância dos colaboradores para a equipe. Um de cada vez, claro, para que cada um tenha o seu momento. O reconhecimento o fará se sentir importante. Caso a sua empresa esteja indo muito bem nos lucros, sugerimos um presente material e não um “bônus” ou “aumento no salário”. 

Especialistas em relacionamento com funcionários afirmam que o valor acrescido no salário pode se “confundir” com o montante total e ser empregado em atividades que não seriam tão marcantes ou importantes como um presente. 

Por exemplo, se você dá um bônus de R$ 200 para um colaborador, ele vai pagar um boleto, juntar ‘tudo no mesmo bolo’ e não terá o mesmo valor emocional para ele. Por isso especialistas aconselham a dar algo mais palpável ou investir em momentos, como presentear o colaborador com um jantar com a esposa, uma sessão de cinema… Tudo vai do que o colaborador gosta. 

Faça parte dos milhares de restaurantes que utilizam os sistemas da KCMS

Uma forma importante para a qualidade da sua equipe é o ambiente saudável de trabalho. Observe, contudo, como os funcionários se tratam, como eles tratam o ambiente de trabalho, como é o rendimento de cada um. Muitas vezes isso ajudará na retenção de talentos no seu espaço. 

Resumindo…

  • Converse periodicamente com a sua equipe;
  • Reconheça (de forma emocional ou, se possível, material) a sua equipe;
  • Observe como a sua equipe está lidando entre si e com o ambiente de trabalho;
  • Trabalhe de uma forma completa e intuitiva (veja abaixo).

Uma forma mais fácil de trabalhar…

Completo, intuitivo, fácil de operar, ótimo custo-benefício e com suporte: assim são os softwares da KCMS. Se você está buscando, portanto, soluções de softwares para o seu negócio, vem com a gente! 

Nosso time de especialistas entrega, por exemplo, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, contudo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!