Como otimizar os itens do estoque durante o fim de ano?

Uma boa organização do estoque é tão importante quanto um ótimo atendimento, ainda mais no fim do ano.
Controle do estoque no fim de ano é ainda mais necessário

Quem empreende na área da alimentação sabe que otimizar os itens do estoque é tão importante quanto ter um ótimo atendimento ou um bom planejamento, por exemplo. Um estoque organizado evita o excesso de produtos, possíveis vencimentos de alimentos e tantos outros contratempos que podem prejudicar o dia a dia do negócio.

Portanto, é no fim do ano que muitos negócios observam suas receitas crescerem e seus estoques terem uma rotatividade maior por conta dos recessos de empresas, compras de fim de ano e férias escolares. Quem não gosta de almoçar fora, não é mesmo?

Para que você foque toda a energia da sua equipe no ótimo atendimento e produção de alimentos de qualidade, tome os seguintes cuidados com o estoque neste fim de ano:

1)      Faça mudanças pontuais

Como dissemos, é comum que no fim de ano a demanda de clientes e pedidos aumentem, portanto, analise junto a sua equipe se é necessário fazer adaptações no estoque para facilitar a retirada de algum produto específico para, assim que precisar, seja reposto na linha de produção o quanto antes.

Contudo, defina uma data de início da mudança e, o mais importante, uma data para voltar como era antes. Por exemplo: estas mudanças permanecerão até o dia 10 de janeiro. Outra dica é apresentar a todos os funcionários onde estão cada item nesta nova disposição.

2)      Fique atento à refrigeração

É sabido que quanto mais as portas de um freezer ou geladeira se abrem e o ar quente entra, mais vai demorar para ela refrigerar novamente, por exemplo.

Portanto, avalie se há a necessidade de alugar ou investir em uma geladeira de pequeno porte que sirva como “step” entre o estoque e a linha de produção. Isso evitará que funcionários abram diversas vezes a mesma geladeira, podendo causar um superaquecimento e até descongelamento de alimentos.

Ter um bom planejamento de estoque pode ser um diferencial no seu negócio
Ter um bom planejamento de estoque pode ser um diferencial no seu negócio

3)      Tenha controle das datas de validade

Este tipo de controle é algo que os foodservices fazem com frequência durante todo o ano, porém, no fim do ano isso é ainda mais prescindível. 

Com o recesso, muitos fornecedores podem estar indisponíveis quando mais você mais precisar. Portanto, se tiver produtos próximos ao vencimento o ideal é encomendar mais produtos para você não ficar na mão no fim do ano.

4)      Relembre a sua equipe

Falar de um estoque bem organizado e sem nenhum tipo de problema é também falar de uma equipe bem treinada. Nós, da KCMS, sugerimos que antes do aumento de demanda típico do fim de ano você treine novamente a sua equipe para relembrar regras do estoque de alimentos.

Alinhe a comunicação interna, estabeleça funcionários responsáveis por fazer uma verificação diária e deixe todos cientes dos riscos que um estoque mal gerido pode causar.

5)      Organize promoções de fim de ano

Caso tenha comprado algum item em grandes quantidades, por exemplo, e precise de mais espaço no estoque, faça promoções. Isso trará um benefício para a sua empresa, que terá onde guardar novos produtos, e à sua clientela, que vai se fidelizar ao seu negócio pela oportunidade de pagar mais barato.

Muitos restaurantes, lanchonetes e quiosques, contudo, fazem promoção de fim de ano para aproveitar o grande fluxo de possíveis clientes circulando em shoppings, centros comerciais e avenidas das cidades. Não fique de fora. Una o útil ao agradável.

Lembrando que todas as dicas devem seguir o padrão de armazenamento da Vigilância Sanitária.

Um estoque organizado facilita o trabalho de todos os envolvidos no foodservice
Um estoque organizado facilita o trabalho de todos os envolvidos no foodservice

Dica extra: aposte em apps e sistemas que facilitem a venda

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com enorme presença no mercado brasileiro. Em 2020, por exemplo, em plena pandemia, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento. Tudo isso foi feito para melhorar o resultado de empreendedores como você em um ano tão desafiador para todos.

Com um elevado grau de tecnologia, as soluções da KCMS foram feitas pensando no empreendedor moderno. Portanto, vocês podem acessar seus dados em qualquer lugar no mundo pela tela do celular, por exemplo. Contudo, oferecemos dados complexos de uma forma simplificada, economizando tempo e ajudando em uma tomada de decisão assertiva.

“A partir do momento que instalamos, tudo mudou. Foi como da água para o vinho, por exemplo”, Airton Corrêa, proprietário do restaurante japonês Naomi, em Sorocaba, um dos maiores da cidade.

Treine a sua equipe para gerir o estoque neste fim de ano, combinado?
Treine a sua equipe para gerir o estoque neste fim de ano, combinado?

Fique ligado em tudo o que acontece no mundo do foodservice com a KCMS

A KCMS tem uma presença diária nas redes sociais. Por isso nós publicamos pílulas de informação e tirando dúvidas de todos os empreendedores que estão presentes em nossas redes. Não fique para trás, esteja sempre por dentro das novidades do mundo da alimentação.

Siga a KCMS no Facebook e no Instagram. Para mais conteúdos educativos, acesse o nosso blog.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!